Jogo de palitos: conhecimentos de estudantes do 5º ano sobre probabilidade em situação de jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Itatiane Borges
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Carlos Henrique Nunes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4751
Resumo: No cotidiano, nos deparamos com situações que envolvem a aleatoriedade, que caracterizam o conteúdo de probabilidade, nesse sentido, discutir formas para desenvolver nos sujeitos o entendimento da compreensão probabilística é de grande importância para os professores que ensinam matemática. Nessa direção, neste artigo está presente reflexões a partir de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Maurício de Nassau, campus Paulista/PE. Esse artigo teve por objetivo analisar a influência do jogo de palitos na compreensão dos estudantes do 5º ano sobre o conteúdo de probabilidade, buscando identificar sua influência, em particular, no que se refere à aleatoriedade, ao espaço amostral e ao cálculo probabilístico. O embasamento teórico foi pautado nos autores, como Bryant e Nunes (2012) e Gal (2004), sobre o conceito de Probabilidade e do letramento probabilístico. A pesquisa é de cunho qualitativo e de campo, para tal foi aplicado atividades. No primeiro momento foi realizado um pré-teste com 18 alunos do 5º ano para analisar os conhecimentos prévios. No segundo momento foi realizado a própria situação de jogo. Por último, foi realizado o pós-teste para saber a influência do jogo. A partir do pré-teste, pode-se extrair que o desempenho dos alunos foi muito baixo, que apesar de, numericamente conter acertos, os alunos do 5º ano mostraram um baixo desempenho nas questões que tinham como objetivos: apresentar possíveis resultados de um experimento aleatório, determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado, desenvolver noções do espaço amostral e compreender a aleatoriedade no seu cotidiano. De modo geral, foi observado que as crianças tiveram dificuldades em situações de eventos probabilístico. Durante a vivência dos estudantes em situação de jogo de palitos, foi possível identificar que passaram a se apropriar de termos que envolve a probabilidade. Foi possível identificar que os sujeitos envolvidos nessa pesquisa, também desenvolveram a noção do espaço amostral, podendo fazer estimativas de todos os resultados possíveis de ocorrência quando contabilizavam todos os possíveis resultados do jogo, demostrando uma apropriação do conteúdo e das características da probabilidade. No pós-teste averiguou-se que quanto a compreensão da natureza e a consequência da aleatoriedade os alunos tiveram um bom desempenho, valendo ressaltar que também quanto a comparação e quantificação de probabilidades obtiveram um bom resultado, principalmente observado durante a situação de jogo, a partir das falas apresentadas através dos estudantes envolvidos na pesquisa, consequentemente melhorando o desempenho no teste final. Conclui-se que de modo geral o jogo pode ser um instrumento para compreensão do conteúdo em questão nas abordagens do raciocínio probabilísticos, identificação do espaço amostral e estimativas de eventos aleatórios, sem necessariamente ter trabalho o conteúdo naquele ano escolar.  Palavras-chave: Probabilidade; Ensino; Jogo dos palitos; Situação de jogo.
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