Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=107735 |
Resumo: | <font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A temática dessa pesquisa se circunscreve no rastreamento da violência simbólica percebida em seleções acadêmicas de mestrado de universidades públicas da cidade de Fortaleza, Ceará. Pela visão performativa do filósofo linguista Austin, Editais fazem o campo linguístico-discursivo que norteia a força ilocucionária e os efeitos perlocucionais. A complexa relação simbólica entre candidatos à academia e acadêmicos revela uma tensão em que está em jogo a concessão a entrada na academia. De um lado a força do ato de fala que exerce o poder simbólico nessa relação, e, de outro, os efeitos (perlocucionais) que possibilitam enxergar aquilo que Bourdieu convencionou chamar de violência simbólica, coerção que no campo particular das seleções só pode ser exercida pela adesão que o candidato não pode deixar de conceder ao acadêmico, ou seja, à academia. Entender como a relação entre candidatos à academia e acadêmicos se concretiza, que dispositivos são acionados para que a dominação simbólica via editais seja exercida é o objetivo desta pesquisa. Para tanto, nos valemos do método quantitativo interpretativista para analisar os dispositivos dos editais. Chegou-se a conclusão que os sentidos de submissão e de silenciamento/censura, inscritos de forma durável no corpo do candidato nos levaram à configuração da violência simbólica em seleções. E pelo vislumbre de uma tentativa de pensar a relação entre candidatos e acadêmicos diferente, quiçá menos assimétrica tem-se ao longo desta pesquisa possíveis formas (diferente de fórmulas) que possam desestabilizar (desnaturalizar) práticas de poder no campo acadêmico.</span></font> |
id |
UECE-0_713de327343be426a066d822a9e738a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:107735 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica.Atos de fala Tensão Violência simbólica<font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A temática dessa pesquisa se circunscreve no rastreamento da violência simbólica percebida em seleções acadêmicas de mestrado de universidades públicas da cidade de Fortaleza, Ceará. Pela visão performativa do filósofo linguista Austin, Editais fazem o campo linguístico-discursivo que norteia a força ilocucionária e os efeitos perlocucionais. A complexa relação simbólica entre candidatos à academia e acadêmicos revela uma tensão em que está em jogo a concessão a entrada na academia. De um lado a força do ato de fala que exerce o poder simbólico nessa relação, e, de outro, os efeitos (perlocucionais) que possibilitam enxergar aquilo que Bourdieu convencionou chamar de violência simbólica, coerção que no campo particular das seleções só pode ser exercida pela adesão que o candidato não pode deixar de conceder ao acadêmico, ou seja, à academia. Entender como a relação entre candidatos à academia e acadêmicos se concretiza, que dispositivos são acionados para que a dominação simbólica via editais seja exercida é o objetivo desta pesquisa. Para tanto, nos valemos do método quantitativo interpretativista para analisar os dispositivos dos editais. Chegou-se a conclusão que os sentidos de submissão e de silenciamento/censura, inscritos de forma durável no corpo do candidato nos levaram à configuração da violência simbólica em seleções. E pelo vislumbre de uma tentativa de pensar a relação entre candidatos e acadêmicos diferente, quiçá menos assimétrica tem-se ao longo desta pesquisa possíveis formas (diferente de fórmulas) que possam desestabilizar (desnaturalizar) práticas de poder no campo acadêmico.</span></font><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">The theme of this research is circumscribed in the tracking of the symbolic violence perceived in selection processes for master programs in public universities of Fortaleza, State of Ceará. Under the performative view of language as designed by the philosopher of language Austin, public notices are analyzed as the linguistic-discursive field to orient the illocutionary force and the "perlocutionary effects. The complex symbolic relationship between the Academy candidates and academics reveals a tension which has the entry into the Academy as its center. On one hand, the power of the speech act which exerts the "symbolic power" in this relationship, and on the other, the (perlocutionary) effects which enable social agents to see what the sociologist Bourdieu called "symbolic violence", coercion that, in the particular field of the selection processes, can only be exerted by the adherence that the candidate cannot fail to give to the academic, or to the Academy. Understand the configurations of the relationship between the academic and academy candidates, what devices are triggered in order to make the "symbolic domination" via public notices succeed are the objectives of this research. To reach that objective the interpretive qualitative method was used. Thus, we reached the senses of submission and silence /censor that, once entered the body of the candidate on an enduring way, led us to the configurations of "symbolic violence" in selection processes. Moreover, by the glimmer of an attempt to think about the relationship between candidates and academics as a different one, perhaps less asymmetric, this research suggests possible ways which might destabilize (denaturalize) power practices in the academic field.</span></font>Universidade Estadual do CearáDina Maria Martins FerreiraAraújo, Carlos Sidney Avelar2022-09-15T14:06:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=107735info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2022-09-15T14:06:45Zoai:uece.br:107735Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2022-09-15T14:06:45Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica. |
title |
Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica. |
spellingShingle |
Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica. Araújo, Carlos Sidney Avelar Atos de fala Tensão Violência simbólica |
title_short |
Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica. |
title_full |
Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica. |
title_fullStr |
Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica. |
title_full_unstemmed |
Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica. |
title_sort |
Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica. |
author |
Araújo, Carlos Sidney Avelar |
author_facet |
Araújo, Carlos Sidney Avelar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dina Maria Martins Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Carlos Sidney Avelar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atos de fala Tensão Violência simbólica |
topic |
Atos de fala Tensão Violência simbólica |
description |
<font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A temática dessa pesquisa se circunscreve no rastreamento da violência simbólica percebida em seleções acadêmicas de mestrado de universidades públicas da cidade de Fortaleza, Ceará. Pela visão performativa do filósofo linguista Austin, Editais fazem o campo linguístico-discursivo que norteia a força ilocucionária e os efeitos perlocucionais. A complexa relação simbólica entre candidatos à academia e acadêmicos revela uma tensão em que está em jogo a concessão a entrada na academia. De um lado a força do ato de fala que exerce o poder simbólico nessa relação, e, de outro, os efeitos (perlocucionais) que possibilitam enxergar aquilo que Bourdieu convencionou chamar de violência simbólica, coerção que no campo particular das seleções só pode ser exercida pela adesão que o candidato não pode deixar de conceder ao acadêmico, ou seja, à academia. Entender como a relação entre candidatos à academia e acadêmicos se concretiza, que dispositivos são acionados para que a dominação simbólica via editais seja exercida é o objetivo desta pesquisa. Para tanto, nos valemos do método quantitativo interpretativista para analisar os dispositivos dos editais. Chegou-se a conclusão que os sentidos de submissão e de silenciamento/censura, inscritos de forma durável no corpo do candidato nos levaram à configuração da violência simbólica em seleções. E pelo vislumbre de uma tentativa de pensar a relação entre candidatos e acadêmicos diferente, quiçá menos assimétrica tem-se ao longo desta pesquisa possíveis formas (diferente de fórmulas) que possam desestabilizar (desnaturalizar) práticas de poder no campo acadêmico.</span></font> |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2022-09-15T14:06:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=107735 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=107735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828240321480228864 |