A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162
Resumo: Identifica e analisa as razões favoráveis e contrárias à dimensão pedagógica da revisão por pares nos três colégios de áreas do conhecimento a partir do ponto de vista de autores e revisores de periódicos científicos. Os dados foram obtidos por meio da questão aberta de um questionário on-line e passaram por um processo de categorização com utilização de um programa de computador de auxílio à análise qualitativa. Os resultados evidenciaram razões contrárias e favoráveis à dimensão pedagógica da revisão por pares, como também limites e possibilidades para tomar essa atividade uma experiência de aprendizagem. Conclui-se reconhecendo a revisão por pares como uma importante oportunidade de formação para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e que os limites do caráter formativo desse processo, se superados, reforçam ainda mais sua natureza pedagógica.  
id UECE-1_67af1f872b0fcfbc6349017313916f0e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/162
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileiraRevisão por paresElementos da pesquisaFormaçãoEducaçãoIdentifica e analisa as razões favoráveis e contrárias à dimensão pedagógica da revisão por pares nos três colégios de áreas do conhecimento a partir do ponto de vista de autores e revisores de periódicos científicos. Os dados foram obtidos por meio da questão aberta de um questionário on-line e passaram por um processo de categorização com utilização de um programa de computador de auxílio à análise qualitativa. Os resultados evidenciaram razões contrárias e favoráveis à dimensão pedagógica da revisão por pares, como também limites e possibilidades para tomar essa atividade uma experiência de aprendizagem. Conclui-se reconhecendo a revisão por pares como uma importante oportunidade de formação para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e que os limites do caráter formativo desse processo, se superados, reforçam ainda mais sua natureza pedagógica.  EdUECE2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/16210.25053/edufor.v2i6.1991Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 101-122Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 101-1222448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162/144Copyright (c) 2017 Cláudio Nei Nascimento da Silva, Suzana Pinheiro Machado Muellerhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cláudio Nei Nascimento daMueller, Suzana Pinheiro Machado2023-06-29T11:39:04Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/162Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:04Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
title A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
spellingShingle A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Revisão por pares
Elementos da pesquisa
Formação
Educação
title_short A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
title_full A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
title_fullStr A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
title_full_unstemmed A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
title_sort A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
author Silva, Cláudio Nei Nascimento da
author_facet Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Mueller, Suzana Pinheiro Machado
author_role author
author2 Mueller, Suzana Pinheiro Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Mueller, Suzana Pinheiro Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão por pares
Elementos da pesquisa
Formação
Educação
topic Revisão por pares
Elementos da pesquisa
Formação
Educação
description Identifica e analisa as razões favoráveis e contrárias à dimensão pedagógica da revisão por pares nos três colégios de áreas do conhecimento a partir do ponto de vista de autores e revisores de periódicos científicos. Os dados foram obtidos por meio da questão aberta de um questionário on-line e passaram por um processo de categorização com utilização de um programa de computador de auxílio à análise qualitativa. Os resultados evidenciaram razões contrárias e favoráveis à dimensão pedagógica da revisão por pares, como também limites e possibilidades para tomar essa atividade uma experiência de aprendizagem. Conclui-se reconhecendo a revisão por pares como uma importante oportunidade de formação para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e que os limites do caráter formativo desse processo, se superados, reforçam ainda mais sua natureza pedagógica.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162
10.25053/edufor.v2i6.1991
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i6.1991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162/144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cláudio Nei Nascimento da Silva, Suzana Pinheiro Machado Mueller
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cláudio Nei Nascimento da Silva, Suzana Pinheiro Machado Mueller
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122
Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 101-122
Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329443023847424