A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao exame nacional do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jean Mac Cole Tavares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Maria Kélia da, Melo, Silvano Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/180
Resumo: Analisa-se o processo de adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio/Sistema de Seleção Unificada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, efetivado em 2015, objetivando perceber os processos de democratização do acesso à educação superior na referida universidade. Perscrutaram-se os ganhos que a adesão ao Exame Nacionalpela universidade representa para o acesso ao ensino superior na instituição. Os dados aqui organizados advieram de pesquisa bibliográfica. Ademais, os dados sobre o Exame Nacional, o Sistema Único de Seleção e o processo de adesão implantado pela universidade, dentre outros, foram obtidos de pesquisas a notícias e reportagens veiculadas principalmente em portais eletrônicos do governo e da instituição.
id UECE-1_a8a9436cc851c5f1e4ab9d66745950b5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/180
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao exame nacional do ensino médioEnemSisuDemocratizaçãoEnsino superiorEducaçãoAnalisa-se o processo de adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio/Sistema de Seleção Unificada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, efetivado em 2015, objetivando perceber os processos de democratização do acesso à educação superior na referida universidade. Perscrutaram-se os ganhos que a adesão ao Exame Nacionalpela universidade representa para o acesso ao ensino superior na instituição. Os dados aqui organizados advieram de pesquisa bibliográfica. Ademais, os dados sobre o Exame Nacional, o Sistema Único de Seleção e o processo de adesão implantado pela universidade, dentre outros, foram obtidos de pesquisas a notícias e reportagens veiculadas principalmente em portais eletrônicos do governo e da instituição.EdUECE2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/18010.25053/edufor.v2i6.2580Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 165-185Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 165-185Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 165-185Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 165-1852448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/180/149Copyright (c) 2017 Jean Mac Cole Tavares Santos, Maria Kélia da Silva, Silvano Ferreira Melohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jean Mac Cole TavaresSilva, Maria Kélia daMelo, Silvano Ferreira2023-06-29T11:38:50Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/180Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:38:50Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao exame nacional do ensino médio
title A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao exame nacional do ensino médio
spellingShingle A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao exame nacional do ensino médio
Santos, Jean Mac Cole Tavares
Enem
Sisu
Democratização
Ensino superior
Educação
title_short A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao exame nacional do ensino médio
title_full A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao exame nacional do ensino médio
title_fullStr A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao exame nacional do ensino médio
title_full_unstemmed A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao exame nacional do ensino médio
title_sort A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao exame nacional do ensino médio
author Santos, Jean Mac Cole Tavares
author_facet Santos, Jean Mac Cole Tavares
Silva, Maria Kélia da
Melo, Silvano Ferreira
author_role author
author2 Silva, Maria Kélia da
Melo, Silvano Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jean Mac Cole Tavares
Silva, Maria Kélia da
Melo, Silvano Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Enem
Sisu
Democratização
Ensino superior
Educação
topic Enem
Sisu
Democratização
Ensino superior
Educação
description Analisa-se o processo de adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio/Sistema de Seleção Unificada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, efetivado em 2015, objetivando perceber os processos de democratização do acesso à educação superior na referida universidade. Perscrutaram-se os ganhos que a adesão ao Exame Nacionalpela universidade representa para o acesso ao ensino superior na instituição. Os dados aqui organizados advieram de pesquisa bibliográfica. Ademais, os dados sobre o Exame Nacional, o Sistema Único de Seleção e o processo de adesão implantado pela universidade, dentre outros, foram obtidos de pesquisas a notícias e reportagens veiculadas principalmente em portais eletrônicos do governo e da instituição.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/180
10.25053/edufor.v2i6.2580
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/180
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i6.2580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/180/149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Jean Mac Cole Tavares Santos, Maria Kélia da Silva, Silvano Ferreira Melo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Jean Mac Cole Tavares Santos, Maria Kélia da Silva, Silvano Ferreira Melo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 6 (2017): Educação & Formação; 165-185
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 6 (2017): Educação & Formação; 165-185
Éducation et formation; Vol. 2 No 6 (2017): Educação & Formação; 165-185
Educ. Form.; v. 2 n. 6 (2017): Educação & Formação; 165-185
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329443055304704