Emergência de padrões silábicos no português brasileiro e seus reflexos no Inglês língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=111869 |
Resumo: | <div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esta pesquisa teve por objetivo investigar Padrões Silábicos Emergentes (PSE) no Português</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Brasileiro (PB) e averiguar quais os seus reflexos no desenvolvimento de padrões silábicos no</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Inglês Língua Estrangeira (ILE). Fundamentada na visão de língua enquanto Sistema</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Adaptativo Complexo (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008) e no Modelo de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001), considerou-se a hipótese central de que PSE em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">sílabas mediais no PB é um fenômeno emergente, que favorece o desenvolvimento de tipos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">silábicos semelhantes no ILE. A pesquisa envolveu 24 informantes, divididos em dois grupos:</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">o grupo controle com 08 falantes monolíngues do PB, e o grupo experimental com 16</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estudantes brasileiros de ILE. Foram desenvolvidos 06 experimentos, nomeados PB1, PB2,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">PB3, ING1, ING2 e ING3. Os encontros consonantais heterossilábicos investigados no PB e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">ILE foram _/kt/_, _/pt/_, _/ft/_ , _/dk/_, _/bd/_, _/bv/_, _/dv/_. Os contextos _CV.C_ _/ki.t/_,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">_/pi.t/_, _/fi.t/_ , _/di.k/_, _/bi.d/_, _/bi.v/_, _/di.v/_ foram investigados apenas no PB. A</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">duração das vogais epentéticas e plenas foi observada numa análise gradiente. Os dados</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">apontaram 77% de PSE em encontros consonantais heterossilábicos e 28% em contextos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">_CV.C_, considerando os experimentos PB1 e PB2. No ILE, o resultado foi 92% de PSE nos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">experimento ING1 e ING2. Em geral, observou-se que a manifestação de PSE no PB e no ILE</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">é um fenômeno gradiente. Tipos silábicos desvozeados e sílabas postônicas favorecem os</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">PSE. Efeitos de frequência de tipo também foram observados. Diferentes níveis de PSE foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">associados a palavras específicas, comprovando a relevância da palavra como unidade de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">representação fonológica. Quanto aos indivíduos, os resultados apontaram que o percurso</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">aquisição de PSE no PB e no ILE é peculiar a cada sujeito. O sexo dos informantes se</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">mostrou irrelevante na ocorrência de PSE no PB e no ILE. No tocante ao variável tempo de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">exposição à língua alvo, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estudantes iniciantes e avançados. Os experimentos PB3 e ING3 apresentaram resultados</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">semelhantes aos experimentos anteriormente discutidos, apesar desses experimentos serem</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">mais próximos ao uso linguístico não-controlado. Estes resultados evidenciam que PSE em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">sílabas mediais no PB é um fenômeno emergente, assim como o desenvolvimento do ILE por</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estudantes brasileiros refletem os padrões sonoros encontrados no PB.</span></font></div> |
id |
UECE-0_659c5567ab64187c53cab1db2c8d5739 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:111869 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
Emergência de padrões silábicos no português brasileiro e seus reflexos no Inglês língua estrangeiraModelo de exemplares Padrões silábicos emergentes Sistemas adaptativos complexos<div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esta pesquisa teve por objetivo investigar Padrões Silábicos Emergentes (PSE) no Português</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Brasileiro (PB) e averiguar quais os seus reflexos no desenvolvimento de padrões silábicos no</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Inglês Língua Estrangeira (ILE). Fundamentada na visão de língua enquanto Sistema</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Adaptativo Complexo (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008) e no Modelo de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001), considerou-se a hipótese central de que PSE em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">sílabas mediais no PB é um fenômeno emergente, que favorece o desenvolvimento de tipos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">silábicos semelhantes no ILE. A pesquisa envolveu 24 informantes, divididos em dois grupos:</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">o grupo controle com 08 falantes monolíngues do PB, e o grupo experimental com 16</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estudantes brasileiros de ILE. Foram desenvolvidos 06 experimentos, nomeados PB1, PB2,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">PB3, ING1, ING2 e ING3. Os encontros consonantais heterossilábicos investigados no PB e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">ILE foram _/kt/_, _/pt/_, _/ft/_ , _/dk/_, _/bd/_, _/bv/_, _/dv/_. Os contextos _CV.C_ _/ki.t/_,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">_/pi.t/_, _/fi.t/_ , _/di.k/_, _/bi.d/_, _/bi.v/_, _/di.v/_ foram investigados