OS GÊNEROS E AS INTERAÇÕES EM TELETANDEM INSTITUCIONAL E INTEGRADO: QUAIS SÃO, COMO SÃO, O QUE SÃO?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1876 |
Resumo: | Ao longo do Projeto Teletandem Brasil “Língua Estrangeiras para todos” (Telles, 2006), uma nova modalidade foi desenvolvida: o teletandem institucional integrado (TTDii) (ARANHA e CAVALARI, 2014), que prevê que alunos aprendentes de inglês no Brasil interajam com alunos aprendentes de Português em outros países durante um tempo estabelecido pelo professor, seguindo uma agenda pré-determinada que inclui tarefas a serem cumpridas, e que são parte do conteúdo programático das disciplinas. Se por um lado, essa nova modalidade parece enfraquecer a autonomia na/da aprendizagem, por outro pode favorecer parcerias mais duradouras. Além disso, a estrutura proposta pelo TTDii promove a circulação de gêneros específicos durante as sessões orais e a possiblidade de se considerar as próprias sessões orais e mediações como “um evento comunicativo com propósitos compartilhados” (SWALES, 1990). O objetivo deste trabalho é apresentar essa nova configuração no âmbito do projeto e discutir a circulação de gêneros que ela propicia. |
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OS GÊNEROS E AS INTERAÇÕES EM TELETANDEM INSTITUCIONAL E INTEGRADO: QUAIS SÃO, COMO SÃO, O QUE SÃO?TeletandemGêneros DiscursivosMultimodalidadeAo longo do Projeto Teletandem Brasil “Língua Estrangeiras para todos” (Telles, 2006), uma nova modalidade foi desenvolvida: o teletandem institucional integrado (TTDii) (ARANHA e CAVALARI, 2014), que prevê que alunos aprendentes de inglês no Brasil interajam com alunos aprendentes de Português em outros países durante um tempo estabelecido pelo professor, seguindo uma agenda pré-determinada que inclui tarefas a serem cumpridas, e que são parte do conteúdo programático das disciplinas. Se por um lado, essa nova modalidade parece enfraquecer a autonomia na/da aprendizagem, por outro pode favorecer parcerias mais duradouras. Além disso, a estrutura proposta pelo TTDii promove a circulação de gêneros específicos durante as sessões orais e a possiblidade de se considerar as próprias sessões orais e mediações como “um evento comunicativo com propósitos compartilhados” (SWALES, 1990). O objetivo deste trabalho é apresentar essa nova configuração no âmbito do projeto e discutir a circulação de gêneros que ela propicia. EdUECE2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1876Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 1 (2016): Linguagem em Foco; 21 - 28Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 1 (2016): Linguagem em Foco; 21 - 282674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1876/1703Copyright (c) 2019 Solange Aranhahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAranha, Solange2021-03-23T17:44:50Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1876Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:50Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
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