SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lira, Alailson silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brandemberg, João Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/257
Resumo: Este trabalho versa sobre um estudo inicial e preliminar de alguns conceitos do cálculo infinitesimal presentes na obra de de Introductio in Analysis Infinitorum de Leonhard Euler e breve discussão sobre a obra de Ouvres De Lagrange. Para isso, buscamos discorrer sobre o desenvolvimento do cálculo infinitesimal e suas influências. Além de destacar os olhares destes matemáticos sob um determinado fato surgindo opiniões convergentes para um mesmo sentido ou seguem sentidos opostos, isto é, um único objeto histórico pode possuir pontos de vista diferentes seja por consequências sociais, políticas ou religiosas. Logo, percebe-se que sua história está dividida em três momentos. O primeiro, de natureza geométrica, em que problemas e métodos de investigação geométricas eram predominantes; o segundo diz respeito a um estágio analítico ou algébrico, que começou por volta de 1740 com os trabalhos de Euler (um trabalho mais analítico) e atingiu sua forma final com Lagrange (um trabalho mais algébrico), no final do século XVIII; e o terceiro refere-se ao período da análise clássica, proposta inicialmente por Cauchy (1789-1857) no início do século XIX. Além disso, observa-se no trabalho deste último e de acordo com os autores, como uma importante ruptura com a tradição então estabelecida, prevalecendo no trabalho do século XVIII e posteriormente apresentada detalhadamente nos livros didáticos de Euler (meio do século) e Lagrange (final do século). Podemos perceber inicialmente que as ideias de Lagrange eram muito próximas das de Euler no que diz respeito à concepção algébrica da análise pois, o matemático acreditava que seria possível estabelecer uma fundamentação rigorosa para o cálculo infinitesimal se este fosse reduzido à álgebra.
id UECE-4_01017bbaaafa5d13139f89d97302dc5e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/257
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIIICálculo Infinitesimal; História da Matemática; Matemática no século XVIII.Este trabalho versa sobre um estudo inicial e preliminar de alguns conceitos do cálculo infinitesimal presentes na obra de de Introductio in Analysis Infinitorum de Leonhard Euler e breve discussão sobre a obra de Ouvres De Lagrange. Para isso, buscamos discorrer sobre o desenvolvimento do cálculo infinitesimal e suas influências. Além de destacar os olhares destes matemáticos sob um determinado fato surgindo opiniões convergentes para um mesmo sentido ou seguem sentidos opostos, isto é, um único objeto histórico pode possuir pontos de vista diferentes seja por consequências sociais, políticas ou religiosas. Logo, percebe-se que sua história está dividida em três momentos. O primeiro, de natureza geométrica, em que problemas e métodos de investigação geométricas eram predominantes; o segundo diz respeito a um estágio analítico ou algébrico, que começou por volta de 1740 com os trabalhos de Euler (um trabalho mais analítico) e atingiu sua forma final com Lagrange (um trabalho mais algébrico), no final do século XVIII; e o terceiro refere-se ao período da análise clássica, proposta inicialmente por Cauchy (1789-1857) no início do século XIX. Além disso, observa-se no trabalho deste último e de acordo com os autores, como uma importante ruptura com a tradição então estabelecida, prevalecendo no trabalho do século XVIII e posteriormente apresentada detalhadamente nos livros didáticos de Euler (meio do século) e Lagrange (final do século). Podemos perceber inicialmente que as ideias de Lagrange eram muito próximas das de Euler no que diz respeito à concepção algébrica da análise pois, o matemático acreditava que seria possível estabelecer uma fundamentação rigorosa para o cálculo infinitesimal se este fosse reduzido à álgebra.EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/25710.30938/bocehm.v5i14.257Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 289 - 2982447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/257/190Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lira, Alailson silvaBrandemberg, João Cláudio2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/257Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.638887Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII
title SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII
spellingShingle SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII
de Lira, Alailson silva
Cálculo Infinitesimal; História da Matemática; Matemática no século XVIII.
title_short SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII
title_full SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII
title_fullStr SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII
title_full_unstemmed SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII
title_sort SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII
author de Lira, Alailson silva
author_facet de Lira, Alailson silva
Brandemberg, João Cláudio
author_role author
author2 Brandemberg, João Cláudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lira, Alailson silva
Brandemberg, João Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo Infinitesimal; História da Matemática; Matemática no século XVIII.
topic Cálculo Infinitesimal; História da Matemática; Matemática no século XVIII.
description Este trabalho versa sobre um estudo inicial e preliminar de alguns conceitos do cálculo infinitesimal presentes na obra de de Introductio in Analysis Infinitorum de Leonhard Euler e breve discussão sobre a obra de Ouvres De Lagrange. Para isso, buscamos discorrer sobre o desenvolvimento do cálculo infinitesimal e suas influências. Além de destacar os olhares destes matemáticos sob um determinado fato surgindo opiniões convergentes para um mesmo sentido ou seguem sentidos opostos, isto é, um único objeto histórico pode possuir pontos de vista diferentes seja por consequências sociais, políticas ou religiosas. Logo, percebe-se que sua história está dividida em três momentos. O primeiro, de natureza geométrica, em que problemas e métodos de investigação geométricas eram predominantes; o segundo diz respeito a um estágio analítico ou algébrico, que começou por volta de 1740 com os trabalhos de Euler (um trabalho mais analítico) e atingiu sua forma final com Lagrange (um trabalho mais algébrico), no final do século XVIII; e o terceiro refere-se ao período da análise clássica, proposta inicialmente por Cauchy (1789-1857) no início do século XIX. Além disso, observa-se no trabalho deste último e de acordo com os autores, como uma importante ruptura com a tradição então estabelecida, prevalecendo no trabalho do século XVIII e posteriormente apresentada detalhadamente nos livros didáticos de Euler (meio do século) e Lagrange (final do século). Podemos perceber inicialmente que as ideias de Lagrange eram muito próximas das de Euler no que diz respeito à concepção algébrica da análise pois, o matemático acreditava que seria possível estabelecer uma fundamentação rigorosa para o cálculo infinitesimal se este fosse reduzido à álgebra.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/257
10.30938/bocehm.v5i14.257
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/257
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v5i14.257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/257/190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 289 - 298
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997553549312