Geografia e educação ambiental no ensino médio: uma abordagem das questões ambientais no novo ENEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=92604 |
Resumo: | <div style="">De acordo com resoluções das Nações Unidas, a Educação Ambiental deve ser trabalhada numa perspectiva holística e interdisciplinar. Desse modo, se faz míster compreender como as orientações curriculares no Brasil trabalham uma Educação Ambiental verdadeiramente interdisciplinar e processual. Como recorte do tema, trabalharemos essa perspectiva sob o prisma do conhecimento geográfico, no Ensino Médio, mais precisamente o seu encerramento com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Torna-se crucial o questionamento de como tais orientações curriculares legam à Geografia as questões ambientais. Dessa forma, constituem-se enquanto objetivos a serem alcançados mediante as problemáticas acima: 1) Compreender como a Educação Ambiental é abordada para o Ensino Médio, com foco no ENEM no Brasil; 2) Contextualizar as problemáticas ambientais, como forma de chamar atenção à emergência e urgência destas; 3) Entender como a Educação Ambiental é orientada pelas Nações Unidas e, 4) Investigar as orientações curriculares para a Geografia no Ensino Médio como forma de melhor entender a sua relação com a Educação Ambiental em nosso país. Para tanto, se realizou uma investigação teórica acerca da literatura do tema, além de monografias e artigos já produzidos do assunto. Foi necessário também, mergulhar nas orientações das Nações Unidas para a Educação Ambiental, com destaque para a Carta de Belgrado (1975) e a Conferência de Tbilisi (1977). Assim como mergulhamos nas orientações e legislações brasileiras, sempre destacando aquelas referentes ao conhecimento geográfico. Finalizamos metodologicamente, analisando as provas do Novo ENEM (2009) com o objetivo de mensurar as questões ambientais na prova, onde podemos perceber uma concentração destas nas provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Palavras-chave: Educação Ambiental; Geografia; Ensino Médio; Exame Nacional do Ensino Médio.</div> |
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Geografia e educação ambiental no ensino médio: uma abordagem das questões ambientais no novo ENEMEducação ambiental Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Geografia Planejamento e gestão ambiental<div style="">De acordo com resoluções das Nações Unidas, a Educação Ambiental deve ser trabalhada numa perspectiva holística e interdisciplinar. Desse modo, se faz míster compreender como as orientações curriculares no Brasil trabalham uma Educação Ambiental verdadeiramente interdisciplinar e processual. Como recorte do tema, trabalharemos essa perspectiva sob o prisma do conhecimento geográfico, no Ensino Médio, mais precisamente o seu encerramento com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Torna-se crucial o questionamento de como tais orientações curriculares legam à Geografia as questões ambientais. Dessa forma, constituem-se enquanto objetivos a serem alcançados mediante as problemáticas acima: 1) Compreender como a Educação Ambiental é abordada para o Ensino Médio, com foco no ENEM no Brasil; 2) Contextualizar as problemáticas ambientais, como forma de chamar atenção à emergência e urgência destas; 3) Entender como a Educação Ambiental é orientada pelas Nações Unidas e, 4) Investigar as orientações curriculares para a Geografia no Ensino Médio como forma de melhor entender a sua relação com a Educação Ambiental em nosso país. Para tanto, se realizou uma investigação teórica acerca da literatura do tema, além de monografias e artigos já produzidos do assunto. Foi necessário também, mergulhar nas orientações das Nações Unidas para a Educação Ambiental, com destaque para a Carta de Belgrado (1975) e a Conferência de Tbilisi (1977). Assim como mergulhamos nas orientações e legislações brasileiras, sempre destacando aquelas referentes ao conhecimento geográfico. Finalizamos metodologicamente, analisando as provas do Novo ENEM (2009) com o objetivo de mensurar as questões ambientais na prova, onde podemos perceber uma concentração destas nas provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Palavras-chave: Educação Ambiental; Geografia; Ensino Médio; Exame Nacional do Ensino Médio.</div><div style="">According to the United Nations resolutions, the environmental education must be worked in a holistic and interdisciplinary perspective. Thus, it is very important understand how the curriculum guidelines in Brazil work an Environmental Education truly interdisciplinary and procedural. Theme of the cut, we'll work this perspective in the light of geographical knowledge, in high school, more precisely its closure with the National Secondary Education Examination (ENEM). It is crucial the question of how such curriculum guidelines bequeath to Geography environmental issues. Thus constitute as objectives to be achieved by the problems above: 1) Understanding how environmental education is addressed to high school, focusing on ENEM in Brazil; 2) To contextualize the environmental problems as a way to draw attention to emergency and urgency of these; 3) Understanding how environmental education is guided by the United Nations and, 4) To investigate the curriculum guidelines for Geography in high school as a way to better understand their relationship with environmental education in our country. Therefore, it held a theoretical research on the subject of literature, as well as monographs and articles already produced the subject. It was also necessary, soak in the United Nations guidelines for environmental education, especially the Belgrade Charter (1975) and the Tbilisi Conference (1977). As we deepen in the guidelines and Brazilian legislation, always highlighting those related to geographical knowledge. Lastly, analyzing the evidence of the Novo ENEM (2009) in order to measure the environmental issues in the race, where we can see a concentration of those in evidence of Nature Sciences and the Humanities Sciences. Keywords: Environmental Education; Geography; High School; National Secondary Education Examination.</div>Universidade Estadual do CearáANGELA MARIA FALCAO DA SILVACosta, Davi Oliveira2019-10-01T14:22:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=92604info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2019-10-01T14:22:56Zoai:uece.br:92604Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2019-10-01T14:22:56Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
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