Geografia e educação ambiental no ensino médio: uma abordagem das questões ambientais no novo ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Davi Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=92604
Resumo: <div style="">De acordo com resoluções das Nações Unidas, a Educação Ambiental deve ser trabalhada numa perspectiva holística e interdisciplinar. Desse modo, se faz míster compreender como as orientações curriculares no Brasil trabalham uma Educação Ambiental verdadeiramente interdisciplinar e processual. Como recorte do tema, trabalharemos essa perspectiva sob o prisma do conhecimento geográfico, no Ensino Médio, mais precisamente o seu encerramento com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Torna-se crucial o questionamento de como tais orientações curriculares legam à Geografia as questões ambientais. Dessa forma, constituem-se enquanto objetivos a serem alcançados mediante as problemáticas acima: 1) Compreender como a Educação Ambiental é abordada para o Ensino Médio, com foco no ENEM no Brasil; 2) Contextualizar as problemáticas ambientais, como forma de chamar atenção à emergência e urgência destas; 3) Entender como a Educação Ambiental é orientada pelas Nações Unidas e, 4) Investigar as orientações curriculares para a Geografia no Ensino Médio como forma de melhor entender a sua relação com a Educação Ambiental em nosso país. Para tanto, se realizou uma investigação teórica acerca da literatura do tema, além de monografias e artigos já produzidos do assunto. Foi necessário também, mergulhar nas orientações das Nações Unidas para a Educação Ambiental, com destaque para a Carta de Belgrado (1975) e a Conferência de Tbilisi (1977). Assim como mergulhamos nas orientações e legislações brasileiras, sempre destacando aquelas referentes ao conhecimento geográfico. Finalizamos metodologicamente, analisando as provas do Novo ENEM (2009) com o objetivo de mensurar as questões ambientais na prova, onde podemos perceber uma concentração destas nas provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Palavras-chave: Educação Ambiental; Geografia; Ensino Médio; Exame Nacional do Ensino Médio.</div>
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