Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Fernando Henrique Nogueira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lavor, Otávio Paulino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8528
Resumo: Esta intervenção, efetuada em uma turma do 2º ano do ensino médio, tem como objetivo compreender o desenvolvimento de uma Sequência Didática no processo de ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos e noção de funções, função afim, função quadrática e função exponencial, mediado pelas ferramentas tecnológicas GeoGebra e o programa de criação/edição de apresentações gráficas PowerPoint. Para tanto, abordamos uma Sequência Didática contendo três fases, em que a primeira se tratou da apresentação da proposta para a turma participante da pesquisa, e a efetivação de um pré-teste. A fase posterior foi dividida em atividades contendo três módulos, nomeados de módulo 1, módulo 2 e módulo 3. A última fase, designada de pós-teste, buscou investigar a aprendizagem nesses conteúdos expostos. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual da rede pública de ensino na cidade de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, composta por vinte alunos. Para os testes, pré-teste e pós-teste, utilizamos dois questionários, em que o primeiro possuía seis questões de múltipla escolha e, o segundo, sete questões discursivas. Os resultados apontam, a partir das análises do pré-teste e pós-teste, que o ensino por meio da Sequência Didática mostrou-se facilitador e animador no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tais resultados ficam evidentes após a análise do pós-teste, que foi efetuado após toda a Sequência Didática. Com isso, o trabalho desperta os educadores, além de uma abordagem diferenciada do ensino tradicional, uma reflexão para que se aplique situações didáticas para o ensino sobre conjuntos numéricos e funções mediadas pela utilização de recursos tecnológicos que incentivem cada vez mais os educandos.
id UECE-4_2a57602b2a810c86bc4e9c172452b4f7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8528
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicasConjunto e FunçõesEnsino de MatemáticaFerramentas tecnológicasSequência didáticaEsta intervenção, efetuada em uma turma do 2º ano do ensino médio, tem como objetivo compreender o desenvolvimento de uma Sequência Didática no processo de ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos e noção de funções, função afim, função quadrática e função exponencial, mediado pelas ferramentas tecnológicas GeoGebra e o programa de criação/edição de apresentações gráficas PowerPoint. Para tanto, abordamos uma Sequência Didática contendo três fases, em que a primeira se tratou da apresentação da proposta para a turma participante da pesquisa, e a efetivação de um pré-teste. A fase posterior foi dividida em atividades contendo três módulos, nomeados de módulo 1, módulo 2 e módulo 3. A última fase, designada de pós-teste, buscou investigar a aprendizagem nesses conteúdos expostos. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual da rede pública de ensino na cidade de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, composta por vinte alunos. Para os testes, pré-teste e pós-teste, utilizamos dois questionários, em que o primeiro possuía seis questões de múltipla escolha e, o segundo, sete questões discursivas. Os resultados apontam, a partir das análises do pré-teste e pós-teste, que o ensino por meio da Sequência Didática mostrou-se facilitador e animador no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tais resultados ficam evidentes após a análise do pós-teste, que foi efetuado após toda a Sequência Didática. Com isso, o trabalho desperta os educadores, além de uma abordagem diferenciada do ensino tradicional, uma reflexão para que se aplique situações didáticas para o ensino sobre conjuntos numéricos e funções mediadas pela utilização de recursos tecnológicos que incentivem cada vez mais os educandos.EdUECE2023-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/852810.30938/bocehm.v10i28.8528Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 28 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 1-172447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8528/8332Copyright (c) 2023 Fernando Henrique Nogueira Amaral, Otávio Paulino Lavorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Fernando Henrique NogueiraLavor, Otávio Paulino2023-01-20T22:06:06Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8528Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-20T22:06:06Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas
title Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas
spellingShingle Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas
Amaral, Fernando Henrique Nogueira
Conjunto e Funções
Ensino de Matemática
Ferramentas tecnológicas
Sequência didática
title_short Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas
title_full Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas
title_fullStr Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas
title_full_unstemmed Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas
title_sort Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas
author Amaral, Fernando Henrique Nogueira
author_facet Amaral, Fernando Henrique Nogueira
Lavor, Otávio Paulino
author_role author
author2 Lavor, Otávio Paulino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Fernando Henrique Nogueira
Lavor, Otávio Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Conjunto e Funções
Ensino de Matemática
Ferramentas tecnológicas
Sequência didática
topic Conjunto e Funções
Ensino de Matemática
Ferramentas tecnológicas
Sequência didática
description Esta intervenção, efetuada em uma turma do 2º ano do ensino médio, tem como objetivo compreender o desenvolvimento de uma Sequência Didática no processo de ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos e noção de funções, função afim, função quadrática e função exponencial, mediado pelas ferramentas tecnológicas GeoGebra e o programa de criação/edição de apresentações gráficas PowerPoint. Para tanto, abordamos uma Sequência Didática contendo três fases, em que a primeira se tratou da apresentação da proposta para a turma participante da pesquisa, e a efetivação de um pré-teste. A fase posterior foi dividida em atividades contendo três módulos, nomeados de módulo 1, módulo 2 e módulo 3. A última fase, designada de pós-teste, buscou investigar a aprendizagem nesses conteúdos expostos. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual da rede pública de ensino na cidade de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, composta por vinte alunos. Para os testes, pré-teste e pós-teste, utilizamos dois questionários, em que o primeiro possuía seis questões de múltipla escolha e, o segundo, sete questões discursivas. Os resultados apontam, a partir das análises do pré-teste e pós-teste, que o ensino por meio da Sequência Didática mostrou-se facilitador e animador no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tais resultados ficam evidentes após a análise do pós-teste, que foi efetuado após toda a Sequência Didática. Com isso, o trabalho desperta os educadores, além de uma abordagem diferenciada do ensino tradicional, uma reflexão para que se aplique situações didáticas para o ensino sobre conjuntos numéricos e funções mediadas pela utilização de recursos tecnológicos que incentivem cada vez mais os educandos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8528
10.30938/bocehm.v10i28.8528
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8528
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v10i28.8528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8528/8332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Fernando Henrique Nogueira Amaral, Otávio Paulino Lavor
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Fernando Henrique Nogueira Amaral, Otávio Paulino Lavor
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 28 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 1-17
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997007241216