A mediação da audiodescrição no contexto escolar: uma proposta de leitura acessível para crianças com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jane Cleide Bispo dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=85507
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver, a partir da análise do livro O menino que via com as mãos, um roteiro de audiodescrição (AD) apoiado nos princípios norteadores da AD, com base nas imagens estáticas do paradidático, tendo como referência as contribuições de Motta (2016) e Alves (2012). Para tanto, adota os princípios metodológicos pautados na abordagem qualitativa, e como método investigativo a pesquisa descritiva, apoiada em Araújo, Nascimento e Araújo (2018). Nessa perspectiva, realiza a análise do paradidático O menino que via com as mãos e a construção do roteiro de audiodescrição direcionado para o público infantil com deficiência visual. A escolha dessa obra ocorreu por ser um material voltado para leitura acessível em Braille para pessoa com deficiência visual. O livro paradidático tem a escrita impressa e em Braille, desenhos grandes contornados por pontilhados. No entanto, outra forma de acessibilidade comunicacional, como a audiodescrição, pode ser contemplada, visando a um maior entendimento da história por meio das descrições das imagens por parte do público infantil ao qual o material se destina. O resultado do estudo contempla a audiodescrição do paradidático para uma maior participação e interação do público infantil com deficiência visual. Este estudo assume uma perspectiva acessível pelo agenciamento da audiodescrição, ao colaborar com o processo de inclusão desses sujeitos. Palavras-chave: Audiodescrição. Acessibilidade para leitura. Audiodescrição do livro paradidático.
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