O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Tânia M. Barroso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1583
Resumo: Este artigo analisa uma proposta de elaboração didática para a prática de produção textual escrita dos gêneros da esfera jornalística através do jornal escolar. Foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com a professora de Língua Portuguesa e 27 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Florianópolis. A base teórica se insere nos estudos do Círculo de Bakhtin e na Linguística Aplicada no âmbito do ensino das práticas de linguagem mediadas pelos gêneros discursivos. Os dados gerados foram o processo de elaboração didática e as edições impressas do jornal escolar. Os resultados da análise apontam que os estudantes construíram os saberes requeridos para a compreensão/ produção textual dos gêneros editorial e notícia.
id UECE-3_94e756f273af30c42c7d08369f59dc9c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1583
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITAEnsino e aprendizagem de produção textual escritaElaboração didáticaGêneros do discursoJornal escolarCírculo de BakhtinEste artigo analisa uma proposta de elaboração didática para a prática de produção textual escrita dos gêneros da esfera jornalística através do jornal escolar. Foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com a professora de Língua Portuguesa e 27 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Florianópolis. A base teórica se insere nos estudos do Círculo de Bakhtin e na Linguística Aplicada no âmbito do ensino das práticas de linguagem mediadas pelos gêneros discursivos. Os dados gerados foram o processo de elaboração didática e as edições impressas do jornal escolar. Os resultados da análise apontam que os estudantes construíram os saberes requeridos para a compreensão/ produção textual dos gêneros editorial e notícia.EdUECE2019-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1583Revista Linguagem em Foco; Vol. 9 No. 2 (2017): Linguagem em Foco; 125-136Revista Linguagem em Foco; v. 9 n. 2 (2017): Linguagem em Foco; 125-1362674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1583/1347Copyright (c) 2019 Tânia M. Barroso Ruiz, UFSChttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRuiz, Tânia M. Barroso2021-03-23T17:44:43Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1583Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:43Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA
title O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA
spellingShingle O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA
Ruiz, Tânia M. Barroso
Ensino e aprendizagem de produção textual escrita
Elaboração didática
Gêneros do discurso
Jornal escolar
Círculo de Bakhtin
title_short O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA
title_full O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA
title_fullStr O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA
title_full_unstemmed O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA
title_sort O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA
author Ruiz, Tânia M. Barroso
author_facet Ruiz, Tânia M. Barroso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Tânia M. Barroso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de produção textual escrita
Elaboração didática
Gêneros do discurso
Jornal escolar
Círculo de Bakhtin
topic Ensino e aprendizagem de produção textual escrita
Elaboração didática
Gêneros do discurso
Jornal escolar
Círculo de Bakhtin
description Este artigo analisa uma proposta de elaboração didática para a prática de produção textual escrita dos gêneros da esfera jornalística através do jornal escolar. Foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com a professora de Língua Portuguesa e 27 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Florianópolis. A base teórica se insere nos estudos do Círculo de Bakhtin e na Linguística Aplicada no âmbito do ensino das práticas de linguagem mediadas pelos gêneros discursivos. Os dados gerados foram o processo de elaboração didática e as edições impressas do jornal escolar. Os resultados da análise apontam que os estudantes construíram os saberes requeridos para a compreensão/ produção textual dos gêneros editorial e notícia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1583
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1583/1347
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Tânia M. Barroso Ruiz, UFSC
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Tânia M. Barroso Ruiz, UFSC
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 9 No. 2 (2017): Linguagem em Foco; 125-136
Revista Linguagem em Foco; v. 9 n. 2 (2017): Linguagem em Foco; 125-136
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887479549952