Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Josimar Carvalho dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pouchain, Jannette Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecer (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337
Resumo: This study aims to investigate the truancy center of EEFM Teacher Jáder Moreira de Carvalho, the 1st and 2nd year of high school, evening, for the period 2000 to 2006. As specific objectives, the research aimed to: analyze the social role of the High School Night School, discuss the role of family in the success and permanence of young people in school and consider what the main factors that influence school dropout, trying to clarify its causes and to identify possible solutions to the problem. The categories covered are: access, success, failure and dropout .. The methodology used was case study and had a qualitative and quantitative approach and the direct observation of school reality, the analysis of collected data and field research as a EEFM Jáder Moreira de Carvalho, were applied semi-structured interviews, whose subjects were 12 (twelve) teachers, 25 (twenty five) students escaped the night shift, the CEO and six (6) parents of school drop-outs, totaling forty-three (43) interviews.
id UECE-2_184e19dd507e3aec64d212f5726e3d3a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1337
network_acronym_str UECE-2
network_name_str Conhecer (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalhoevasãorepetênciasucessopermanênciafunção social da escola públicaevasionrepetitionsuccesspermanencethe social function of public schoolThis study aims to investigate the truancy center of EEFM Teacher Jáder Moreira de Carvalho, the 1st and 2nd year of high school, evening, for the period 2000 to 2006. As specific objectives, the research aimed to: analyze the social role of the High School Night School, discuss the role of family in the success and permanence of young people in school and consider what the main factors that influence school dropout, trying to clarify its causes and to identify possible solutions to the problem. The categories covered are: access, success, failure and dropout .. The methodology used was case study and had a qualitative and quantitative approach and the direct observation of school reality, the analysis of collected data and field research as a EEFM Jáder Moreira de Carvalho, were applied semi-structured interviews, whose subjects were 12 (twelve) teachers, 25 (twenty five) students escaped the night shift, the CEO and six (6) parents of school drop-outs, totaling forty-three (43) interviews.O presente estudo tem como objetivo central investigar a evasão escolar da E.E.F.M Professor Jáder Moreira de Carvalho, nos 1º e 2º anos do Ensino Médio, noturno, referente aos anos de 2000 a 2006. Como objetivos específicos, a pesquisa visou: analisar a função social da escola do Ensino Médio Noturno; discutir qual o papel da família no sucesso e permanência dos jovens na escola e analisar quais os principais fatores que incidem sobre a evasão escolar, procurando esclarecer suas causas e apontar possíveis soluções para o problema. As categorias abordadas são: acesso, sucesso, repetência e evasão.. A metodologia usada foi estudo de caso e teve uma abordagem qualitativa e quantitativa e a observação direta da realidade escolar, na análise dos dados coletados, tendo como campo de pesquisa a E.E.F.M Jáder Moreira de Carvalho, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas, cujos sujeitos foram 12 (doze) professores, 25 (vinte e cinco) alunos evadidos do turno noturno, a diretora geral e 6 (seis) pais de alunos evadidos, totalizando quarenta e três (43) entrevistas.EdUECE2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 1 n. 01 (2011); 295-3292238-0426reponame:Conhecer (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337/1192Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Josimar Carvalho dosPouchain, Jannette Filomena2021-11-09T18:56:29Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1337Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/oaifhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br2238-04262238-0426opendoar:2021-11-09T18:56:29Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho
title Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho
spellingShingle Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho
Santos, Maria Josimar Carvalho dos
evasão
repetência
sucesso
permanência
função social da escola pública
evasion
repetition
success
permanence
the social function of public school
title_short Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho
title_full Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho
title_fullStr Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho
title_full_unstemmed Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho
title_sort Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho
author Santos, Maria Josimar Carvalho dos
author_facet Santos, Maria Josimar Carvalho dos
Pouchain, Jannette Filomena
author_role author
author2 Pouchain, Jannette Filomena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Josimar Carvalho dos
Pouchain, Jannette Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv evasão
repetência
sucesso
permanência
função social da escola pública
evasion
repetition
success
permanence
the social function of public school
topic evasão
repetência
sucesso
permanência
função social da escola pública
evasion
repetition
success
permanence
the social function of public school
description This study aims to investigate the truancy center of EEFM Teacher Jáder Moreira de Carvalho, the 1st and 2nd year of high school, evening, for the period 2000 to 2006. As specific objectives, the research aimed to: analyze the social role of the High School Night School, discuss the role of family in the success and permanence of young people in school and consider what the main factors that influence school dropout, trying to clarify its causes and to identify possible solutions to the problem. The categories covered are: access, success, failure and dropout .. The methodology used was case study and had a qualitative and quantitative approach and the direct observation of school reality, the analysis of collected data and field research as a EEFM Jáder Moreira de Carvalho, were applied semi-structured interviews, whose subjects were 12 (twelve) teachers, 25 (twenty five) students escaped the night shift, the CEO and six (6) parents of school drop-outs, totaling forty-three (43) interviews.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337
url https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1337/1192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 1 n. 01 (2011); 295-329
2238-0426
reponame:Conhecer (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Conhecer (Fortaleza)
collection Conhecer (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv fhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br
_version_ 1797219788840239104