Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=82290 |
Resumo: | <div style="">Este estudo objetivou analisar o efeito no aprendizado de acadêmicos sobre comunicação terapêutica, mediante associação de aplicativo ao modelo tradicional de ensino na enfermagem. Estudo misto, com pesquisa metodológica na produção e validação de um aplicativo e de um Teste de Verificação de Aprendizagem (TVA), seguido de um estudo clínico controlado randomizado. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, sob CAAE: 56081916.6.0000.5534, e Registrada na Plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos, sob nº de identificação universal TRIAL: RBR- 4TF6MR. O estudo metodológico foi realizado mediante produção do aplicativo intitulado Comunicação Terapêutica. Para criar e validar o aplicativo, utilizaram-se quatro etapas: análise, desenho, desenvolvimento e avaliação. Na validação, os juízes validaram o conteúdo do aplicativo com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,91 e Alpha de Cronbach de 0,873. A validação de aparência apresentou Índice de Concordância de 90,2% e Alpha de Cronbach de 0,897. A validação do Teste de Verificação de Aprendizagem contou com IVC de 0,97, conferindo validade para mensurar o conhecimento de acadêmicos no ensaio clínico. A execução do ensaio clínico ocorreu de fevereiro a março de 2017. Este foi realizada em dois momentos, junto a 60 acadêmicos de enfermagem de faculdade particular, no município de FortalezaCE, divididos em dois grupos: controle (n=30) que participou de aula expositiva sobre comunicação terapêutica, e experimental (n=30) que participou de aula expositiva associada ao uso do aplicativo produzido. Confirmou-se a homogeneidade dos participantes da amostra do grupo controle e experimental em relação à idade (p=0,301), à ocupação (p=0,873), ao estado civil (p=0,651) e ao sexo (p=0,582), bem como na variável dependente conhecimento avaliada pela aplicação do TVA antes da realização das aulas (p=0,945). Durante acompanhamento do nível de conhecimento, verificou-se que houve aumento nas notas dos participantes do grupo caso e experimental, com significância estatística representada no primeiro pós-teste por p=0,001 e no segundo pós-teste, por p=0,028. Mediante achados do estudo, confirmou-se a hipótese de que os alunos que utilizaram o aplicativo Comunicação Terapêutica, associado à aula tradicional, apresentaram maior conhecimento sobre o assunto do que os alunos que obtiveram apenas a aula tradicional sobre o tema como recurso pedagógico. Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado P á g i n a | 8 Palavras-chave: Tecnologia educacional. Ensaio clínico controlado randomizado. Educação superior. Enfermagem. Aplicativos para dispositivos móveis. Comunicação.</div> |
id |
UECE-0_a93748a2bac8d6ec683ecd3bced64cfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:82290 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizadoCuidados clínicos em enfermagem e saúde<div style="">Este estudo objetivou analisar o efeito no aprendizado de acadêmicos sobre comunicação terapêutica, mediante associação de aplicativo ao modelo tradicional de ensino na enfermagem. Estudo misto, com pesquisa metodológica na produção e validação de um aplicativo e de um Teste de Verificação de Aprendizagem (TVA), seguido de um estudo clínico controlado randomizado. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, sob CAAE: 56081916.6.0000.5534, e Registrada na Plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos, sob nº de identificação universal TRIAL: RBR- 4TF6MR. O estudo metodológico foi realizado mediante produção do aplicativo intitulado Comunicação Terapêutica. Para criar e validar o aplicativo, utilizaram-se quatro etapas: análise, desenho, desenvolvimento e avaliação. Na validação, os juízes validaram o conteúdo do aplicativo com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,91 e Alpha de Cronbach de 0,873. A validação de aparência apresentou Índice de Concordância de 90,2% e Alpha de Cronbach de 0,897. A validação do Teste de Verificação de Aprendizagem contou com IVC de 0,97, conferindo validade para mensurar o conhecimento de acadêmicos no ensaio clínico. A execução do ensaio clínico ocorreu de fevereiro a março de 2017. Este foi realizada em dois momentos, junto a 60 acadêmicos de enfermagem de faculdade particular, no município de FortalezaCE, divididos em dois grupos: controle (n=30) que participou de aula expositiva sobre comunicação terapêutica, e experimental (n=30) que participou de aula expositiva associada ao uso do aplicativo produzido. Confirmou-se a homogeneidade dos participantes da amostra do grupo controle e experimental em relação à idade (p=0,301), à ocupação (p=0,873), ao estado civil (p=0,651) e ao sexo (p=0,582), bem como na variável dependente conhecimento avaliada pela aplicação do TVA antes da realização das aulas (p=0,945). Durante acompanhamento do nível de conhecimento, verificou-se que houve aumento nas notas dos participantes do grupo caso e experimental, com significância estatística representada no primeiro pós-teste por p=0,001 e no segundo pós-teste, por p=0,028. Mediante achados do estudo, confirmou-se a hipótese de que os alunos que utilizaram o aplicativo Comunicação Terapêutica, associado à aula tradicional, apresentaram maior conhecimento sobre o assunto do que os alunos que obtiveram apenas a aula tradicional sobre o tema como recurso pedagógico. Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado P á g i n a | 8 Palavras-chave: Tecnologia educacional. Ensaio clínico controlado randomizado. Educação superior. Enfermagem. Aplicativos para dispositivos móveis. Comunicação.