Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7034 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar, descrever e construir uma nova concepcao do ensino da matematica na 1ª serie do 1º grau, visando a melhoria do ensino-aprendizagem desta disciplina. Ela e desenvolvida de maneira clara direta e precisa, envolvendo todos os aspectos do ensino-aprendizagem, proporcionando a crianca descobrir por ela mesma tudo que foi explicado na escola, aprender a resolver problemas concretos, testar e verificar os resultados obtidos e convencer-se de que ela pode aprender sempre mais. Este estudo originou-se na leitura de varias obras relacionadas ao tema construtivismo, tais como: Piaget, Magdalena Pinho Dell Valle, Kammi, Carraher entre outros, autores estes que seguem uma linha critica que exige do professor uma nova postura, compromisso e competencia voltada para a melhoria da qualidade do Ensino Publico. A referida pesquisa foi realizada numa 1ª serie do ensino fundamental, fazendo assim o confronto entre a opiniao dos autores e a pratica educativa atual, adotada em nossas escolas. Diante do que foi exposto no decorrer do trabalho chega-se a conclusao que os educadores precisam tomar consciencia de seu verdadeiro papel como agente critico, participativo no contexto educacional. Nesta perspectiva encontra-se uma alternativa de concepcao do ensino eficiente na aprendizagem da matematica, principalmente na 1ª serie do 1º grau. |
id |
UECE-0_a946ee7ff317bd4427b91e7e5f76e5c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:7034 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova ConcepcaoEnsino de Primeiro Grau Matemática (2º grau)O presente trabalho tem como objetivo analisar, descrever e construir uma nova concepcao do ensino da matematica na 1ª serie do 1º grau, visando a melhoria do ensino-aprendizagem desta disciplina. Ela e desenvolvida de maneira clara direta e precisa, envolvendo todos os aspectos do ensino-aprendizagem, proporcionando a crianca descobrir por ela mesma tudo que foi explicado na escola, aprender a resolver problemas concretos, testar e verificar os resultados obtidos e convencer-se de que ela pode aprender sempre mais. Este estudo originou-se na leitura de varias obras relacionadas ao tema construtivismo, tais como: Piaget, Magdalena Pinho Dell Valle, Kammi, Carraher entre outros, autores estes que seguem uma linha critica que exige do professor uma nova postura, compromisso e competencia voltada para a melhoria da qualidade do Ensino Publico. A referida pesquisa foi realizada numa 1ª serie do ensino fundamental, fazendo assim o confronto entre a opiniao dos autores e a pratica educativa atual, adotada em nossas escolas. Diante do que foi exposto no decorrer do trabalho chega-se a conclusao que os educadores precisam tomar consciencia de seu verdadeiro papel como agente critico, participativo no contexto educacional. Nesta perspectiva encontra-se uma alternativa de concepcao do ensino eficiente na aprendizagem da matematica, principalmente na 1ª serie do 1º grau.Cleiton Batista VasconcelosFeitosa, Maria Margarida Albuquerque2001-10-23T00:00:00Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7034info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:7034Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao |
title |
Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao |
spellingShingle |
Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao Feitosa, Maria Margarida Albuquerque Ensino de Primeiro Grau Matemática (2º grau) |
title_short |
Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao |
title_full |
Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao |
title_fullStr |
Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao |
title_full_unstemmed |
Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao |
title_sort |
Matematica na 1ª Serie do 1º Grau: Analise Critica para Uma Nova Concepcao |
author |
Feitosa, Maria Margarida Albuquerque |
author_facet |
Feitosa, Maria Margarida Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cleiton Batista Vasconcelos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Maria Margarida Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Primeiro Grau Matemática (2º grau) |
topic |
Ensino de Primeiro Grau Matemática (2º grau) |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar, descrever e construir uma nova concepcao do ensino da matematica na 1ª serie do 1º grau, visando a melhoria do ensino-aprendizagem desta disciplina. Ela e desenvolvida de maneira clara direta e precisa, envolvendo todos os aspectos do ensino-aprendizagem, proporcionando a crianca descobrir por ela mesma tudo que foi explicado na escola, aprender a resolver problemas concretos, testar e verificar os resultados obtidos e convencer-se de que ela pode aprender sempre mais. Este estudo originou-se na leitura de varias obras relacionadas ao tema construtivismo, tais como: Piaget, Magdalena Pinho Dell Valle, Kammi, Carraher entre outros, autores estes que seguem uma linha critica que exige do professor uma nova postura, compromisso e competencia voltada para a melhoria da qualidade do Ensino Publico. A referida pesquisa foi realizada numa 1ª serie do ensino fundamental, fazendo assim o confronto entre a opiniao dos autores e a pratica educativa atual, adotada em nossas escolas. Diante do que foi exposto no decorrer do trabalho chega-se a conclusao que os educadores precisam tomar consciencia de seu verdadeiro papel como agente critico, participativo no contexto educacional. Nesta perspectiva encontra-se uma alternativa de concepcao do ensino eficiente na aprendizagem da matematica, principalmente na 1ª serie do 1º grau. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 2001-10-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7034 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=7034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828240058484785152 |