Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7400 |
Resumo: | O conhecimento de conceitos da matemática financeira se faz presente na compreensão de questões do cotidiano, além de ser previsto no currículo escolar para a educação básica. Na perspectiva de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, este trabalho apresenta uma sequência didática que teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência de atividades com o auxílio do GeoGebra, no ensino de juros compostos. A estratégia metodológica consistiu em realizar uma sequência didática tendo o GeoGebra como ferramenta auxiliar na apropriação e diferenciação entre os sistemas de capitalização de juros simples e compostos. A realização dessa proposta contou com a participação de duas turmas, ambas da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola localizada na Região Centro-Sul do estado do Ceará, durante as aulas de matemática. Denominamos de grupo de controle e grupo experimental, de modo que este último obteve melhores resultados de aprendizagem. Estes resultados evidenciam que o GeoGebra pode auxiliar na compreensão de juros compostos e coloca a sequência didática como oportunidade na reflexão e planejamento, visando à eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a proposta da realização da sequência didática com o GeoGebra, revelou que os discentes conseguem assimilar um conteúdo quando eles são parte integrante do processo de aprendizado. Assim, com essa metodologia o discente possui papel ativo, sendo constantemente instigado e tendo o professor como mediador para o alcance do conhecimento. Por fim, o GeoGebra além de apresentar ser de fácil utilização, possibilitou o desenvolvimento e a interpretação geométrica dos estudantes, bem como comprovou ser uma importante ferramenta para o docente, uma vez que oportuniza a renovação de sua prática metodológica. |
id |
UECE-4_17c963f42ab9b00bb90236d4eb80a582 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/7400 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software GeogebraMatemática financeiraGeoGebraSequência didáticaO conhecimento de conceitos da matemática financeira se faz presente na compreensão de questões do cotidiano, além de ser previsto no currículo escolar para a educação básica. Na perspectiva de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, este trabalho apresenta uma sequência didática que teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência de atividades com o auxílio do GeoGebra, no ensino de juros compostos. A estratégia metodológica consistiu em realizar uma sequência didática tendo o GeoGebra como ferramenta auxiliar na apropriação e diferenciação entre os sistemas de capitalização de juros simples e compostos. A realização dessa proposta contou com a participação de duas turmas, ambas da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola localizada na Região Centro-Sul do estado do Ceará, durante as aulas de matemática. Denominamos de grupo de controle e grupo experimental, de modo que este último obteve melhores resultados de aprendizagem. Estes resultados evidenciam que o GeoGebra pode auxiliar na compreensão de juros compostos e coloca a sequência didática como oportunidade na reflexão e planejamento, visando à eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a proposta da realização da sequência didática com o GeoGebra, revelou que os discentes conseguem assimilar um conteúdo quando eles são parte integrante do processo de aprendizado. Assim, com essa metodologia o discente possui papel ativo, sendo constantemente instigado e tendo o professor como mediador para o alcance do conhecimento. Por fim, o GeoGebra além de apresentar ser de fácil utilização, possibilitou o desenvolvimento e a interpretação geométrica dos estudantes, bem como comprovou ser uma importante ferramenta para o docente, uma vez que oportuniza a renovação de sua prática metodológica.EdUECE2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/740010.30938/bocehm.v9i25.7400Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 25 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 96-1102447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7400/6660Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cícera Janete Alves deLavor, Otávio Paulino 2022-03-23T12:22:28Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7400Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:51.547123Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra |
title |
Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra |
spellingShingle |
Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra Oliveira, Cícera Janete Alves de Matemática financeira GeoGebra Sequência didática |
title_short |
Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra |
title_full |
Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra |
title_fullStr |
Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra |
title_full_unstemmed |
Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra |
title_sort |
Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra |
author |
Oliveira, Cícera Janete Alves de |
author_facet |
Oliveira, Cícera Janete Alves de Lavor, Otávio Paulino |
author_role |
author |
author2 |
Lavor, Otávio Paulino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cícera Janete Alves de Lavor, Otávio Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática financeira GeoGebra Sequência didática |
topic |
Matemática financeira GeoGebra Sequência didática |
description |
O conhecimento de conceitos da matemática financeira se faz presente na compreensão de questões do cotidiano, além de ser previsto no currículo escolar para a educação básica. Na perspectiva de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, este trabalho apresenta uma sequência didática que teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência de atividades com o auxílio do GeoGebra, no ensino de juros compostos. A estratégia metodológica consistiu em realizar uma sequência didática tendo o GeoGebra como ferramenta auxiliar na apropriação e diferenciação entre os sistemas de capitalização de juros simples e compostos. A realização dessa proposta contou com a participação de duas turmas, ambas da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola localizada na Região Centro-Sul do estado do Ceará, durante as aulas de matemática. Denominamos de grupo de controle e grupo experimental, de modo que este último obteve melhores resultados de aprendizagem. Estes resultados evidenciam que o GeoGebra pode auxiliar na compreensão de juros compostos e coloca a sequência didática como oportunidade na reflexão e planejamento, visando à eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a proposta da realização da sequência didática com o GeoGebra, revelou que os discentes conseguem assimilar um conteúdo quando eles são parte integrante do processo de aprendizado. Assim, com essa metodologia o discente possui papel ativo, sendo constantemente instigado e tendo o professor como mediador para o alcance do conhecimento. Por fim, o GeoGebra além de apresentar ser de fácil utilização, possibilitou o desenvolvimento e a interpretação geométrica dos estudantes, bem como comprovou ser uma importante ferramenta para o docente, uma vez que oportuniza a renovação de sua prática metodológica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7400 10.30938/bocehm.v9i25.7400 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7400 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v9i25.7400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7400/6660 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 25 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 96-110 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998404993024 |