Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecer (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337 |
Resumo: | This study aims to investigate the truancy center of EEFM Teacher Jáder Moreira de Carvalho, the 1st and 2nd year of high school, evening, for the period 2000 to 2006. As specific objectives, the research aimed to: analyze the social role of the High School Night School, discuss the role of family in the success and permanence of young people in school and consider what the main factors that influence school dropout, trying to clarify its causes and to identify possible solutions to the problem. The categories covered are: access, success, failure and dropout .. The methodology used was case study and had a qualitative and quantitative approach and the direct observation of school reality, the analysis of collected data and field research as a EEFM Jáder Moreira de Carvalho, were applied semi-structured interviews, whose subjects were 12 (twelve) teachers, 25 (twenty five) students escaped the night shift, the CEO and six (6) parents of school drop-outs, totaling forty-three (43) interviews. |
id |
UECE-2_184e19dd507e3aec64d212f5726e3d3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1337 |
network_acronym_str |
UECE-2 |
network_name_str |
Conhecer (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalhoevasãorepetênciasucessopermanênciafunção social da escola públicaevasionrepetitionsuccesspermanencethe social function of public schoolThis study aims to investigate the truancy center of EEFM Teacher Jáder Moreira de Carvalho, the 1st and 2nd year of high school, evening, for the period 2000 to 2006. As specific objectives, the research aimed to: analyze the social role of the High School Night School, discuss the role of family in the success and permanence of young people in school and consider what the main factors that influence school dropout, trying to clarify its causes and to identify possible solutions to the problem. The categories covered are: access, success, failure and dropout .. The methodology used was case study and had a qualitative and quantitative approach and the direct observation of school reality, the analysis of collected data and field research as a EEFM Jáder Moreira de Carvalho, were applied semi-structured interviews, whose subjects were 12 (twelve) teachers, 25 (twenty five) students escaped the night shift, the CEO and six (6) parents of school drop-outs, totaling forty-three (43) interviews.O presente estudo tem como objetivo central investigar a evasão escolar da E.E.F.M Professor Jáder Moreira de Carvalho, nos 1º e 2º anos do Ensino Médio, noturno, referente aos anos de 2000 a 2006. Como objetivos específicos, a pesquisa visou: analisar a função social da escola do Ensino Médio Noturno; discutir qual o papel da família no sucesso e permanência dos jovens na escola e analisar quais os principais fatores que incidem sobre a evasão escolar, procurando esclarecer suas causas e apontar possíveis soluções para o problema. As categorias abordadas são: acesso, sucesso, repetência e evasão.. A metodologia usada foi estudo de caso e teve uma abordagem qualitativa e quantitativa e a observação direta da realidade escolar, na análise dos dados coletados, tendo como campo de pesquisa a E.E.F.M Jáder Moreira de Carvalho, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas, cujos sujeitos foram 12 (doze) professores, 25 (vinte e cinco) alunos evadidos do turno noturno, a diretora geral e 6 (seis) pais de alunos evadidos, totalizando quarenta e três (43) entrevistas.EdUECE2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 1 n. 01 (2011); 295-3292238-0426reponame:Conhecer (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337/1192Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Josimar Carvalho dosPouchain, Jannette Filomena2021-11-09T18:56:29Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1337Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/oaifhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br2238-04262238-0426opendoar:2021-11-09T18:56:29Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho |
title |
Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho |
spellingShingle |
Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho Santos, Maria Josimar Carvalho dos evasão repetência sucesso permanência função social da escola pública evasion repetition success permanence the social function of public school |
title_short |
Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho |
title_full |
Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho |
title_fullStr |
Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho |
title_full_unstemmed |
Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho |
title_sort |
Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho |
author |
Santos, Maria Josimar Carvalho dos |
author_facet |
Santos, Maria Josimar Carvalho dos Pouchain, Jannette Filomena |
author_role |
author |
author2 |
Pouchain, Jannette Filomena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Josimar Carvalho dos Pouchain, Jannette Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
evasão repetência sucesso permanência função social da escola pública evasion repetition success permanence the social function of public school |
topic |
evasão repetência sucesso permanência função social da escola pública evasion repetition success permanence the social function of public school |
description |
This study aims to investigate the truancy center of EEFM Teacher Jáder Moreira de Carvalho, the 1st and 2nd year of high school, evening, for the period 2000 to 2006. As specific objectives, the research aimed to: analyze the social role of the High School Night School, discuss the role of family in the success and permanence of young people in school and consider what the main factors that influence school dropout, trying to clarify its causes and to identify possible solutions to the problem. The categories covered are: access, success, failure and dropout .. The methodology used was case study and had a qualitative and quantitative approach and the direct observation of school reality, the analysis of collected data and field research as a EEFM Jáder Moreira de Carvalho, were applied semi-structured interviews, whose subjects were 12 (twelve) teachers, 25 (twenty five) students escaped the night shift, the CEO and six (6) parents of school drop-outs, totaling forty-three (43) interviews. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337/1192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 1 n. 01 (2011); 295-329 2238-0426 reponame:Conhecer (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Conhecer (Fortaleza) |
collection |
Conhecer (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
fhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br |
_version_ |
1797219788840239104 |