Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/857 |
Resumo: | Este trabalho resulta de experiência em que, a partir da leitura do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, na educação profissionalizante integrada ao ensino médio,buscou-se viabilizar a enunciação de discursos e potencializar outros usos sociais da linguagem, ampliando os espaços de aprendizagem. Para tanto, elegeu-se a Sequência Didática (SD), conforme propõem Dolz e Schneuwly (2004) para debater sobre o enredo do conto, a narrativa, impressões pessoais e valores morais, como forma de colaborar na formação humanística de cada discente, e como mote para a produção do gênero textual resenha crítica. Os alunos dos primeiros anos do ensino médio tiveram acesso ao texto e iniciaram um debate que se seguiu com mais intensidade via grupo de leitura, criado no Facebook para essa finalidade. Observou-seintensa participação e envolvimento dos alunos nesse tipo de atividade, uma vez que ela assegura espaços de participação ativa, dando voz aos alunos, além de oportunizar, posteriormente, discussões coletivas em sala de aula. |
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