Perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Patrícia Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71763
Resumo: Estudo exploratório-descritivo com o objetivo de identificar o perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos acompanhados em um Centro de Saúde da Família. Utilizamos os instrumentos para estabelecer o perfil I de engajamento no autocuidado tendo como pressuposto a teoria do autocuidado de Orem. Pesquisadas 120 pessoas, cadastradas no (HIPER/DIA) no ano de 2011. Identificados os requisitos de autocuidado com escore positivo em relação às eliminações; à adaptação às modificações do ciclo vital; à adaptação social; ao conhecimento da doença e tratamento; à aceitação em relação ao diagnóstico; à adaptação ao problema de saúde e às condutas orientadas. Fatores insatisfatórios a ingesta de alimentos e de líquidos; o desequilíbrio entre solidão e interação social; a prevenção de risco à vida e ao bem-estar; a promoção da saúde. Constatamos que dos 120 portadores de hipertensão acompanhados pela Estratégia em Saúde da família (ESF), 41% apresentaram escore bom para o engajamento autocuidado. Palavras chave: Hipertensão; Autocuidado; Enfermagem.
id UECE-0_6065602edde91c9e153f75d15033e866
oai_identifier_str oai:uece.br:71763
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensosAutocuidado Enfermagem Hipertensão arterial Saúde da FamíliaEstudo exploratório-descritivo com o objetivo de identificar o perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos acompanhados em um Centro de Saúde da Família. Utilizamos os instrumentos para estabelecer o perfil I de engajamento no autocuidado tendo como pressuposto a teoria do autocuidado de Orem. Pesquisadas 120 pessoas, cadastradas no (HIPER/DIA) no ano de 2011. Identificados os requisitos de autocuidado com escore positivo em relação às eliminações; à adaptação às modificações do ciclo vital; à adaptação social; ao conhecimento da doença e tratamento; à aceitação em relação ao diagnóstico; à adaptação ao problema de saúde e às condutas orientadas. Fatores insatisfatórios a ingesta de alimentos e de líquidos; o desequilíbrio entre solidão e interação social; a prevenção de risco à vida e ao bem-estar; a promoção da saúde. Constatamos que dos 120 portadores de hipertensão acompanhados pela Estratégia em Saúde da família (ESF), 41% apresentaram escore bom para o engajamento autocuidado. Palavras chave: Hipertensão; Autocuidado; Enfermagem.This exploratory-descriptive study aims to verify the engagement profile in self-care in hypertensive people attended in a Family Health Basic Unit. We used the tools to establish the self-care engagement profile considering the Orem self-care theory. Thirty one people were registered and searched on the Hyper/Day in 2011. We so identified the self-care requirements with a positive score related to elimination; the adaptations to the modifications of the vital cycle; social adaptation; illness owledgen and its treatment; acceptance to the diagnostic; adaptation to the health problem and to the oriented behavior; poor food and liquid intake; imbalance between loneliness and social interaction; life risk prevetion and well-being as well as health promotion. We got to the conclusion the part of the people who have arterial hypertension followed up by FHP have a good self-care engagement considering the performed actions. Keywords: Hypertension; Self-care; Nursing.Universidade Estadual do CearáZelia Maria de Sousa Araujo SantosLima, Patrícia Costa2012-05-31T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71763info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2012-05-31T00:00:00Zoai:uece.br:71763Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2012-05-31T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos
title Perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos
spellingShingle Perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos
Lima, Patrícia Costa
Autocuidado
Enfermagem
Hipertensão arterial
Saúde da Família
title_short Perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos
title_full Perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos
title_fullStr Perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos
title_full_unstemmed Perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos
title_sort Perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos
author Lima, Patrícia Costa
author_facet Lima, Patrícia Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zelia Maria de Sousa Araujo Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Patrícia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Autocuidado
Enfermagem
Hipertensão arterial
Saúde da Família
topic Autocuidado
Enfermagem
Hipertensão arterial
Saúde da Família
description Estudo exploratório-descritivo com o objetivo de identificar o perfil de engajamento no autocuidado em usuários hipertensos acompanhados em um Centro de Saúde da Família. Utilizamos os instrumentos para estabelecer o perfil I de engajamento no autocuidado tendo como pressuposto a teoria do autocuidado de Orem. Pesquisadas 120 pessoas, cadastradas no (HIPER/DIA) no ano de 2011. Identificados os requisitos de autocuidado com escore positivo em relação às eliminações; à adaptação às modificações do ciclo vital; à adaptação social; ao conhecimento da doença e tratamento; à aceitação em relação ao diagnóstico; à adaptação ao problema de saúde e às condutas orientadas. Fatores insatisfatórios a ingesta de alimentos e de líquidos; o desequilíbrio entre solidão e interação social; a prevenção de risco à vida e ao bem-estar; a promoção da saúde. Constatamos que dos 120 portadores de hipertensão acompanhados pela Estratégia em Saúde da família (ESF), 41% apresentaram escore bom para o engajamento autocuidado. Palavras chave: Hipertensão; Autocuidado; Enfermagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-05-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71763
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828240149496987648