Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8528 |
Resumo: | Esta intervenção, efetuada em uma turma do 2º ano do ensino médio, tem como objetivo compreender o desenvolvimento de uma Sequência Didática no processo de ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos e noção de funções, função afim, função quadrática e função exponencial, mediado pelas ferramentas tecnológicas GeoGebra e o programa de criação/edição de apresentações gráficas PowerPoint. Para tanto, abordamos uma Sequência Didática contendo três fases, em que a primeira se tratou da apresentação da proposta para a turma participante da pesquisa, e a efetivação de um pré-teste. A fase posterior foi dividida em atividades contendo três módulos, nomeados de módulo 1, módulo 2 e módulo 3. A última fase, designada de pós-teste, buscou investigar a aprendizagem nesses conteúdos expostos. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual da rede pública de ensino na cidade de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, composta por vinte alunos. Para os testes, pré-teste e pós-teste, utilizamos dois questionários, em que o primeiro possuía seis questões de múltipla escolha e, o segundo, sete questões discursivas. Os resultados apontam, a partir das análises do pré-teste e pós-teste, que o ensino por meio da Sequência Didática mostrou-se facilitador e animador no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tais resultados ficam evidentes após a análise do pós-teste, que foi efetuado após toda a Sequência Didática. Com isso, o trabalho desperta os educadores, além de uma abordagem diferenciada do ensino tradicional, uma reflexão para que se aplique situações didáticas para o ensino sobre conjuntos numéricos e funções mediadas pela utilização de recursos tecnológicos que incentivem cada vez mais os educandos. |
id |
UECE-4_2a57602b2a810c86bc4e9c172452b4f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8528 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicasConjunto e FunçõesEnsino de MatemáticaFerramentas tecnológicasSequência didáticaEsta intervenção, efetuada em uma turma do 2º ano do ensino médio, tem como objetivo compreender o desenvolvimento de uma Sequência Didática no processo de ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos e noção de funções, função afim, função quadrática e função exponencial, mediado pelas ferramentas tecnológicas GeoGebra e o programa de criação/edição de apresentações gráficas PowerPoint. Para tanto, abordamos uma Sequência Didática contendo três fases, em que a primeira se tratou da apresentação da proposta para a turma participante da pesquisa, e a efetivação de um pré-teste. A fase posterior foi dividida em atividades contendo três módulos, nomeados de módulo 1, módulo 2 e módulo 3. A última fase, designada de pós-teste, buscou investigar a aprendizagem nesses conteúdos expostos. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual da rede pública de ensino na cidade de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, composta por vinte alunos. Para os testes, pré-teste e pós-teste, utilizamos dois questionários, em que o primeiro possuía seis questões de múltipla escolha e, o segundo, sete questões discursivas. Os resultados apontam, a partir das análises do pré-teste e pós-teste, que o ensino por meio da Sequência Didática mostrou-se facilitador e animador no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tais resultados ficam evidentes após a análise do pós-teste, que foi efetuado após toda a Sequência Didática. Com isso, o trabalho desperta os educadores, além de uma abordagem diferenciada do ensino tradicional, uma reflexão para que se aplique situações didáticas para o ensino sobre conjuntos numéricos e funções mediadas pela utilização de recursos tecnológicos que incentivem cada vez mais os educandos.EdUECE2023-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/852810.30938/bocehm.v10i28.8528Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 28 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 1-172447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8528/8332Copyright (c) 2023 Fernando Henrique Nogueira Amaral, Otávio Paulino Lavorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Fernando Henrique NogueiraLavor, Otávio Paulino2023-01-20T22:06:06Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8528Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-20T22:06:06Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas |
title |
Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas |
spellingShingle |
Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas Amaral, Fernando Henrique Nogueira Conjunto e Funções Ensino de Matemática Ferramentas tecnológicas Sequência didática |
title_short |
Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas |
title_full |
Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas |
title_fullStr |
Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas |
title_full_unstemmed |
Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas |
title_sort |
Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas |
author |
Amaral, Fernando Henrique Nogueira |
author_facet |
Amaral, Fernando Henrique Nogueira Lavor, Otávio Paulino |
author_role |
author |
author2 |
Lavor, Otávio Paulino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Fernando Henrique Nogueira Lavor, Otávio Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conjunto e Funções Ensino de Matemática Ferramentas tecnológicas Sequência didática |
topic |
Conjunto e Funções Ensino de Matemática Ferramentas tecnológicas Sequência didática |
description |
Esta intervenção, efetuada em uma turma do 2º ano do ensino médio, tem como objetivo compreender o desenvolvimento de uma Sequência Didática no processo de ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos e noção de funções, função afim, função quadrática e função exponencial, mediado pelas ferramentas tecnológicas GeoGebra e o programa de criação/edição de apresentações gráficas PowerPoint. Para tanto, abordamos uma Sequência Didática contendo três fases, em que a primeira se tratou da apresentação da proposta para a turma participante da pesquisa, e a efetivação de um pré-teste. A fase posterior foi dividida em atividades contendo três módulos, nomeados de módulo 1, módulo 2 e módulo 3. A última fase, designada de pós-teste, buscou investigar a aprendizagem nesses conteúdos expostos. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual da rede pública de ensino na cidade de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, composta por vinte alunos. Para os testes, pré-teste e pós-teste, utilizamos dois questionários, em que o primeiro possuía seis questões de múltipla escolha e, o segundo, sete questões discursivas. Os resultados apontam, a partir das análises do pré-teste e pós-teste, que o ensino por meio da Sequência Didática mostrou-se facilitador e animador no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tais resultados ficam evidentes após a análise do pós-teste, que foi efetuado após toda a Sequência Didática. Com isso, o trabalho desperta os educadores, além de uma abordagem diferenciada do ensino tradicional, uma reflexão para que se aplique situações didáticas para o ensino sobre conjuntos numéricos e funções mediadas pela utilização de recursos tecnológicos que incentivem cada vez mais os educandos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8528 10.30938/bocehm.v10i28.8528 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8528 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v10i28.8528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8528/8332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Fernando Henrique Nogueira Amaral, Otávio Paulino Lavor https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Fernando Henrique Nogueira Amaral, Otávio Paulino Lavor https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 28 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 1-17 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997007241216 |