Políticas de redução da desigualdade sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Angela Mara Barros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118
Resumo: O tema tratado neste texto é a desigualdade sociocultural, tendo como objetivo compreender as políticas públicas e sociais que, engendradas nesta sociedade, formam o escopo para entender este objeto. O problema que motivou este escrito baseou-se no seguinte questionamento: é possível a superação da desigualdade sociocultural na América Latina? A partir dessa questão, foi possível analisar as complexidades que envolvem a região latino-americana no que tange às diferentes formas de desigualdade. As unidades do texto trabalhadas foram: alguns conceitos de desigualdade observados na região latino-americana, bem como os princípios e fundamentos que os sustentam; o capitalismo monopolista e o papel do Estado e sua refuncionalização na compreensão da desigualdade sociocultural. Nesse sentido, a discussão fundamentou-se nos pressupostos históricos que têm como perspectiva a totalidade, a hegemonia e a mediação. O terceiro e último ponto debatido foi a possível superação da desigualdade sociocultural na América Latina.
id UECE-1_fe0e56efd453f9cac0b8700074e1c112
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/118
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Políticas de redução da desigualdade socioculturalAmérica LatinaEstadoPolíticas públicasDesigualdade socioculturaleducaçãoO tema tratado neste texto é a desigualdade sociocultural, tendo como objetivo compreender as políticas públicas e sociais que, engendradas nesta sociedade, formam o escopo para entender este objeto. O problema que motivou este escrito baseou-se no seguinte questionamento: é possível a superação da desigualdade sociocultural na América Latina? A partir dessa questão, foi possível analisar as complexidades que envolvem a região latino-americana no que tange às diferentes formas de desigualdade. As unidades do texto trabalhadas foram: alguns conceitos de desigualdade observados na região latino-americana, bem como os princípios e fundamentos que os sustentam; o capitalismo monopolista e o papel do Estado e sua refuncionalização na compreensão da desigualdade sociocultural. Nesse sentido, a discussão fundamentou-se nos pressupostos históricos que têm como perspectiva a totalidade, a hegemonia e a mediação. O terceiro e último ponto debatido foi a possível superação da desigualdade sociocultural na América Latina.EdUECE2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11810.25053/edufor.v1i3.1621Educ. Form.; Vol. 1 No. 3 (2016): Educação & Formação; 140-153Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Educação & Formação; 140-153Éducation et formation; Vol. 1 No 3 (2016): Educação & Formação; 140-153Educ. Form.; v. 1 n. 3 (2016): Educação & Formação; 140-1532448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118/101Copyright (c) 2016 Angela Mara Barros Larahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLara, Angela Mara Barros2023-06-29T12:04:31Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/118Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:31Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de redução da desigualdade sociocultural
title Políticas de redução da desigualdade sociocultural
spellingShingle Políticas de redução da desigualdade sociocultural
Lara, Angela Mara Barros
América Latina
Estado
Políticas públicas
Desigualdade sociocultural
educação
title_short Políticas de redução da desigualdade sociocultural
title_full Políticas de redução da desigualdade sociocultural
title_fullStr Políticas de redução da desigualdade sociocultural
title_full_unstemmed Políticas de redução da desigualdade sociocultural
title_sort Políticas de redução da desigualdade sociocultural
author Lara, Angela Mara Barros
author_facet Lara, Angela Mara Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Angela Mara Barros
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Estado
Políticas públicas
Desigualdade sociocultural
educação
topic América Latina
Estado
Políticas públicas
Desigualdade sociocultural
educação
description O tema tratado neste texto é a desigualdade sociocultural, tendo como objetivo compreender as políticas públicas e sociais que, engendradas nesta sociedade, formam o escopo para entender este objeto. O problema que motivou este escrito baseou-se no seguinte questionamento: é possível a superação da desigualdade sociocultural na América Latina? A partir dessa questão, foi possível analisar as complexidades que envolvem a região latino-americana no que tange às diferentes formas de desigualdade. As unidades do texto trabalhadas foram: alguns conceitos de desigualdade observados na região latino-americana, bem como os princípios e fundamentos que os sustentam; o capitalismo monopolista e o papel do Estado e sua refuncionalização na compreensão da desigualdade sociocultural. Nesse sentido, a discussão fundamentou-se nos pressupostos históricos que têm como perspectiva a totalidade, a hegemonia e a mediação. O terceiro e último ponto debatido foi a possível superação da desigualdade sociocultural na América Latina.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118
10.25053/edufor.v1i3.1621
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v1i3.1621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118/101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Angela Mara Barros Lara
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Angela Mara Barros Lara
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 1 No. 3 (2016): Educação & Formação; 140-153
Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Educação & Formação; 140-153
Éducation et formation; Vol. 1 No 3 (2016): Educação & Formação; 140-153
Educ. Form.; v. 1 n. 3 (2016): Educação & Formação; 140-153
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442974564352