O GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O ESTUDO DE OBJETOS ESTATÍSTICOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PERCURSO INVESTIGATIVO EM DESENVOLVIMENTO
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3393 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões de uma investigação em desenvolvimento, sobre o estudo de objetos estatísticos mediados pelo GeoGebra. A utilização de recursos tecnológicos para o ensino e a aprendizagem, que têm possibilitado o acesso a recursos favoráveis à construção de conhecimentos, é situado o ensino de estatística, considerando o aspecto curricular, que se refere aos recursos tecnológicos como um meio para o ensino de objetos de conhecimento e sua utilização está direcionada para o desenvolvimento de habilidades relativas a esses objetos de conhecimento. Sob uma perspectiva das abordagens de ensino, este relatório aponta para o Instrucionismo e o Construcionismo, como abordagens que podem direcionar para qual relação o estudo utilizando tecnologias pode favorecer. Atendendo a uma demanda curricular, a de promover o ensino da estatística, nas escolhas metodológicas deste percurso de investigação, há uma sinalização para a proposição de atividades que sejam desenvolvidas a partir de conhecimentos preliminares, sob análises a priori, para que, além da aplicação, seja possível tecer análises a posteriori dessas atividades. Na utilização dos recursos tecnológicos como suporte, a discussão se aporta no GeoGebra que, por meio de suas múltiplas janelas de representações de dados, emerge com uma vantagem didática ao ensino da estatística. Os resultados obtidos evidenciam que, a respeito da vantagem didática, um aspecto a se considerar é que as representações dos dados contribuem no poder de argumento acerca do objeto de estudo, isso tem a ver com as propriedades desse objeto e sua relação com os dados de origem em uma situação didática. |
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O GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O ESTUDO DE OBJETOS ESTATÍSTICOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PERCURSO INVESTIGATIVO EM DESENVOLVIMENTOPercurso InvestigativoGeoGebraObjetos EstatísticosEste artigo tem como objetivo apresentar reflexões de uma investigação em desenvolvimento, sobre o estudo de objetos estatísticos mediados pelo GeoGebra. A utilização de recursos tecnológicos para o ensino e a aprendizagem, que têm possibilitado o acesso a recursos favoráveis à construção de conhecimentos, é situado o ensino de estatística, considerando o aspecto curricular, que se refere aos recursos tecnológicos como um meio para o ensino de objetos de conhecimento e sua utilização está direcionada para o desenvolvimento de habilidades relativas a esses objetos de conhecimento. Sob uma perspectiva das abordagens de ensino, este relatório aponta para o Instrucionismo e o Construcionismo, como abordagens que podem direcionar para qual relação o estudo utilizando tecnologias pode favorecer. Atendendo a uma demanda curricular, a de promover o ensino da estatística, nas escolhas metodológicas deste percurso de investigação, há uma sinalização para a proposição de atividades que sejam desenvolvidas a partir de conhecimentos preliminares, sob análises a priori, para que, além da aplicação, seja possível tecer análises a posteriori dessas atividades. Na utilização dos recursos tecnológicos como suporte, a discussão se aporta no GeoGebra que, por meio de suas múltiplas janelas de representações de dados, emerge com uma vantagem didática ao ensino da estatística. Os resultados obtidos evidenciam que, a respeito da vantagem didática, um aspecto a se considerar é que as representações dos dados contribuem no poder de argumento acerca do objeto de estudo, isso tem a ver com as propriedades desse objeto e sua relação com os dados de origem em uma situação didática.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/339310.30938/bocehm.v7i21.3393Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 21 (2020): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 59-702447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3393/3618Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, José Ronaldo Alves2021-06-05T16:20:52Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/3393Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:44.440293Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
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