Inclusao Escolar de Alunos com Deficiencia Intelectual: o Atendimento Educacional Especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabricia Gomes da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=69833
Resumo: RESUMOEste estudo teve como objetivo investigar o processo de inclusão de alunos com Deficiência Intelectual (Dl), no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala de aula regular, evidenciando as possíveis relações entre ambos. Com suporte nos estudos de Vygotsky, foram buscados os significados que permeiam as práticas pedagógicas dos docentes inseridos no processo de inclusão escolar. O AEE está sendo apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) como apoio alternativo complementar ou suplementar à escola, na perspectiva de colaborar para que a criança com Dl possa superar limites intelectuais e atingir melhores níveis de abstração dentro da sala de ensino regular. A partir dessa constatação, procurou-se investigar como o processo de inclusão ocorre neste atendimento, a maneira como é praticado e se/como oferece condição para o desenvolvimento da criança na sala regular. Para o delineamento desta investigação, foi utilizada a abordagem qualitativa, apoiada no estudo de caso do tipo etnográfico. O campo de coleta de dados foi a Escola Incluir, localizada na cidade de Juazeiro do Norte - Ceará. Foram sujeitos dois alunos com Dl, inseridos na sala regular e no AEE, como também as docentes envolvidas nas duas salas. A investigação possibilitou a percepção acerca da inclusão como um processo, ainda, em construção. As salas de AEE, embora respaldadas pela Política Nacional de Educação Especial da Perspectiva da Educação Inclusiva, mostram uma intenção de modelar as crianças para que atuem nas salas regulares e em uma sociedade de normais. As práticas desenvolvidas no AEE ajudam no desenvolvimento dos alunos, mas seu currículo se mostra obscuro às professoras das salas regulares, o que, não corresponde ao encaminhamento dos documentos legais, que pedem a sua articulação. Com isto pode-se afirmar que alternativas como o AEE parecem inseridas em um conjunto de medidas que a escola toma a partir das condições possíveis, nem sempre as mais adequadas. A sala de AEE, embora auxilie o desenvolvimento das crianças com Dl, colabora para que a escola afirme a necessidade de separação entre os normais e os diferentes, baseada em uma perspectiva clínica.Palavras-Chave: Atendimento Educacional Especializado. Sala de Ensino Regular. Inclusão Escolar. Deficiência Intelectual.
id UECE-0_6e9c97201745363236a5b47d8942c552
oai_identifier_str oai:uece.br:69833
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Inclusao Escolar de Alunos com Deficiencia Intelectual: o Atendimento Educacional EspecializadoDeficiencia Intelectual Educação inclusivaRESUMOEste estudo teve como objetivo investigar o processo de inclusão de alunos com Deficiência Intelectual (Dl), no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala de aula regular, evidenciando as possíveis relações entre ambos. Com suporte nos estudos de Vygotsky, foram buscados os significados que permeiam as práticas pedagógicas dos docentes inseridos no processo de inclusão escolar. O AEE está sendo apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) como apoio alternativo complementar ou suplementar à escola, na perspectiva de colaborar para que a criança com Dl possa superar limites intelectuais e atingir melhores níveis de abstração dentro da sala de ensino regular. A partir dessa constatação, procurou-se investigar como o processo de inclusão ocorre neste atendimento, a maneira como é praticado e se/como oferece condição para o desenvolvimento da criança na sala regular. Para o delineamento desta investigação, foi utilizada a abordagem qualitativa, apoiada no estudo de caso do tipo etnográfico. O campo de coleta de dados foi a Escola Incluir, localizada na cidade de Juazeiro do Norte - Ceará. Foram sujeitos dois alunos com Dl, inseridos na sala regular e no AEE, como também as docentes envolvidas nas duas salas. A investigação possibilitou a percepção acerca da inclusão como um processo, ainda, em construção. As salas de AEE, embora respaldadas pela Política Nacional de Educação Especial da Perspectiva da Educação Inclusiva, mostram uma intenção de modelar as crianças para que atuem nas salas regulares e em uma sociedade de normais. As práticas desenvolvidas no AEE ajudam no desenvolvimento dos alunos, mas seu currículo se mostra obscuro às professoras das salas regulares, o que, não corresponde ao encaminhamento dos documentos legais, que pedem a sua articulação. Com isto pode-se afirmar que