REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Josinaldo Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879
Resumo: Este trabalho é parte de um TCC intitulado “Referenciação anafórica: uma análise comparativa de textos produzidos por alunos do ensino fundamental e médio”, apresentado ao curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Nosso objetivo é investigar como ocorre a referenciação anafórica em textos escritos por alunos do ensino médio. Nosso corpus é composto por artigos de opinião de alunos do 3º ano do ensino médio, produzidos em uma oficina de produção textual ofertada no Estágio Supervisionado II, do curso de Letras, da referida universidade. Como aporte teórico, lançamos mão de Mondada e Dubois (2003), Koch (2004, 2005, 2006, 2008), Cavalcante (2003, 2011, 2012), Marcuschi (2001, 2008, 2012), entre outros. Nossos resultados apontam que os textos apresentam um excesso de repetições por anáforas pronominais, repetição total e parcial; isto porque os alunos ainda não conseguem diferenciar claramente o que Marcuschi (2001) chama de bimodal: quando o aluno passa a dominar a modalidade oral e a escrita e, assim, trazem traços da oralidade para escrita. Concluímos que as contribuições da Linguística Textual para a construção do texto enquanto processo não são aplicadas como deveriam em sala de aula. Dessa forma, entendemos que um trabalho com a reescrita é relevante para o aluno refletir sobre seu texto e, assim, usar adequadamente os recursos da referenciação anafórica. Por fim, acreditamos que esses resultados, levados ao contexto de sala de aula, podem contribuir para o ensino de produção de texto na disciplina de Língua Portuguesa.
id UECE-3_94792cc2583bef781e0b340887502f89
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1879
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIOLinguística textualReferenciação anafóricaTextos escritosEste trabalho é parte de um TCC intitulado “Referenciação anafórica: uma análise comparativa de textos produzidos por alunos do ensino fundamental e médio”, apresentado ao curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Nosso objetivo é investigar como ocorre a referenciação anafórica em textos escritos por alunos do ensino médio. Nosso corpus é composto por artigos de opinião de alunos do 3º ano do ensino médio, produzidos em uma oficina de produção textual ofertada no Estágio Supervisionado II, do curso de Letras, da referida universidade. Como aporte teórico, lançamos mão de Mondada e Dubois (2003), Koch (2004, 2005, 2006, 2008), Cavalcante (2003, 2011, 2012), Marcuschi (2001, 2008, 2012), entre outros. Nossos resultados apontam que os textos apresentam um excesso de repetições por anáforas pronominais, repetição total e parcial; isto porque os alunos ainda não conseguem diferenciar claramente o que Marcuschi (2001) chama de bimodal: quando o aluno passa a dominar a modalidade oral e a escrita e, assim, trazem traços da oralidade para escrita. Concluímos que as contribuições da Linguística Textual para a construção do texto enquanto processo não são aplicadas como deveriam em sala de aula. Dessa forma, entendemos que um trabalho com a reescrita é relevante para o aluno refletir sobre seu texto e, assim, usar adequadamente os recursos da referenciação anafórica. Por fim, acreditamos que esses resultados, levados ao contexto de sala de aula, podem contribuir para o ensino de produção de texto na disciplina de Língua Portuguesa. EdUECE2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 1 (2016): Linguagem em Foco; 55 - 66Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 1 (2016): Linguagem em Foco; 55 - 662674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879/1611Copyright (c) 2019 Josinaldo Pereira de Paula, Lidiane de Morais Diógenes Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Paula, Josinaldo PereiraBezerra, Lidiane de Morais Diógenes2021-03-23T17:44:51Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1879Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:51Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
de Paula, Josinaldo Pereira
Linguística textual
Referenciação anafórica
Textos escritos
title_short REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_full REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_sort REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
author de Paula, Josinaldo Pereira
author_facet de Paula, Josinaldo Pereira
Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes
author_role author
author2 Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula, Josinaldo Pereira
Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística textual
Referenciação anafórica
Textos escritos
topic Linguística textual
Referenciação anafórica
Textos escritos
description Este trabalho é parte de um TCC intitulado “Referenciação anafórica: uma análise comparativa de textos produzidos por alunos do ensino fundamental e médio”, apresentado ao curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Nosso objetivo é investigar como ocorre a referenciação anafórica em textos escritos por alunos do ensino médio. Nosso corpus é composto por artigos de opinião de alunos do 3º ano do ensino médio, produzidos em uma oficina de produção textual ofertada no Estágio Supervisionado II, do curso de Letras, da referida universidade. Como aporte teórico, lançamos mão de Mondada e Dubois (2003), Koch (2004, 2005, 2006, 2008), Cavalcante (2003, 2011, 2012), Marcuschi (2001, 2008, 2012), entre outros. Nossos resultados apontam que os textos apresentam um excesso de repetições por anáforas pronominais, repetição total e parcial; isto porque os alunos ainda não conseguem diferenciar claramente o que Marcuschi (2001) chama de bimodal: quando o aluno passa a dominar a modalidade oral e a escrita e, assim, trazem traços da oralidade para escrita. Concluímos que as contribuições da Linguística Textual para a construção do texto enquanto processo não são aplicadas como deveriam em sala de aula. Dessa forma, entendemos que um trabalho com a reescrita é relevante para o aluno refletir sobre seu texto e, assim, usar adequadamente os recursos da referenciação anafórica. Por fim, acreditamos que esses resultados, levados ao contexto de sala de aula, podem contribuir para o ensino de produção de texto na disciplina de Língua Portuguesa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879/1611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Josinaldo Pereira de Paula, Lidiane de Morais Diógenes Bezerra
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Josinaldo Pereira de Paula, Lidiane de Morais Diógenes Bezerra
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 1 (2016): Linguagem em Foco; 55 - 66
Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 1 (2016): Linguagem em Foco; 55 - 66
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068888091918336