Interacoes Medicamentosas em Unidade de Terapia Intensiva: Visao dos Enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dalliany Araújo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71472
Resumo: A interação medicamentosa (IM) é definida por respostas farmacológicas, onde os efeitos de um ou mais medicamentos são modificados pela administração simultânea ou anterior de outros fármacos. O estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre interações medicamentosas nas administrações de antibióticos em pacientes internados em terapia intensiva (UTI). Trata-se de um estudo com delineamento transversal realizado nas UTIs de um hospital público, localizado em Fortaleza-CE. Os dados foram coletados no período de janeiro a fevereiro de 2012 a partir de um questionário estruturado e organizado em uma planilha do programa Excel do Windowns XP Profissional. Os aspectos éticos e legais foram considerados. Os resultados apontaram para uma maioria do sexo feminino (93,3%); 64,4% possuíam menos de cinco anos de graduação; 89,9% sem especialização em UTI. Relacionado às respostas do questionário 57,8% afirmaram ter segurança no aprazamento mediante as interações medicamentosas, mas houve contradição com as repostas posteriores. Na opinião dos enfermeiros pesquisados quanto aos cuidados na administração dos fármacos para minimizar as interações medicamentosas na UTI foi colocada que deveria ser através de cursos e treinamentos, confecção de livrinho e tabelas fixadas no setor. Constataram-se as dúvidas, insegurança e falta de conhecimento sobre o assunto, apesar de ser o enfermeiro quem apraza e administra tal medicação. Palavras-chave: Enfermagem; Interações de Medicamentos; Unidade de Terapia Intensiva.
id UECE-0_47203c183eb7e5d1b75db9ec53eabb4d
oai_identifier_str oai:uece.br:71472
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Interacoes Medicamentosas em Unidade de Terapia Intensiva: Visao dos EnfermeirosEnfermagem em Centro de Terapia Intensiva Interacao de Medicamentos Unidade de Terapia Intensiva (UTI)A interação medicamentosa (IM) é definida por respostas farmacológicas, onde os efeitos de um ou mais medicamentos são modificados pela administração simultânea ou anterior de outros fármacos. O estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre interações medicamentosas nas administrações de antibióticos em pacientes internados em terapia intensiva (UTI). Trata-se de um estudo com delineamento transversal realizado nas UTIs de um hospital público, localizado em Fortaleza-CE. Os dados foram coletados no período de janeiro a fevereiro de 2012 a partir de um questionário estruturado e organizado em uma planilha do programa Excel do Windowns XP Profissional. Os aspectos éticos e legais foram considerados. Os resultados apontaram para uma maioria do sexo feminino (93,3%); 64,4% possuíam menos de cinco anos de graduação; 89,9% sem especialização em UTI. Relacionado às respostas do questionário 57,8% afirmaram ter segurança no aprazamento mediante as interações medicamentosas, mas houve contradição com as repostas posteriores. Na opinião dos enfermeiros pesquisados quanto aos cuidados na administração dos fármacos para minimizar as interações medicamentosas na UTI foi colocada que deveria ser através de cursos e treinamentos, confecção de livrinho e tabelas fixadas no setor. Constataram-se as dúvidas, insegurança e falta de conhecimento sobre o assunto, apesar de ser o enfermeiro quem apraza e administra tal medicação. Palavras-chave: Enfermagem; Interações de Medicamentos; Unidade de Terapia Intensiva.Universidade Estadual do CearáRita Monica Borges StudartOliveira, Dalliany Araújo de2012-05-16T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71472info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2012-05-16T00:00:00Zoai:uece.br:71472Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2012-05-16T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Interacoes Medicamentosas em Unidade de Terapia Intensiva: Visao dos Enfermeiros
title Interacoes Medicamentosas em Unidade de Terapia Intensiva: Visao dos Enfermeiros
spellingShingle Interacoes Medicamentosas em Unidade de Terapia Intensiva: Visao dos Enfermeiros
Oliveira, Dalliany Araújo de
Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva
Interacao de Medicamentos
Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
title_short Interacoes Medicamentosas em Unidade de Terapia Intensiva: Visao dos Enfermeiros
title_full Interacoes Medicamentosas em Unidade de Terapia Intensiva: Visao dos Enfermeiros
title_fullStr Interacoes Medicamentosas em Unidade de Terapia Intensiva: Visao dos Enfermeiros
title_full_unstemmed Interacoes Medicamentosas em Unidade de Terapia Intensiva: Visao dos Enfermeiros
title_sort Interacoes Medicamentosas em Unidade de Terapia Intensiva: Visao dos Enfermeiros
author Oliveira, Dalliany Araújo de
author_facet Oliveira, Dalliany Araújo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rita Monica Borges Studart
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dalliany Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva
Interacao de Medicamentos
Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
topic Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva
Interacao de Medicamentos
Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
description A interação medicamentosa (IM) é definida por respostas farmacológicas, onde os efeitos de um ou mais medicamentos são modificados pela administração simultânea ou anterior de outros fármacos. O estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre interações medicamentosas nas administrações de antibióticos em pacientes internados em terapia intensiva (UTI). Trata-se de um estudo com delineamento transversal realizado nas UTIs de um hospital público, localizado em Fortaleza-CE. Os dados foram coletados no período de janeiro a fevereiro de 2012 a partir de um questionário estruturado e organizado em uma planilha do programa Excel do Windowns XP Profissional. Os aspectos éticos e legais foram considerados. Os resultados apontaram para uma maioria do sexo feminino (93,3%); 64,4% possuíam menos de cinco anos de graduação; 89,9% sem especialização em UTI. Relacionado às respostas do questionário 57,8% afirmaram ter segurança no aprazamento mediante as interações medicamentosas, mas houve contradição com as repostas posteriores. Na opinião dos enfermeiros pesquisados quanto aos cuidados na administração dos fármacos para minimizar as interações medicamentosas na UTI foi colocada que deveria ser através de cursos e treinamentos, confecção de livrinho e tabelas fixadas no setor. Constataram-se as dúvidas, insegurança e falta de conhecimento sobre o assunto, apesar de ser o enfermeiro quem apraza e administra tal medicação. Palavras-chave: Enfermagem; Interações de Medicamentos; Unidade de Terapia Intensiva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-16T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71472
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828240148718944256