Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Edna Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Muniz, Dinéa Maria Sobral, Oliveira Júnior, Osvaldo Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/857
Resumo: Este trabalho resulta de experiência em que, a partir da leitura do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, na educação profissionalizante integrada ao ensino médio,buscou-se viabilizar a enunciação de discursos e potencializar outros usos sociais da linguagem, ampliando os espaços de aprendizagem. Para tanto, elegeu-se a Sequência Didática (SD), conforme propõem Dolz e Schneuwly (2004) para debater sobre o enredo do conto, a narrativa, impressões pessoais e valores morais, como forma de colaborar na formação humanística de cada discente, e como mote para a produção do gênero textual resenha crítica. Os alunos dos primeiros anos do ensino médio tiveram acesso ao texto e iniciaram um debate que se seguiu com mais intensidade via grupo de leitura, criado no Facebook para essa finalidade. Observou-seintensa participação e envolvimento dos alunos nesse tipo de atividade, uma vez que ela assegura espaços de participação ativa, dando voz aos alunos, além de oportunizar, posteriormente, discussões coletivas em sala de aula.
id UECE-1_7db43bc13e34cdf300688f70acde9f6b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/857
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médioEnsinoAprendizagemLinguagemsequência didática.Este trabalho resulta de experiência em que, a partir da leitura do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, na educação profissionalizante integrada ao ensino médio,buscou-se viabilizar a enunciação de discursos e potencializar outros usos sociais da linguagem, ampliando os espaços de aprendizagem. Para tanto, elegeu-se a Sequência Didática (SD), conforme propõem Dolz e Schneuwly (2004) para debater sobre o enredo do conto, a narrativa, impressões pessoais e valores morais, como forma de colaborar na formação humanística de cada discente, e como mote para a produção do gênero textual resenha crítica. Os alunos dos primeiros anos do ensino médio tiveram acesso ao texto e iniciaram um debate que se seguiu com mais intensidade via grupo de leitura, criado no Facebook para essa finalidade. Observou-seintensa participação e envolvimento dos alunos nesse tipo de atividade, uma vez que ela assegura espaços de participação ativa, dando voz aos alunos, além de oportunizar, posteriormente, discussões coletivas em sala de aula.EdUECE2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/85710.25053/redufor.v3i9.857Educ. Form.; Vol. 3 No. 9 (2018): Educação & Formação; 71-87Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Educação & Formação; 71-87Éducation et formation; Vol. 3 No 9 (2018): Educação & Formação; 71-87Educ. Form.; v. 3 n. 9 (2018): Educação & Formação; 71-872448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/857/759Copyright (c) 2018 Edna Maria de Oliveira Ferreira, Dinéa Maria Sobral Muniz, Osvaldo Barreto Oliveira Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Edna Maria de OliveiraMuniz, Dinéa Maria SobralOliveira Júnior, Osvaldo Barreto2023-06-29T12:08:40Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/857Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:08:40Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio
title Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio
spellingShingle Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio
Ferreira, Edna Maria de Oliveira
Ensino
Aprendizagem
Linguagem
sequência didática
.
title_short Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio
title_full Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio
title_fullStr Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio
title_full_unstemmed Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio
title_sort Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio
author Ferreira, Edna Maria de Oliveira
author_facet Ferreira, Edna Maria de Oliveira
Muniz, Dinéa Maria Sobral
Oliveira Júnior, Osvaldo Barreto
author_role author
author2 Muniz, Dinéa Maria Sobral
Oliveira Júnior, Osvaldo Barreto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Edna Maria de Oliveira
Muniz, Dinéa Maria Sobral
Oliveira Júnior, Osvaldo Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Linguagem
sequência didática
.
topic Ensino
Aprendizagem
Linguagem
sequência didática
.
description Este trabalho resulta de experiência em que, a partir da leitura do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, na educação profissionalizante integrada ao ensino médio,buscou-se viabilizar a enunciação de discursos e potencializar outros usos sociais da linguagem, ampliando os espaços de aprendizagem. Para tanto, elegeu-se a Sequência Didática (SD), conforme propõem Dolz e Schneuwly (2004) para debater sobre o enredo do conto, a narrativa, impressões pessoais e valores morais, como forma de colaborar na formação humanística de cada discente, e como mote para a produção do gênero textual resenha crítica. Os alunos dos primeiros anos do ensino médio tiveram acesso ao texto e iniciaram um debate que se seguiu com mais intensidade via grupo de leitura, criado no Facebook para essa finalidade. Observou-seintensa participação e envolvimento dos alunos nesse tipo de atividade, uma vez que ela assegura espaços de participação ativa, dando voz aos alunos, além de oportunizar, posteriormente, discussões coletivas em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/857
10.25053/redufor.v3i9.857
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/857
identifier_str_mv 10.25053/redufor.v3i9.857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/857/759
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 3 No. 9 (2018): Educação & Formação; 71-87
Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Educação & Formação; 71-87
Éducation et formation; Vol. 3 No 9 (2018): Educação & Formação; 71-87
Educ. Form.; v. 3 n. 9 (2018): Educação & Formação; 71-87
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329443621535744