A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1897 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir a contribuição da responsividade, tentando assim destacar a importância da teoria bakhtiniana na formação de leitores críticos-reflexivos. Para tanto, o referencial teórico-metodológico dessa investigação tem como aporte os pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, na qual recorremos principalmente à concepção bakhtiniana de linguagem. Para efeito de análise, utilizamos um corpus constituído por uma propaganda automotiva veiculada na mídia televisiva estrangeira, na qual discorremos sobre a interação verbovisual e seus efeitos na constituição de sentidos. À guisa de conclusão, constatamos a importância da responsividade como elemento-chave no engendramento da persuasão, desvelando assim a intencionalidade enunciativa por trás das estratégias utilizadas pela mídia. |
id |
UECE-3_37b9ce7b138cb768ca6cefbd18e28b95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1897 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVOResponsividadeEnunciadoAnálise verbovisualEste artigo objetiva discutir a contribuição da responsividade, tentando assim destacar a importância da teoria bakhtiniana na formação de leitores críticos-reflexivos. Para tanto, o referencial teórico-metodológico dessa investigação tem como aporte os pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, na qual recorremos principalmente à concepção bakhtiniana de linguagem. Para efeito de análise, utilizamos um corpus constituído por uma propaganda automotiva veiculada na mídia televisiva estrangeira, na qual discorremos sobre a interação verbovisual e seus efeitos na constituição de sentidos. À guisa de conclusão, constatamos a importância da responsividade como elemento-chave no engendramento da persuasão, desvelando assim a intencionalidade enunciativa por trás das estratégias utilizadas pela mídia.EdUECE2019-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1897Revista Linguagem em Foco; Vol. 4 No. 1 (2012): Linguagem em Foco; 67 - 80Revista Linguagem em Foco; v. 4 n. 1 (2012): Linguagem em Foco; 67 - 802674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1897/1634Copyright (c) 2019 Anderson Cristiano da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Anderson Cristiano2021-03-23T17:44:52Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1897Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:52Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO |
title |
A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO |
spellingShingle |
A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO da Silva, Anderson Cristiano Responsividade Enunciado Análise verbovisual |
title_short |
A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO |
title_full |
A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO |
title_fullStr |
A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO |
title_full_unstemmed |
A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO |
title_sort |
A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO |
author |
da Silva, Anderson Cristiano |
author_facet |
da Silva, Anderson Cristiano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Anderson Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsividade Enunciado Análise verbovisual |
topic |
Responsividade Enunciado Análise verbovisual |
description |
Este artigo objetiva discutir a contribuição da responsividade, tentando assim destacar a importância da teoria bakhtiniana na formação de leitores críticos-reflexivos. Para tanto, o referencial teórico-metodológico dessa investigação tem como aporte os pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, na qual recorremos principalmente à concepção bakhtiniana de linguagem. Para efeito de análise, utilizamos um corpus constituído por uma propaganda automotiva veiculada na mídia televisiva estrangeira, na qual discorremos sobre a interação verbovisual e seus efeitos na constituição de sentidos. À guisa de conclusão, constatamos a importância da responsividade como elemento-chave no engendramento da persuasão, desvelando assim a intencionalidade enunciativa por trás das estratégias utilizadas pela mídia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1897 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1897/1634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Anderson Cristiano da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Anderson Cristiano da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 4 No. 1 (2012): Linguagem em Foco; 67 - 80 Revista Linguagem em Foco; v. 4 n. 1 (2012): Linguagem em Foco; 67 - 80 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068888110792704 |