A mediação da audiodescrição no contexto escolar: uma proposta de leitura acessível para crianças com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=85507 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo desenvolver, a partir da análise do livro O menino que via com as mãos, um roteiro de audiodescrição (AD) apoiado nos princípios norteadores da AD, com base nas imagens estáticas do paradidático, tendo como referência as contribuições de Motta (2016) e Alves (2012). Para tanto, adota os princípios metodológicos pautados na abordagem qualitativa, e como método investigativo a pesquisa descritiva, apoiada em Araújo, Nascimento e Araújo (2018). Nessa perspectiva, realiza a análise do paradidático O menino que via com as mãos e a construção do roteiro de audiodescrição direcionado para o público infantil com deficiência visual. A escolha dessa obra ocorreu por ser um material voltado para leitura acessível em Braille para pessoa com deficiência visual. O livro paradidático tem a escrita impressa e em Braille, desenhos grandes contornados por pontilhados. No entanto, outra forma de acessibilidade comunicacional, como a audiodescrição, pode ser contemplada, visando a um maior entendimento da história por meio das descrições das imagens por parte do público infantil ao qual o material se destina. O resultado do estudo contempla a audiodescrição do paradidático para uma maior participação e interação do público infantil com deficiência visual. Este estudo assume uma perspectiva acessível pelo agenciamento da audiodescrição, ao colaborar com o processo de inclusão desses sujeitos. Palavras-chave: Audiodescrição. Acessibilidade para leitura. Audiodescrição do livro paradidático. |
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A mediação da audiodescrição no contexto escolar: uma proposta de leitura acessível para crianças com deficiência visualAudiodescrição Deficiente Visual - Acessibilidade Tradução audiovisual acessívelEste trabalho tem como objetivo desenvolver, a partir da análise do livro O menino que via com as mãos, um roteiro de audiodescrição (AD) apoiado nos princípios norteadores da AD, com base nas imagens estáticas do paradidático, tendo como referência as contribuições de Motta (2016) e Alves (2012). Para tanto, adota os princípios metodológicos pautados na abordagem qualitativa, e como método investigativo a pesquisa descritiva, apoiada em Araújo, Nascimento e Araújo (2018). Nessa perspectiva, realiza a análise do paradidático O menino que via com as mãos e a construção do roteiro de audiodescrição direcionado para o público infantil com deficiência visual. A escolha dessa obra ocorreu por ser um material voltado para leitura acessível em Braille para pessoa com deficiência visual. O livro paradidático tem a escrita impressa e em Braille, desenhos grandes contornados por pontilhados. No entanto, outra forma de acessibilidade comunicacional, como a audiodescrição, pode ser contemplada, visando a um maior entendimento da história por meio das descrições das imagens por parte do público infantil ao qual o material se destina. O resultado do estudo contempla a audiodescrição do paradidático para uma maior participação e interação do público infantil com deficiência visual. Este estudo assume uma perspectiva acessível pelo agenciamento da audiodescrição, ao colaborar com o processo de inclusão desses sujeitos. Palavras-chave: Audiodescrição. Acessibilidade para leitura. Audiodescrição do livro paradidático.Este trabajo tiene como objetivo, a partir del análisis del libro "el niño que vio con sus manos", un guía de audiodescripción (AD) apoyado por los principios orientadores de AD, basado en las imágenes estáticas del paradidáctico, teniendo como referencia las contribuciones de Motta (2016) y Alves (2012). Para tanto, adopta los principios metodológicos basados en el enfoque cualitativo y, como método de investigación, la investigación descriptiva, apoyada por Araújo, Nascimento y Araújo (2018). Desde esta perspectiva, realiza el análisis del paradidáctico O menino que via com as mãos y la construcción del guía para la audiodescripción dirigido a los niños con discapacidad visual. La elección del libro en cuestión fue motivada por ser un material orientado a la lectura accesible en Braille para personas con discapacidad visual. El libro paradidáctico ha impreso escritura en Braille, grandes diseños bordeados por puntos. Sin embargo, se puede contemplar otra forma de accesibilidad comunicacional, como la audiodescripción, que tiene como objetivo una mayor comprensión de la historia a través de las descripciones de las imágenes por el público infantil que fue destinado el material. El resultado del estudio contempla la audiodescripción de la paradidáctica para una mayor participación e interacción de niños con discapacidad visual. Este estudio asumí una perspectiva accesible por el recurso de audiodescripción, colaborando con el proceso de inclusión de estos sujetos. Palavras-chave: Audiodescripción. Accesibilidad para lectura. Audiodescripción del libro paradidácticoUniversidade Estadual do CearáKLISTENES BASTOS BRAGASilva, Jane Cleide Bispo dos Santos2019-06-11T14:04:37Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=85507info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2019-06-11T14:04:37Zoai:uece.br:85507Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2019-06-11T14:04:37Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
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