A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
DOI: 10.25053/edufor.v2i6.1991
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162
Resumo: Identifica e analisa as razões favoráveis e contrárias à dimensão pedagógica da revisão por pares nos três colégios de áreas do conhecimento a partir do ponto de vista de autores e revisores de periódicos científicos. Os dados foram obtidos por meio da questão aberta de um questionário on-line e passaram por um processo de categorização com utilização de um programa de computador de auxílio à análise qualitativa. Os resultados evidenciaram razões contrárias e favoráveis à dimensão pedagógica da revisão por pares, como também limites e possibilidades para tomar essa atividade uma experiência de aprendizagem. Conclui-se reconhecendo a revisão por pares como uma importante oportunidade de formação para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e que os limites do caráter formativo desse processo, se superados, reforçam ainda mais sua natureza pedagógica.  
id UECE-1_67af1f872b0fcfbc6349017313916f0e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/162
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
spelling A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileiraRevisão por paresElementos da pesquisaFormaçãoEducaçãoIdentifica e analisa as razões favoráveis e contrárias à dimensão pedagógica da revisão por pares nos três colégios de áreas do conhecimento a partir do ponto de vista de autores e revisores de periódicos científicos. Os dados foram obtidos por meio da questão aberta de um questionário on-line e passaram por um processo de categorização com utilização de um programa de computador de auxílio à análise qualitativa. Os resultados evidenciaram razões contrárias e favoráveis à dimensão pedagógica da revisão por pares, como também limites e possibilidades para tomar essa atividade uma experiência de aprendizagem. Conclui-se reconhecendo a revisão por pares como uma importante oportunidade de formação para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e que os limites do caráter formativo desse processo, se superados, reforçam ainda mais sua natureza pedagógica.  EdUECE2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/16210.25053/edufor.v2i6.1991Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 101-122Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 101-1222448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162/144Copyright (c) 2017 Cláudio Nei Nascimento da Silva, Suzana Pinheiro Machado Muellerhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cláudio Nei Nascimento daMueller, Suzana Pinheiro Machado2023-06-29T11:39:04Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/162Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:04Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
title A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
spellingShingle A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Revisão por pares
Elementos da pesquisa
Formação
Educação
Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Revisão por pares
Elementos da pesquisa
Formação
Educação
title_short A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
title_full A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
title_fullStr A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
title_full_unstemmed A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
title_sort A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
author Silva, Cláudio Nei Nascimento da
author_facet Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Mueller, Suzana Pinheiro Machado
author_role author
author2 Mueller, Suzana Pinheiro Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Mueller, Suzana Pinheiro Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão por pares
Elementos da pesquisa
Formação
Educação
topic Revisão por pares
Elementos da pesquisa
Formação
Educação
description Identifica e analisa as razões favoráveis e contrárias à dimensão pedagógica da revisão por pares nos três colégios de áreas do conhecimento a partir do ponto de vista de autores e revisores de periódicos científicos. Os dados foram obtidos por meio da questão aberta de um questionário on-line e passaram por um processo de categorização com utilização de um programa de computador de auxílio à análise qualitativa. Os resultados evidenciaram razões contrárias e favoráveis à dimensão pedagógica da revisão por pares, como também limites e possibilidades para tomar essa atividade uma experiência de aprendizagem. Conclui-se reconhecendo a revisão por pares como uma importante oportunidade de formação para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e que os limites do caráter formativo desse processo, se superados, reforçam ainda mais sua natureza pedagógica.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162
10.25053/edufor.v2i6.1991
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i6.1991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162/144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cláudio Nei Nascimento da Silva, Suzana Pinheiro Machado Mueller
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cláudio Nei Nascimento da Silva, Suzana Pinheiro Machado Mueller
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122
Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 101-122
Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1822181124409917441
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.25053/edufor.v2i6.1991