A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
DOI: | 10.25053/edufor.v2i6.1991 |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162 |
Resumo: | Identifica e analisa as razões favoráveis e contrárias à dimensão pedagógica da revisão por pares nos três colégios de áreas do conhecimento a partir do ponto de vista de autores e revisores de periódicos científicos. Os dados foram obtidos por meio da questão aberta de um questionário on-line e passaram por um processo de categorização com utilização de um programa de computador de auxílio à análise qualitativa. Os resultados evidenciaram razões contrárias e favoráveis à dimensão pedagógica da revisão por pares, como também limites e possibilidades para tomar essa atividade uma experiência de aprendizagem. Conclui-se reconhecendo a revisão por pares como uma importante oportunidade de formação para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e que os limites do caráter formativo desse processo, se superados, reforçam ainda mais sua natureza pedagógica. |
id |
UECE-1_67af1f872b0fcfbc6349017313916f0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/162 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
spelling |
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileiraRevisão por paresElementos da pesquisaFormaçãoEducaçãoIdentifica e analisa as razões favoráveis e contrárias à dimensão pedagógica da revisão por pares nos três colégios de áreas do conhecimento a partir do ponto de vista de autores e revisores de periódicos científicos. Os dados foram obtidos por meio da questão aberta de um questionário on-line e passaram por um processo de categorização com utilização de um programa de computador de auxílio à análise qualitativa. Os resultados evidenciaram razões contrárias e favoráveis à dimensão pedagógica da revisão por pares, como também limites e possibilidades para tomar essa atividade uma experiência de aprendizagem. Conclui-se reconhecendo a revisão por pares como uma importante oportunidade de formação para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e que os limites do caráter formativo desse processo, se superados, reforçam ainda mais sua natureza pedagógica. EdUECE2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/16210.25053/edufor.v2i6.1991Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 101-122Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 101-1222448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162/144Copyright (c) 2017 Cláudio Nei Nascimento da Silva, Suzana Pinheiro Machado Muellerhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cláudio Nei Nascimento daMueller, Suzana Pinheiro Machado2023-06-29T11:39:04Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/162Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:04Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira |
title |
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira |
spellingShingle |
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira Silva, Cláudio Nei Nascimento da Revisão por pares Elementos da pesquisa Formação Educação Silva, Cláudio Nei Nascimento da Revisão por pares Elementos da pesquisa Formação Educação |
title_short |
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira |
title_full |
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira |
title_fullStr |
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira |
title_full_unstemmed |
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira |
title_sort |
A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira |
author |
Silva, Cláudio Nei Nascimento da |
author_facet |
Silva, Cláudio Nei Nascimento da Silva, Cláudio Nei Nascimento da Mueller, Suzana Pinheiro Machado Mueller, Suzana Pinheiro Machado |
author_role |
author |
author2 |
Mueller, Suzana Pinheiro Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cláudio Nei Nascimento da Mueller, Suzana Pinheiro Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão por pares Elementos da pesquisa Formação Educação |
topic |
Revisão por pares Elementos da pesquisa Formação Educação |
description |
Identifica e analisa as razões favoráveis e contrárias à dimensão pedagógica da revisão por pares nos três colégios de áreas do conhecimento a partir do ponto de vista de autores e revisores de periódicos científicos. Os dados foram obtidos por meio da questão aberta de um questionário on-line e passaram por um processo de categorização com utilização de um programa de computador de auxílio à análise qualitativa. Os resultados evidenciaram razões contrárias e favoráveis à dimensão pedagógica da revisão por pares, como também limites e possibilidades para tomar essa atividade uma experiência de aprendizagem. Conclui-se reconhecendo a revisão por pares como uma importante oportunidade de formação para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e que os limites do caráter formativo desse processo, se superados, reforçam ainda mais sua natureza pedagógica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162 10.25053/edufor.v2i6.1991 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i6.1991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162/144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cláudio Nei Nascimento da Silva, Suzana Pinheiro Machado Mueller http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cláudio Nei Nascimento da Silva, Suzana Pinheiro Machado Mueller http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122 Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 101-122 Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 101-122 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1822181124409917441 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25053/edufor.v2i6.1991 |