LINGUAGEM E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIAS: EXERCÍCIOS PARA REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Lúcia Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1908
Resumo: O artigo discute os embricamentos entre linguagem e relações raciais na escola, destacando a importância de considerar,nas interações que se estabelecem em sala de aula, as identidades dos sujeitos no exercício cotidiano da construção de conhecimentos, o que venho nomeando como letramentos de reexistência. Para tanto, evidencio que o uso da categoria “reexistência” requer tomar por base, numa perspectiva sóciohistórica, aspectos da visão bakhtiniana de linguagem, bem como as abordagens sobre letramentos múltiplos e heterogêneos (KLEIMAN, 1995; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000; ROJO, 2009; SOUZA, 2009, 2011);a aplicação das concepções de cultura e de identidades como aponta Hall(2000); e, principalmente, os estudos sobre a educação da população negra no Brasil (BARROS, 2005, 2016; FONSECA, 2005, 2016; ROMÃO, 2005; CUNHA, 2005; CARDOSO, 2005; CRUZ, 2005). Pretendi destacar que atentar sobre o valor e importância da articulação dos conhecimentos produzidos nas trajetórias dos sujeitos, dentro e fora da escola, seja a única saída para que a escola cumpra o seu papel de reeducar para as relações raciais, para todas as pessoas.
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