LINGUAGEM E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIAS: EXERCÍCIOS PARA REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1908 |
Resumo: | O artigo discute os embricamentos entre linguagem e relações raciais na escola, destacando a importância de considerar,nas interações que se estabelecem em sala de aula, as identidades dos sujeitos no exercício cotidiano da construção de conhecimentos, o que venho nomeando como letramentos de reexistência. Para tanto, evidencio que o uso da categoria “reexistência” requer tomar por base, numa perspectiva sóciohistórica, aspectos da visão bakhtiniana de linguagem, bem como as abordagens sobre letramentos múltiplos e heterogêneos (KLEIMAN, 1995; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000; ROJO, 2009; SOUZA, 2009, 2011);a aplicação das concepções de cultura e de identidades como aponta Hall(2000); e, principalmente, os estudos sobre a educação da população negra no Brasil (BARROS, 2005, 2016; FONSECA, 2005, 2016; ROMÃO, 2005; CUNHA, 2005; CARDOSO, 2005; CRUZ, 2005). Pretendi destacar que atentar sobre o valor e importância da articulação dos conhecimentos produzidos nas trajetórias dos sujeitos, dentro e fora da escola, seja a única saída para que a escola cumpra o seu papel de reeducar para as relações raciais, para todas as pessoas. |
id |
UECE-3_a962fe5c4a291f2bf944b02656da3e7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1908 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LINGUAGEM E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIAS: EXERCÍCIOS PARA REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLALetramento de reexistênciaRelações raciaisArranjos educativos: formação de professoresLei 10.639/03O artigo discute os embricamentos entre linguagem e relações raciais na escola, destacando a importância de considerar,nas interações que se estabelecem em sala de aula, as identidades dos sujeitos no exercício cotidiano da construção de conhecimentos, o que venho nomeando como letramentos de reexistência. Para tanto, evidencio que o uso da categoria “reexistência” requer tomar por base, numa perspectiva sóciohistórica, aspectos da visão bakhtiniana de linguagem, bem como as abordagens sobre letramentos múltiplos e heterogêneos (KLEIMAN, 1995; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000; ROJO, 2009; SOUZA, 2009, 2011);a aplicação das concepções de cultura e de identidades como aponta Hall(2000); e, principalmente, os estudos sobre a educação da população negra no Brasil (BARROS, 2005, 2016; FONSECA, 2005, 2016; ROMÃO, 2005; CUNHA, 2005; CARDOSO, 2005; CRUZ, 2005). Pretendi destacar que atentar sobre o valor e importância da articulação dos conhecimentos produzidos nas trajetórias dos sujeitos, dentro e fora da escola, seja a única saída para que a escola cumpra o seu papel de reeducar para as relações raciais, para todas as pessoas.EdUECE2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1908Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 67 - 76Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 67 - 762674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1908/1697Copyright (c) 2019 Ana Lúcia Silva Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Lúcia Silva2021-03-23T17:44:52Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1908Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:52Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LINGUAGEM E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIAS: EXERCÍCIOS PARA REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
title |
LINGUAGEM E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIAS: EXERCÍCIOS PARA REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
spellingShingle |
LINGUAGEM E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIAS: EXERCÍCIOS PARA REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA Souza, Ana Lúcia Silva Letramento de reexistência Relações raciais Arranjos educativos: formação de professores Lei 10.639/03 |
title_short |
LINGUAGEM E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIAS: EXERCÍCIOS PARA REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
title_full |
LINGUAGEM E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIAS: EXERCÍCIOS PARA REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
title_fullStr |
LINGUAGEM E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIAS: EXERCÍCIOS PARA REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
LINGUAGEM E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIAS: EXERCÍCIOS PARA REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
title_sort |
LINGUAGEM E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIAS: EXERCÍCIOS PARA REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
author |
Souza, Ana Lúcia Silva |
author_facet |
Souza, Ana Lúcia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Lúcia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento de reexistência Relações raciais Arranjos educativos: formação de professores Lei 10.639/03 |
topic |
Letramento de reexistência Relações raciais Arranjos educativos: formação de professores Lei 10.639/03 |
description |
O artigo discute os embricamentos entre linguagem e relações raciais na escola, destacando a importância de considerar,nas interações que se estabelecem em sala de aula, as identidades dos sujeitos no exercício cotidiano da construção de conhecimentos, o que venho nomeando como letramentos de reexistência. Para tanto, evidencio que o uso da categoria “reexistência” requer tomar por base, numa perspectiva sóciohistórica, aspectos da visão bakhtiniana de linguagem, bem como as abordagens sobre letramentos múltiplos e heterogêneos (KLEIMAN, 1995; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000; ROJO, 2009; SOUZA, 2009, 2011);a aplicação das concepções de cultura e de identidades como aponta Hall(2000); e, principalmente, os estudos sobre a educação da população negra no Brasil (BARROS, 2005, 2016; FONSECA, 2005, 2016; ROMÃO, 2005; CUNHA, 2005; CARDOSO, 2005; CRUZ, 2005). Pretendi destacar que atentar sobre o valor e importância da articulação dos conhecimentos produzidos nas trajetórias dos sujeitos, dentro e fora da escola, seja a única saída para que a escola cumpra o seu papel de reeducar para as relações raciais, para todas as pessoas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1908 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1908/1697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Lúcia Silva Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Lúcia Silva Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 67 - 76 Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 67 - 76 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068888119181312 |