Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4922 |
Resumo: | A Inglaterra, no século XVI e XVII, passou por grandes mudanças no que se refere às matemáticas por conta da necessidade de utilizá-las, por exemplo, na agrimensura, astronomia e navegação. Em decorrência dessa demanda, de direcionar as matemáticas às práticas, diversos tratados voltados para esse aspecto foram elaborados, muitos deles envolvendo a descrição e o uso de instrumentos, entre eles, pode-se destacar o tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise, de autoria de Edmund Gunter (1581 – 1626), datado de 1623, publicado em Londres, que aborda quatro instrumentos matemáticos: Setor, Cross-staff, Cross-bow e Quadrante. Visto isso, o estudo tem como objetivo apresentar o instrumento Cross-staff desenvolvido por Gunter (1623) e suas respectivas escalas. Esta pesquisa é um recorte de um estudo maior e se caracteriza como uma pesquisa documental, já que se apropria de um documento original para análise. Como resultado, foi apresentado um breve olhar sobre os séculos XVI e XVII, especialmente, em Londres, com foco em aspectos que estavam ligados ao contexto de produção do tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments..., no qual o instrumento está inserido, em seguida, são expostas as 12 escalas inscritas no Cross-staff de Gunter (1623). Percebe-se que esse instrumento possui escalas que incorporam diversos conhecimentos matemáticos, como trigonometria, unidades de medidas e proporção que, se explorados, estudados e direcionados ao ensino, podem contribuir com a construção e/ou ressignificação de conhecimentos. Palavras-chave: Cross-staff; Edmund Gunter; História da matemática. |
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