Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cícera Janete Alves de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lavor, Otávio Paulino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7400
Resumo: O conhecimento de conceitos da matemática financeira se faz presente na compreensão de questões do cotidiano, além de ser previsto no currículo escolar para a educação básica. Na perspectiva de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, este trabalho apresenta uma sequência didática que teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência de atividades com o auxílio do GeoGebra, no ensino de juros compostos. A estratégia metodológica consistiu em realizar uma sequência didática tendo o GeoGebra como ferramenta auxiliar na apropriação e diferenciação entre os sistemas de capitalização de juros simples e compostos. A realização dessa proposta contou com a participação de duas turmas, ambas da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola localizada na Região Centro-Sul do estado do Ceará, durante as aulas de matemática. Denominamos de grupo de controle e grupo experimental, de modo que este último obteve melhores resultados de aprendizagem. Estes resultados evidenciam que o GeoGebra pode auxiliar na compreensão de juros compostos e coloca a sequência didática como oportunidade na reflexão e planejamento, visando à eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a proposta da realização da sequência didática com o GeoGebra, revelou que os discentes conseguem assimilar um conteúdo quando eles são parte integrante do processo de aprendizado. Assim, com essa metodologia o discente possui papel ativo, sendo constantemente instigado e tendo o professor como   mediador para o alcance do conhecimento. Por fim, o GeoGebra além de apresentar ser de fácil utilização, possibilitou o desenvolvimento e a interpretação geométrica dos estudantes, bem como comprovou ser uma importante ferramenta para o docente, uma vez que oportuniza a renovação de sua prática metodológica.
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