Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116 |
Resumo: | A equivocada leitura das teorias de aprendizagem no contexto da formação de professores tem não somente banalizado seus conceitos, mas influenciado a prática docente para uma exaustiva utilização de estratégias de ensino centradas unicamente no aluno. O presente trabalho buscou conhecer as representações de licenciandos em relação às teorias de aprendizagem e como elas influenciam a prática pedagógica. A coleta de dados foi organizada em quatro situações, em ordem, a saber: i) classificação do nível de adequação das teorias de aprendizagem em relação à formulação do conceito de “gene” apresentado; ii) elaboração de plano de aula para o ensino do conceito de gene; iii) definição pessoal de educação construtivista; iv) elaboração de plano de aula, segundo a teoria construtivista, para o ensino do conceito de gene. Os resultados revelaram que a maioria dos discentes apresenta representações sobre as teorias de aprendizagem que culminam numa prática de caráter empirista. |
id |
UECE-1_f6708ac193ec6340a8d192a1eca8b408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/116 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em focoFormação docente.Ensino de Ciências.Pluralismo metodológico.Prática de ensino.EpistemologiaeducaçãoA equivocada leitura das teorias de aprendizagem no contexto da formação de professores tem não somente banalizado seus conceitos, mas influenciado a prática docente para uma exaustiva utilização de estratégias de ensino centradas unicamente no aluno. O presente trabalho buscou conhecer as representações de licenciandos em relação às teorias de aprendizagem e como elas influenciam a prática pedagógica. A coleta de dados foi organizada em quatro situações, em ordem, a saber: i) classificação do nível de adequação das teorias de aprendizagem em relação à formulação do conceito de “gene” apresentado; ii) elaboração de plano de aula para o ensino do conceito de gene; iii) definição pessoal de educação construtivista; iv) elaboração de plano de aula, segundo a teoria construtivista, para o ensino do conceito de gene. Os resultados revelaram que a maioria dos discentes apresenta representações sobre as teorias de aprendizagem que culminam numa prática de caráter empirista.EdUECE2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11610.25053/edufor.v1i3.1900Educ. Form.; Vol. 1 No. 3 (2016): Educação & Formação; 112-124Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Educação & Formação; 112-124Éducation et formation; Vol. 1 No 3 (2016): Educação & Formação; 112-124Educ. Form.; v. 1 n. 3 (2016): Educação & Formação; 112-1242448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116/99Copyright (c) 2016 Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues, Boscolli Barbosa Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Fernanda Fernandes dos SantosPereira, Boscolli Barbosa2023-06-29T12:04:36Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/116Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:36Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco |
title |
Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco |
spellingShingle |
Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos Formação docente. Ensino de Ciências. Pluralismo metodológico. Prática de ensino. Epistemologia educação |
title_short |
Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco |
title_full |
Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco |
title_fullStr |
Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco |
title_full_unstemmed |
Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco |
title_sort |
Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco |
author |
Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos |
author_facet |
Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos Pereira, Boscolli Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Boscolli Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos Pereira, Boscolli Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente. Ensino de Ciências. Pluralismo metodológico. Prática de ensino. Epistemologia educação |
topic |
Formação docente. Ensino de Ciências. Pluralismo metodológico. Prática de ensino. Epistemologia educação |
description |
A equivocada leitura das teorias de aprendizagem no contexto da formação de professores tem não somente banalizado seus conceitos, mas influenciado a prática docente para uma exaustiva utilização de estratégias de ensino centradas unicamente no aluno. O presente trabalho buscou conhecer as representações de licenciandos em relação às teorias de aprendizagem e como elas influenciam a prática pedagógica. A coleta de dados foi organizada em quatro situações, em ordem, a saber: i) classificação do nível de adequação das teorias de aprendizagem em relação à formulação do conceito de “gene” apresentado; ii) elaboração de plano de aula para o ensino do conceito de gene; iii) definição pessoal de educação construtivista; iv) elaboração de plano de aula, segundo a teoria construtivista, para o ensino do conceito de gene. Os resultados revelaram que a maioria dos discentes apresenta representações sobre as teorias de aprendizagem que culminam numa prática de caráter empirista. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116 10.25053/edufor.v1i3.1900 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v1i3.1900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116/99 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues, Boscolli Barbosa Pereira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues, Boscolli Barbosa Pereira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 1 No. 3 (2016): Educação & Formação; 112-124 Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Educação & Formação; 112-124 Éducation et formation; Vol. 1 No 3 (2016): Educação & Formação; 112-124 Educ. Form.; v. 1 n. 3 (2016): Educação & Formação; 112-124 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442971418624 |