apenas no PB. A</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">duração das vogais epentéticas e plenas foi observada numa análise gradiente. Os dados</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">apontaram 77% de PSE em encontros consonantais heterossilábicos e 28% em contextos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">_CV.C_, considerando os experimentos PB1 e PB2. No ILE, o resultado foi 92% de PSE nos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">experimento ING1 e ING2. Em geral, observou-se que a manifestação de PSE no PB e no ILE</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">é um fenômeno gradiente. Tipos silábicos desvozeados e sílabas postônicas favorecem os</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">PSE. Efeitos de frequência de tipo também foram observados. Diferentes níveis de PSE foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">associados a palavras específicas, comprovando a relevância da palavra como unidade de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">representação fonológica. Quanto aos indivíduos, os resultados apontaram que o percurso</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">aquisição de PSE no PB e no ILE é peculiar a cada sujeito. O sexo dos informantes se</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">mostrou irrelevante na ocorrência de PSE no PB e no ILE. No tocante ao variável tempo de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">exposição à língua alvo, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estudantes iniciantes e avançados. Os experimentos PB3 e ING3 apresentaram resultados</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">semelhantes aos experimentos anteriormente discutidos, apesar desses experimentos serem</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">mais próximos ao uso linguístico não-controlado. Estes resultados evidenciam que PSE em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">sílabas mediais no PB é um fenômeno emergente, assim como o desenvolvimento do ILE por</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estudantes brasileiros refletem os padrões sonoros encontrados no PB.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">This research had as its main objective to investigate Brazilian Portuguese (BP) Emerging</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Syllable Patterns (ESP) and to analyze its effects on the development of syllable patterns in</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">English as a Foreign Language (EFL). Grounded on a view of language as a Complex</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Adaptive System (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008) and on the Exemplar Model</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">(PIERREHUMBERT, 2001), we assumed as the main hypothesis that ESP in BP medial</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">syllables is an emergent phenomenon, which favors the development of similar EFL syllable</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">types. This research involved 24 informants, divided in two groups: the control group, with 8</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">BP monolingual speakers, and the experimental group, with 16 EFL Brazilian learners. Six</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">experiments have been carried out, named BP1, BP2, BP3, EFL1, EFL2, and EFL3.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Investigated heterosyllabic consonant clusters for both BP and EFL were _/kt/_, _/pt/_, _/ft/_,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">_/dk/_, _/bd/_, _/bv/_, _/dv/_. Additionally, _CV.C_ syllable types _/ki.t/_, _/pi.t/_, _/fi.t/_,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">_/di.k/_, _/bi.d/_, _/bi.v/_, _/di.v/_ have been investigated in BP only. A gradient analysis of</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">duration for both epenthetic and full vowels has been carried out. Results indicated 77% PSE</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">emergence in heterosyllabic consonant clusters and 28% in _CV.C_ contexts, for experiments</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">BP1 and BP2. For EFL, results indicated 92% PSE emergence for experiments EFL1 and</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">EFL2. In general, it has been observed ESP in both BP and EFL is a gradient phenomenon.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Voiceless and post-tonic syllable types favor ESP. Type frequency effects have been</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">observed. Different ESP levels have been found associated to specific words, which</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">reinforces the importance of the word as the unit of phonological representation. As regards</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">individuals, results indicated that ESP development pathways were peculiar to each subject</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">for both BP and EFL data. Informant gender has been considered irrelevant for ESP as</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">regards both BP and EFL. As for the variable EFL exposure time, significant differences</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">between beginner and advanced students have not been observed. Both experiments BP3 and</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">EFL3 have returned similar results to the ones discussed previously, even though these</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">experiments have been closer to free speech performance. Such results indicate ESP in BP</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">medial syllables is an emergent phenomenon and that EFL development is influenced by</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">sound patterns found in BP.</span></font></div>Universidade Estadual do CearáThaïs Cristófaro-SilvaNascimento, Katiene Rozy Santos do2023-10-30T14:53:53Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=111869info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2023-10-30T14:53:53Zoai:uece.br:111869Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2023-10-30T14:53:53Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emergência de padrões silábicos no português brasileiro e seus reflexos no Inglês língua estrangeira |
