The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Renata Cordeiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barbaho, Alexandre Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecer (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614
Resumo: O ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” se faz obrigatório nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, a partir da sanção da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A implementação da Lei sancionada, tem por objetivo difundir as culturas negra e indígena no âmbito da formação da sociedade brasileira. Esta pesquisa trata de questões inerentes a aplicabilidade da referente Lei nos ambientes escolares, buscando a compreensão das conquistas relativas ao processo da formação de identidade cultural da sociedade nacional. Para tanto, foi feito um estudo quali-quantitativo, com aplicação de questionários aos alunos, do 8º e 9º ano, de duas escolas, localizadas no Município de Caucaia, no Estado do Ceará, onde também, através de visitas externas foi possível proferir um estudo por meio da observação.
id UECE-2_4666adf1ace12ce4111daa4ac7483407
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/614
network_acronym_str UECE-2
network_name_str Conhecer (Fortaleza)
repository_id_str
spelling The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in CaucaiaA Obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Rede de Ensino: um estudo sobre a implementação da Lei Nº 11.645/08 no conteúdo programático das escolas públicas de CaucaiaLei 11.645/08. Cultura afro-brasileira e indígena. Escolas públicas municipais.O ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” se faz obrigatório nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, a partir da sanção da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A implementação da Lei sancionada, tem por objetivo difundir as culturas negra e indígena no âmbito da formação da sociedade brasileira. Esta pesquisa trata de questões inerentes a aplicabilidade da referente Lei nos ambientes escolares, buscando a compreensão das conquistas relativas ao processo da formação de identidade cultural da sociedade nacional. Para tanto, foi feito um estudo quali-quantitativo, com aplicação de questionários aos alunos, do 8º e 9º ano, de duas escolas, localizadas no Município de Caucaia, no Estado do Ceará, onde também, através de visitas externas foi possível proferir um estudo por meio da observação.EdUECE2016-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 6 n. 17 (2016); 199-2192238-0426reponame:Conhecer (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614/488Copyright (c) 2018 Conhecer: debate entre o público e o privadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Renata CordeiroBarbaho, Alexandre Almeida2019-09-27T17:19:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/614Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/oaifhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br2238-04262238-0426opendoar:2019-09-27T17:19:58Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia
A Obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Rede de Ensino: um estudo sobre a implementação da Lei Nº 11.645/08 no conteúdo programático das escolas públicas de Caucaia
title The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia
spellingShingle The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia
Rodrigues, Renata Cordeiro
Lei 11.645/08. Cultura afro-brasileira e indígena. Escolas públicas municipais.
title_short The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia
title_full The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia
title_fullStr The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia
title_full_unstemmed The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia
title_sort The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia
author Rodrigues, Renata Cordeiro
author_facet Rodrigues, Renata Cordeiro
Barbaho, Alexandre Almeida
author_role author
author2 Barbaho, Alexandre Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Renata Cordeiro
Barbaho, Alexandre Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Lei 11.645/08. Cultura afro-brasileira e indígena. Escolas públicas municipais.
topic Lei 11.645/08. Cultura afro-brasileira e indígena. Escolas públicas municipais.
description O ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” se faz obrigatório nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, a partir da sanção da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A implementação da Lei sancionada, tem por objetivo difundir as culturas negra e indígena no âmbito da formação da sociedade brasileira. Esta pesquisa trata de questões inerentes a aplicabilidade da referente Lei nos ambientes escolares, buscando a compreensão das conquistas relativas ao processo da formação de identidade cultural da sociedade nacional. Para tanto, foi feito um estudo quali-quantitativo, com aplicação de questionários aos alunos, do 8º e 9º ano, de duas escolas, localizadas no Município de Caucaia, no Estado do Ceará, onde também, através de visitas externas foi possível proferir um estudo por meio da observação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614
url https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614/488
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Conhecer: debate entre o público e o privado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Conhecer: debate entre o público e o privado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 6 n. 17 (2016); 199-219
2238-0426
reponame:Conhecer (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Conhecer (Fortaleza)
collection Conhecer (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv fhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br
_version_ 1797219787512741888