REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879 |
Resumo: | Este trabalho é parte de um TCC intitulado “Referenciação anafórica: uma análise comparativa de textos produzidos por alunos do ensino fundamental e médio”, apresentado ao curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Nosso objetivo é investigar como ocorre a referenciação anafórica em textos escritos por alunos do ensino médio. Nosso corpus é composto por artigos de opinião de alunos do 3º ano do ensino médio, produzidos em uma oficina de produção textual ofertada no Estágio Supervisionado II, do curso de Letras, da referida universidade. Como aporte teórico, lançamos mão de Mondada e Dubois (2003), Koch (2004, 2005, 2006, 2008), Cavalcante (2003, 2011, 2012), Marcuschi (2001, 2008, 2012), entre outros. Nossos resultados apontam que os textos apresentam um excesso de repetições por anáforas pronominais, repetição total e parcial; isto porque os alunos ainda não conseguem diferenciar claramente o que Marcuschi (2001) chama de bimodal: quando o aluno passa a dominar a modalidade oral e a escrita e, assim, trazem traços da oralidade para escrita. Concluímos que as contribuições da Linguística Textual para a construção do texto enquanto processo não são aplicadas como deveriam em sala de aula. Dessa forma, entendemos que um trabalho com a reescrita é relevante para o aluno refletir sobre seu texto e, assim, usar adequadamente os recursos da referenciação anafórica. Por fim, acreditamos que esses resultados, levados ao contexto de sala de aula, podem contribuir para o ensino de produção de texto na disciplina de Língua Portuguesa. |
id |
UECE-3_94792cc2583bef781e0b340887502f89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1879 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIOLinguística textualReferenciação anafóricaTextos escritosEste trabalho é parte de um TCC intitulado “Referenciação anafórica: uma análise comparativa de textos produzidos por alunos do ensino fundamental e médio”, apresentado ao curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Nosso objetivo é investigar como ocorre a referenciação anafórica em textos escritos por alunos do ensino médio. Nosso corpus é composto por artigos de opinião de alunos do 3º ano do ensino médio, produzidos em uma oficina de produção textual ofertada no Estágio Supervisionado II, do curso de Letras, da referida universidade. Como aporte teórico, lançamos mão de Mondada e Dubois (2003), Koch (2004, 2005, 2006, 2008), Cavalcante (2003, 2011, 2012), Marcuschi (2001, 2008, 2012), entre outros. Nossos resultados apontam que os textos apresentam um excesso de repetições por anáforas pronominais, repetição total e parcial; isto porque os alunos ainda não conseguem diferenciar claramente o que Marcuschi (2001) chama de bimodal: quando o aluno passa a dominar a modalidade oral e a escrita e, assim, trazem traços da oralidade para escrita. Concluímos que as contribuições da Linguística Textual para a construção do texto enquanto processo não são aplicadas como deveriam em sala de aula. Dessa forma, entendemos que um trabalho com a reescrita é relevante para o aluno refletir sobre seu texto e, assim, usar adequadamente os recursos da referenciação anafórica. Por fim, acreditamos que esses resultados, levados ao contexto de sala de aula, podem contribuir para o ensino de produção de texto na disciplina de Língua Portuguesa. EdUECE2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 1 (2016): Linguagem em Foco; 55 - 66Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 1 (2016): Linguagem em Foco; 55 - 662674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879/1611Copyright (c) 2019 Josinaldo Pereira de Paula, Lidiane de Morais Diógenes Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Paula, Josinaldo PereiraBezerra, Lidiane de Morais Diógenes2021-03-23T17:44:51Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1879Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:51Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title |
REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO de Paula, Josinaldo Pereira Linguística textual Referenciação anafórica Textos escritos |
title_short |
REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
author |
de Paula, Josinaldo Pereira |
author_facet |
de Paula, Josinaldo Pereira Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Paula, Josinaldo Pereira Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística textual Referenciação anafórica Textos escritos |
topic |
Linguística textual Referenciação anafórica Textos escritos |
description |
Este trabalho é parte de um TCC intitulado “Referenciação anafórica: uma análise comparativa de textos produzidos por alunos do ensino fundamental e médio”, apresentado ao curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Nosso objetivo é investigar como ocorre a referenciação anafórica em textos escritos por alunos do ensino médio. Nosso corpus é composto por artigos de opinião de alunos do 3º ano do ensino médio, produzidos em uma oficina de produção textual ofertada no Estágio Supervisionado II, do curso de Letras, da referida universidade. Como aporte teórico, lançamos mão de Mondada e Dubois (2003), Koch (2004, 2005, 2006, 2008), Cavalcante (2003, 2011, 2012), Marcuschi (2001, 2008, 2012), entre outros. Nossos resultados apontam que os textos apresentam um excesso de repetições por anáforas pronominais, repetição total e parcial; isto porque os alunos ainda não conseguem diferenciar claramente o que Marcuschi (2001) chama de bimodal: quando o aluno passa a dominar a modalidade oral e a escrita e, assim, trazem traços da oralidade para escrita. Concluímos que as contribuições da Linguística Textual para a construção do texto enquanto processo não são aplicadas como deveriam em sala de aula. Dessa forma, entendemos que um trabalho com a reescrita é relevante para o aluno refletir sobre seu texto e, assim, usar adequadamente os recursos da referenciação anafórica. Por fim, acreditamos que esses resultados, levados ao contexto de sala de aula, podem contribuir para o ensino de produção de texto na disciplina de Língua Portuguesa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879/1611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Josinaldo Pereira de Paula, Lidiane de Morais Diógenes Bezerra https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Josinaldo Pereira de Paula, Lidiane de Morais Diógenes Bezerra https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 1 (2016): Linguagem em Foco; 55 - 66 Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 1 (2016): Linguagem em Foco; 55 - 66 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068888091918336 |