title |
Emergência de padrões silábicos no português brasileiro e seus reflexos no Inglês língua estrangeira |
spellingShingle |
Emergência de padrões silábicos no português brasileiro e seus reflexos no Inglês língua estrangeira Nascimento, Katiene Rozy Santos do Modelo de exemplares Padrões silábicos emergentes Sistemas adaptativos complexos |
title_short |
Emergência de padrões silábicos no português brasileiro e seus reflexos no Inglês língua estrangeira |
title_full |
Emergência de padrões silábicos no português brasileiro e seus reflexos no Inglês língua estrangeira |
title_fullStr |
Emergência de padrões silábicos no português brasileiro e seus reflexos no Inglês língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Emergência de padrões silábicos no português brasileiro e seus reflexos no Inglês língua estrangeira |
title_sort |
Emergência de padrões silábicos no português brasileiro e seus reflexos no Inglês língua estrangeira |
author |
Nascimento, Katiene Rozy Santos do |
author_facet |
Nascimento, Katiene Rozy Santos do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Thaïs Cristófaro-Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Katiene Rozy Santos do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo de exemplares Padrões silábicos emergentes Sistemas adaptativos complexos |
topic |
Modelo de exemplares Padrões silábicos emergentes Sistemas adaptativos complexos |
description |
<div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esta pesquisa teve por objetivo investigar Padrões Silábicos Emergentes (PSE) no Português</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Brasileiro (PB) e averiguar quais os seus reflexos no desenvolvimento de padrões silábicos no</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Inglês Língua Estrangeira (ILE). Fundamentada na visão de língua enquanto Sistema</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Adaptativo Complexo (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008) e no Modelo de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001), considerou-se a hipótese central de que PSE em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">sílabas mediais no PB é um fenômeno emergente, que favorece o desenvolvimento de tipos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">silábicos semelhantes no ILE. A pesquisa envolveu 24 informantes, divididos em dois grupos:</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">o grupo controle com 08 falantes monolíngues do PB, e o grupo experimental com 16</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estudantes brasileiros de ILE. Foram desenvolvidos 06 experimentos, nomeados PB1, PB2,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">PB3, ING1, ING2 e ING3. Os encontros consonantais heterossilábicos investigados no PB e</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">ILE foram _/kt/_, _/pt/_, _/ft/_ , _/dk/_, _/bd/_, _/bv/_, _/dv/_. Os contextos _CV.C_ _/ki.t/_,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">_/pi.t/_, _/fi.t/_ , _/di.k/_, _/bi.d/_, _/bi.v/_, _/di.v/_ foram investigados apenas no PB. A</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">duração das vogais epentéticas e plenas foi observada numa análise gradiente. Os dados</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">apontaram 77% de PSE em encontros consonantais heterossilábicos e 28% em contextos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">_CV.C_, considerando os experimentos PB1 e PB2. No ILE, o resultado foi 92% de PSE nos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">experimento ING1 e ING2. Em geral, observou-se que a manifestação de PSE no PB e no ILE</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">é um fenômeno gradiente. Tipos silábicos desvozeados e sílabas postônicas favorecem os</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">PSE. Efeitos de frequência de tipo também foram observados. Diferentes níveis de PSE foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">associados a palavras específicas, comprovando a relevância da palavra como unidade de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">representação fonológica. Quanto aos indivíduos, os resultados apontaram que o percurso</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">aquisição de PSE no PB e no ILE é peculiar a cada sujeito. O sexo dos informantes se</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">mostrou irrelevante na ocorrência de PSE no PB e no ILE. No tocante ao variável tempo de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">exposição à língua alvo, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estudantes iniciantes e avançados. Os experimentos PB3 e ING3 apresentaram resultados</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">semelhantes aos experimentos anteriormente discutidos, apesar desses experimentos serem</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">mais próximos ao uso linguístico não-controlado. Estes resultados evidenciam que PSE em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">sílabas mediais no PB é um fenômeno emergente, assim como o desenvolvimento do ILE por</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estudantes brasileiros refletem os padrões sonoros encontrados no PB.</span></font></div> |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2023-10-30T14:53:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=111869 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=111869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828240344057118720 |