Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Maria Margarida Albuquerque
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7034
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar, descrever e construir uma nova concepcao do ensino da matematica na 1ª serie do 1º grau, visando a melhoria do ensino-aprendizagem desta disciplina. Ela e desenvolvida de maneira clara direta e precisa, envolvendo todos os aspectos do ensino-aprendizagem, proporcionando a crianca descobrir por ela mesma tudo que foi explicado na escola, aprender a resolver problemas concretos, testar e verificar os resultados obtidos e convencer-se de que ela pode aprender sempre mais. Este estudo originou-se na leitura de varias obras relacionadas ao tema construtivismo, tais como: Piaget, Magdalena Pinho Dell Valle, Kammi, Carraher entre outros, autores estes que seguem uma linha critica que exige do professor uma nova postura, compromisso e competencia voltada para a melhoria da qualidade do Ensino Publico. A referida pesquisa foi realizada numa 1ª serie do ensino fundamental, fazendo assim o confronto entre a opiniao dos autores e a pratica educativa atual, adotada em nossas escolas. Diante do que foi exposto no decorrer do trabalho chega-se a conclusao que os educadores precisam tomar consciencia de seu verdadeiro papel como agente critico, participativo no contexto educacional. Nesta perspectiva encontra-se uma alternativa de concepcao do ensino eficiente na aprendizagem da matematica, principalmente na 1ª serie do 1º grau.
id UECE-0_a946ee7ff317bd4427b91e7e5f76e5c0
oai_identifier_str oai:uece.br:7034
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova ConcepcaoEnsino de Primeiro Grau Matemática (2º grau)O presente trabalho tem como objetivo analisar, descrever e construir uma nova concepcao do ensino da matematica na 1ª serie do 1º grau, visando a melhoria do ensino-aprendizagem desta disciplina. Ela e desenvolvida de maneira clara direta e precisa, envolvendo todos os aspectos do ensino-aprendizagem, proporcionando a crianca descobrir por ela mesma tudo que foi explicado na escola, aprender a resolver problemas concretos, testar e verificar os resultados obtidos e convencer-se de que ela pode aprender sempre mais. Este estudo originou-se na leitura de varias obras relacionadas ao tema construtivismo, tais como: Piaget, Magdalena Pinho Dell Valle, Kammi, Carraher entre outros, autores estes que seguem uma linha critica que exige do professor uma nova postura, compromisso e competencia voltada para a melhoria da qualidade do Ensino Publico. A referida pesquisa foi realizada numa 1ª serie do ensino fundamental, fazendo assim o confronto entre a opiniao dos autores e a pratica educativa atual, adotada em nossas escolas. Diante do que foi exposto no decorrer do trabalho chega-se a conclusao que os educadores precisam tomar consciencia de seu verdadeiro papel como agente critico, participativo no contexto educacional. Nesta perspectiva encontra-se uma alternativa de concepcao do ensino eficiente na aprendizagem da matematica, principalmente na 1ª serie do 1º grau.Cleiton Batista VasconcelosFeitosa, Maria Margarida Albuquerque2001-10-23T00:00:00Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7034info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:7034Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao
title Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao
spellingShingle Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao
Feitosa, Maria Margarida Albuquerque
Ensino de Primeiro Grau
Matemática (2º grau)
title_short Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao
title_full Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao
title_fullStr Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao
title_full_unstemmed Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao
title_sort Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao
author Feitosa, Maria Margarida Albuquerque
author_facet Feitosa, Maria Margarida Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cleiton Batista Vasconcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Maria Margarida Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Primeiro Grau
Matemática (2º grau)
topic Ensino de Primeiro Grau
Matemática (2º grau)
description O presente trabalho tem como objetivo analisar, descrever e construir uma nova concepcao do ensino da matematica na 1ª serie do 1º grau, visando a melhoria do ensino-aprendizagem desta disciplina. Ela e desenvolvida de maneira clara direta e precisa, envolvendo todos os aspectos do ensino-aprendizagem, proporcionando a crianca descobrir por ela mesma tudo que foi explicado na escola, aprender a resolver problemas concretos, testar e verificar os resultados obtidos e convencer-se de que ela pode aprender sempre mais. Este estudo originou-se na leitura de varias obras relacionadas ao tema construtivismo, tais como: Piaget, Magdalena Pinho Dell Valle, Kammi, Carraher entre outros, autores estes que seguem uma linha critica que exige do professor uma nova postura, compromisso e competencia voltada para a melhoria da qualidade do Ensino Publico. A referida pesquisa foi realizada numa 1ª serie do ensino fundamental, fazendo assim o confronto entre a opiniao dos autores e a pratica educativa atual, adotada em nossas escolas. Diante do que foi exposto no decorrer do trabalho chega-se a conclusao que os educadores precisam tomar consciencia de seu verdadeiro papel como agente critico, participativo no contexto educacional. Nesta perspectiva encontra-se uma alternativa de concepcao do ensino eficiente na aprendizagem da matematica, principalmente na 1ª serie do 1º grau.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2001-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7034
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828240058484785152