</div><div style="">Este estudio objetivó analizar el efecto en el aprendizaje de académicos sobre comunicación terapéutica, mediante asociación de aplicación al modelo tradicional de enseñanza en enfermería. Estudio mixto, con investigación metodológica en la producción y validación de una aplicación y de una prueba de verificación de aprendizaje (TVA), seguida de un estudio clínico controlado aleatorizado. Investigación aprobada por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Estatal de Ceará, bajo CAAE: 56081916.6.0000.5534, y Registrada en la Plataforma de Registro Brasileño de Ensayos Clínicos, bajo número de identificación universal TRIAL: RBR-4TF6MR. El estudio metodológico fue realizado mediante la producción de la aplicación titulada "Comunicación Terapéutica". Para crear y validar la aplicación, se utilizaron cuatro etapas: análisis, diseño, desarrollo y evaluación. En la validación, los jueces validaron el contenido de la aplicación con índice de validez de contenido (IVC) de 0,91 y Alpha de Cronbach de 0,873. La validación de apariencia presentó un índice de concordancia de 90,2% y Alpha de Cronbach de 0,897. La validación del Test de Verificación de Aprendizaje contó con IVC de 0,97, otorgando validez para medir el conocimiento de académicos en el ensayo clínico. La ejecución del ensayo clínico ocurrió de febrero a marzo de 2017. Este fue realizado en dos momentos, junto a 60 académicos de enfermería de facultad particular, en el municipio de Fortaleza-CE, divididos en dos grupos: control (n = 30) que participó De clase expositiva sobre comunicación terapéutica, y experimental (n = 30) que participó en clase expositiva asociada al uso de la aplicación producida. Se confirmó la homogeneidad de los participantes de la muestra del grupo control y experimental en relación a la edad (p = 0,301), a la ocupación (p = 0,873), al estado civil (p = 0,651) y al sexo (p = 0,582) Como en la variable dependiente conocimiento evaluada por la aplicación del TVA antes de la realización de las clases (p = 0,945). Durante el seguimiento del nivel de conocimiento, se verificó que hubo aumento en las notas de los participantes del grupo caso y experimental, con significancia estadística representada en el primer post-test por p = 0,001 y en el segundo post-test, por p = 0,028. A los hallazgos del estudio, se confirmó la hipótesis de que los alumnos que utilizaron la aplicación "Comunicación Terapéutica", asociada a la clase tradicional, presentaron mayor conocimiento sobre el asunto que los alumnos que obtuvieron sólo la clase tradicional sobre el tema como recurso pedagógico. Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado P á g i n a | 11 Palabras clave: Tecnología educativa. Ensayo clínico controlado aleatorizado. Educación universitaria. Enfermería. Aplicaciones para dispositivos móviles.</div>Universidade Estadual do CearáKarla Corrêa Lima Miranda Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo2019-03-14T14:25:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=82290info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2019-03-14T14:25:11Zoai:uece.br:82290Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2019-03-14T14:25:11Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado |
title |
Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado |
spellingShingle |
Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo Cuidados clínicos em enfermagem e saúde |
title_short |
Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado |
title_full |
Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado |
title_fullStr |
Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado |
title_full_unstemmed |
Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado |
title_sort |
Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado |
author |
Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo |
author_facet |
Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Karla Corrêa Lima Miranda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidados clínicos em enfermagem e saúde |
topic |
Cuidados clínicos em enfermagem e saúde |
description |
<div style="">Este estudo objetivou analisar o efeito no aprendizado de acadêmicos sobre comunicação terapêutica, mediante associação de aplicativo ao modelo tradicional de ensino na enfermagem. Estudo misto, com pesquisa metodológica na produção e validação de um aplicativo e de um Teste de Verificação de Aprendizagem (TVA), seguido de um estudo clínico controlado randomizado. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, sob CAAE: 56081916.6.0000.5534, e Registrada na Plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos, sob nº de identificação universal TRIAL: RBR- 4TF6MR. O estudo metodológico foi realizado mediante produção do aplicativo intitulado Comunicação Terapêutica. Para criar e validar o aplicativo, utilizaram-se quatro etapas: análise, desenho, desenvolvimento e avaliação. Na validação, os juízes validaram o conteúdo do aplicativo com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,91 e Alpha de Cronbach de 0,873. A validação de aparência apresentou Índice de Concordância de 90,2% e Alpha de Cronbach de 0,897. A validação do Teste de Verificação de Aprendizagem contou com IVC de 0,97, conferindo validade para mensurar o conhecimento de acadêmicos no ensaio clínico. A execução do ensaio clínico ocorreu de fevereiro a março de 2017. Este foi realizada em dois momentos, junto a 60 acadêmicos de enfermagem de faculdade particular, no município de FortalezaCE, divididos em dois grupos: controle (n=30) que participou de aula expositiva sobre comunicação terapêutica, e experimental (n=30) que participou de aula expositiva associada ao uso do aplicativo produzido. Confirmou-se a homogeneidade dos participantes da amostra do grupo controle e experimental em relação à idade (p=0,301), à ocupação (p=0,873), ao estado civil (p=0,651) e ao sexo (p=0,582), bem como na variável dependente conhecimento avaliada pela aplicação do TVA antes da realização das aulas (p=0,945). Durante acompanhamento do nível de conhecimento, verificou-se que houve aumento nas notas dos participantes do grupo caso e experimental, com significância estatística representada no primeiro pós-teste por p=0,001 e no segundo pós-teste, por p=0,028. Mediante achados do estudo, confirmou-se a hipótese de que os alunos que utilizaram o aplicativo Comunicação Terapêutica, associado à aula tradicional, apresentaram maior conhecimento sobre o assunto do que os alunos que obtiveram apenas a aula tradicional sobre o tema como recurso pedagógico. Aplicativo sobre comunicação terapêutica e contribuição para o ensino na enfermagem: estudo clínico randomizado P á g i n a | 8 Palavras-chave: Tecnologia educacional. Ensaio clínico controlado randomizado. Educação superior. Enfermagem. Aplicativos para dispositivos móveis. Comunicação.</div> |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-03-14T14:25:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=82290 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=82290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828240182251356160 |