alternativas como o AEE parecem inseridas em um conjunto de medidas que a escola toma a partir das condições possíveis, nem sempre as mais adequadas. A sala de AEE, embora auxilie o desenvolvimento das crianças com Dl, colabora para que a escola afirme a necessidade de separação entre os normais e os diferentes, baseada em uma perspectiva clínica.Palavras-Chave: Atendimento Educacional Especializado. Sala de Ensino Regular. Inclusão Escolar. Deficiência Intelectual.Rita de Cassia Barbosa Paiva MagalhaesSilva, Fabricia Gomes da2011-11-23T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=69833info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECE2011-11-23T00:00:00Zoai:uece.br:69833Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2011-11-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusao Escolar de Alunos com Deficiencia Intelectual: o Atendimento Educacional Especializado
title Inclusao Escolar de Alunos com Deficiencia Intelectual: o Atendimento Educacional Especializado
spellingShingle Inclusao Escolar de Alunos com Deficiencia Intelectual: o Atendimento Educacional Especializado
Silva, Fabricia Gomes da
Deficiencia Intelectual
Educação inclusiva
title_short Inclusao Escolar de Alunos com Deficiencia Intelectual: o Atendimento Educacional Especializado
title_full Inclusao Escolar de Alunos com Deficiencia Intelectual: o Atendimento Educacional Especializado
title_fullStr Inclusao Escolar de Alunos com Deficiencia Intelectual: o Atendimento Educacional Especializado
title_full_unstemmed Inclusao Escolar de Alunos com Deficiencia Intelectual: o Atendimento Educacional Especializado
title_sort Inclusao Escolar de Alunos com Deficiencia Intelectual: o Atendimento Educacional Especializado
author Silva, Fabricia Gomes da
author_facet Silva, Fabricia Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rita de Cassia Barbosa Paiva Magalhaes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabricia Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiencia Intelectual
Educação inclusiva
topic Deficiencia Intelectual
Educação inclusiva
description RESUMOEste estudo teve como objetivo investigar o processo de inclusão de alunos com Deficiência Intelectual (Dl), no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala de aula regular, evidenciando as possíveis relações entre ambos. Com suporte nos estudos de Vygotsky, foram buscados os significados que permeiam as práticas pedagógicas dos docentes inseridos no processo de inclusão escolar. O AEE está sendo apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) como apoio alternativo complementar ou suplementar à escola, na perspectiva de colaborar para que a criança com Dl possa superar limites intelectuais e atingir melhores níveis de abstração dentro da sala de ensino regular. A partir dessa constatação, procurou-se investigar como o processo de inclusão ocorre neste atendimento, a maneira como é praticado e se/como oferece condição para o desenvolvimento da criança na sala regular. Para o delineamento desta investigação, foi utilizada a abordagem qualitativa, apoiada no estudo de caso do tipo etnográfico. O campo de coleta de dados foi a Escola Incluir, localizada na cidade de Juazeiro do Norte - Ceará. Foram sujeitos dois alunos com Dl, inseridos na sala regular e no AEE, como também as docentes envolvidas nas duas salas. A investigação possibilitou a percepção acerca da inclusão como um processo, ainda, em construção. As salas de AEE, embora respaldadas pela Política Nacional de Educação Especial da Perspectiva da Educação Inclusiva, mostram uma intenção de modelar as crianças para que atuem nas salas regulares e em uma sociedade de normais. As práticas desenvolvidas no AEE ajudam no desenvolvimento dos alunos, mas seu currículo se mostra obscuro às professoras das salas regulares, o que, não corresponde ao encaminhamento dos documentos legais, que pedem a sua articulação. Com isto pode-se afirmar que alternativas como o AEE parecem inseridas em um conjunto de medidas que a escola toma a partir das condições possíveis, nem sempre as mais adequadas. A sala de AEE, embora auxilie o desenvolvimento das crianças com Dl, colabora para que a escola afirme a necessidade de separação entre os normais e os diferentes, baseada em uma perspectiva clínica.Palavras-Chave: Atendimento Educacional Especializado. Sala de Ensino Regular. Inclusão Escolar. Deficiência Intelectual.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-23T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=69833
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=69833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822986244899995648