The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecer (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614 |
Resumo: | O ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” se faz obrigatório nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, a partir da sanção da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A implementação da Lei sancionada, tem por objetivo difundir as culturas negra e indígena no âmbito da formação da sociedade brasileira. Esta pesquisa trata de questões inerentes a aplicabilidade da referente Lei nos ambientes escolares, buscando a compreensão das conquistas relativas ao processo da formação de identidade cultural da sociedade nacional. Para tanto, foi feito um estudo quali-quantitativo, com aplicação de questionários aos alunos, do 8º e 9º ano, de duas escolas, localizadas no Município de Caucaia, no Estado do Ceará, onde também, através de visitas externas foi possível proferir um estudo por meio da observação. |
id |
UECE-2_4666adf1ace12ce4111daa4ac7483407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/614 |
network_acronym_str |
UECE-2 |
network_name_str |
Conhecer (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in CaucaiaA Obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Rede de Ensino: um estudo sobre a implementação da Lei Nº 11.645/08 no conteúdo programático das escolas públicas de CaucaiaLei 11.645/08. Cultura afro-brasileira e indígena. Escolas públicas municipais.O ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” se faz obrigatório nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, a partir da sanção da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A implementação da Lei sancionada, tem por objetivo difundir as culturas negra e indígena no âmbito da formação da sociedade brasileira. Esta pesquisa trata de questões inerentes a aplicabilidade da referente Lei nos ambientes escolares, buscando a compreensão das conquistas relativas ao processo da formação de identidade cultural da sociedade nacional. Para tanto, foi feito um estudo quali-quantitativo, com aplicação de questionários aos alunos, do 8º e 9º ano, de duas escolas, localizadas no Município de Caucaia, no Estado do Ceará, onde também, através de visitas externas foi possível proferir um estudo por meio da observação.EdUECE2016-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 6 n. 17 (2016); 199-2192238-0426reponame:Conhecer (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614/488Copyright (c) 2018 Conhecer: debate entre o público e o privadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Renata CordeiroBarbaho, Alexandre Almeida2019-09-27T17:19:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/614Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/oaifhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br2238-04262238-0426opendoar:2019-09-27T17:19:58Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia A Obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Rede de Ensino: um estudo sobre a implementação da Lei Nº 11.645/08 no conteúdo programático das escolas públicas de Caucaia |
title |
The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia |
spellingShingle |
The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia Rodrigues, Renata Cordeiro Lei 11.645/08. Cultura afro-brasileira e indígena. Escolas públicas municipais. |
title_short |
The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia |
title_full |
The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia |
title_fullStr |
The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia |
title_full_unstemmed |
The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia |
title_sort |
The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia |
author |
Rodrigues, Renata Cordeiro |
author_facet |
Rodrigues, Renata Cordeiro Barbaho, Alexandre Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Barbaho, Alexandre Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Renata Cordeiro Barbaho, Alexandre Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei 11.645/08. Cultura afro-brasileira e indígena. Escolas públicas municipais. |
topic |
Lei 11.645/08. Cultura afro-brasileira e indígena. Escolas públicas municipais. |
description |
O ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” se faz obrigatório nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, a partir da sanção da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A implementação da Lei sancionada, tem por objetivo difundir as culturas negra e indígena no âmbito da formação da sociedade brasileira. Esta pesquisa trata de questões inerentes a aplicabilidade da referente Lei nos ambientes escolares, buscando a compreensão das conquistas relativas ao processo da formação de identidade cultural da sociedade nacional. Para tanto, foi feito um estudo quali-quantitativo, com aplicação de questionários aos alunos, do 8º e 9º ano, de duas escolas, localizadas no Município de Caucaia, no Estado do Ceará, onde também, através de visitas externas foi possível proferir um estudo por meio da observação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614/488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conhecer: debate entre o público e o privado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conhecer: debate entre o público e o privado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 6 n. 17 (2016); 199-219 2238-0426 reponame:Conhecer (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Conhecer (Fortaleza) |
collection |
Conhecer (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
fhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br |
_version_ |
1797219787512741888 |