Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Boscolli Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116
Resumo: A equivocada leitura das teorias de aprendizagem no contexto da formação de professores tem não somente banalizado seus conceitos, mas influenciado a prática docente para uma exaustiva utilização de estratégias de ensino centradas unicamente no aluno. O presente trabalho buscou conhecer as representações de licenciandos em relação às teorias de aprendizagem e como elas influenciam a prática pedagógica. A coleta de dados foi organizada em quatro situações, em ordem, a saber: i) classificação do nível de adequação das teorias de aprendizagem em relação à formulação do conceito de “gene” apresentado; ii) elaboração de plano de aula para o ensino do conceito de gene; iii) definição pessoal de educação construtivista; iv) elaboração de plano de aula, segundo a teoria construtivista, para o ensino do conceito de gene. Os resultados revelaram que a maioria dos discentes apresenta representações sobre as teorias de aprendizagem que culminam numa prática de caráter empirista.
id UECE-1_f6708ac193ec6340a8d192a1eca8b408
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/116
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em focoFormação docente.Ensino de Ciências.Pluralismo metodológico.Prática de ensino.EpistemologiaeducaçãoA equivocada leitura das teorias de aprendizagem no contexto da formação de professores tem não somente banalizado seus conceitos, mas influenciado a prática docente para uma exaustiva utilização de estratégias de ensino centradas unicamente no aluno. O presente trabalho buscou conhecer as representações de licenciandos em relação às teorias de aprendizagem e como elas influenciam a prática pedagógica. A coleta de dados foi organizada em quatro situações, em ordem, a saber: i) classificação do nível de adequação das teorias de aprendizagem em relação à formulação do conceito de “gene” apresentado; ii) elaboração de plano de aula para o ensino do conceito de gene; iii) definição pessoal de educação construtivista; iv) elaboração de plano de aula, segundo a teoria construtivista, para o ensino do conceito de gene. Os resultados revelaram que a maioria dos discentes apresenta representações sobre as teorias de aprendizagem que culminam numa prática de caráter empirista.EdUECE2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11610.25053/edufor.v1i3.1900Educ. Form.; Vol. 1 No. 3 (2016): Educação & Formação; 112-124Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Educação & Formação; 112-124Éducation et formation; Vol. 1 No 3 (2016): Educação & Formação; 112-124Educ. Form.; v. 1 n. 3 (2016): Educação & Formação; 112-1242448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116/99Copyright (c) 2016 Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues, Boscolli Barbosa Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Fernanda Fernandes dos SantosPereira, Boscolli Barbosa2023-06-29T12:04:36Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/116Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:36Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco
title Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco
spellingShingle Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco
Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos
Formação docente.
Ensino de Ciências.
Pluralismo metodológico.
Prática de ensino.
Epistemologia
educação
title_short Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco
title_full Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco
title_fullStr Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco
title_full_unstemmed Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco
title_sort Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco
author Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos
author_facet Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos
Pereira, Boscolli Barbosa
author_role author
author2 Pereira, Boscolli Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos
Pereira, Boscolli Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente.
Ensino de Ciências.
Pluralismo metodológico.
Prática de ensino.
Epistemologia
educação
topic Formação docente.
Ensino de Ciências.
Pluralismo metodológico.
Prática de ensino.
Epistemologia
educação
description A equivocada leitura das teorias de aprendizagem no contexto da formação de professores tem não somente banalizado seus conceitos, mas influenciado a prática docente para uma exaustiva utilização de estratégias de ensino centradas unicamente no aluno. O presente trabalho buscou conhecer as representações de licenciandos em relação às teorias de aprendizagem e como elas influenciam a prática pedagógica. A coleta de dados foi organizada em quatro situações, em ordem, a saber: i) classificação do nível de adequação das teorias de aprendizagem em relação à formulação do conceito de “gene” apresentado; ii) elaboração de plano de aula para o ensino do conceito de gene; iii) definição pessoal de educação construtivista; iv) elaboração de plano de aula, segundo a teoria construtivista, para o ensino do conceito de gene. Os resultados revelaram que a maioria dos discentes apresenta representações sobre as teorias de aprendizagem que culminam numa prática de caráter empirista.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116
10.25053/edufor.v1i3.1900
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v1i3.1900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116/99
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues, Boscolli Barbosa Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues, Boscolli Barbosa Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 1 No. 3 (2016): Educação & Formação; 112-124
Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Educação & Formação; 112-124
Éducation et formation; Vol. 1 No 3 (2016): Educação & Formação; 112-124
Educ. Form.; v. 1 n. 3 (2016): Educação & Formação; 112-124
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442971418624