Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5144 |
Resumo: | O desenvolvimento de noções aritméticas na Educação Infantil ocorre através do campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, por meio de atividades lúdicas, a criança vivenciará situações nas quais poderá compreender e construir o senso numérico mobilizando processos cognitivos essenciais como contagem e quantificação que auxiliarão posteriormente no entendimento das estruturas aditivas onde se inserem as operações aritméticas básicas, como adição e subtração. No entanto, é necessário que o professor utilize recursos variados para promover vivências matemáticas significativas que promovam a aprendizagem de noções aritméticas. Desta forma, este trabalho teve como foco a análise de vídeos de quatro canais do YouTube que abordam as operações de adição e subtração na Educação Infantil, tendo como principais pontos de análise, a didática, o layout e a existência de personagens. Para tanto, realizamos uma breve pesquisa bibliográfica para entender melhor o que a BNCC e os teóricos que estudam os processos cognitivos de assimilação de conceitos matemáticos como Vergnaud (1990), Piaget (1975) e Kamii (2012) falam a respeito do ensino das operações de adição e subtração na Educação Infantil e identificar se os vídeos auxiliam na mobilização desses processos. Os vídeos analisados se mostraram atrativos pelas animações coloridas e motivadoras através das variadas situações-problema e histórias que servem para desenvolver o processo de contagem, ordenação, comparação, quantificação, entretanto, percebemos também que as operações de adição e subtração não trouxeram situações-problema desafiadoras e estavam fortemente ligadas à fixação repetitiva e exposição dos algoritmos, relacionando o numeral às quantidades. Mesmo com este tipo de ênfase presente, os vídeos analisados constituem um material potencialmente significativo para o ensino de adição e subtração na Educação Infantil e seu uso requer o planejamento da aula, combinando-os com outras atividades de modo que promovam o desenvolvimento de outras habilidades aritméticas. Palavras-chave: Adição e Subtração; Ensino de Matemática; Educação Infantil. |
id |
UECE-4_2cfe501775cb3c3f6fdbef509b29d968 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5144 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantilAdição e Subtração Ensino de MatemáticaEducação InfantilO desenvolvimento de noções aritméticas na Educação Infantil ocorre através do campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, por meio de atividades lúdicas, a criança vivenciará situações nas quais poderá compreender e construir o senso numérico mobilizando processos cognitivos essenciais como contagem e quantificação que auxiliarão posteriormente no entendimento das estruturas aditivas onde se inserem as operações aritméticas básicas, como adição e subtração. No entanto, é necessário que o professor utilize recursos variados para promover vivências matemáticas significativas que promovam a aprendizagem de noções aritméticas. Desta forma, este trabalho teve como foco a análise de vídeos de quatro canais do YouTube que abordam as operações de adição e subtração na Educação Infantil, tendo como principais pontos de análise, a didática, o layout e a existência de personagens. Para tanto, realizamos uma breve pesquisa bibliográfica para entender melhor o que a BNCC e os teóricos que estudam os processos cognitivos de assimilação de conceitos matemáticos como Vergnaud (1990), Piaget (1975) e Kamii (2012) falam a respeito do ensino das operações de adição e subtração na Educação Infantil e identificar se os vídeos auxiliam na mobilização desses processos. Os vídeos analisados se mostraram atrativos pelas animações coloridas e motivadoras através das variadas situações-problema e histórias que servem para desenvolver o processo de contagem, ordenação, comparação, quantificação, entretanto, percebemos também que as operações de adição e subtração não trouxeram situações-problema desafiadoras e estavam fortemente ligadas à fixação repetitiva e exposição dos algoritmos, relacionando o numeral às quantidades. Mesmo com este tipo de ênfase presente, os vídeos analisados constituem um material potencialmente significativo para o ensino de adição e subtração na Educação Infantil e seu uso requer o planejamento da aula, combinando-os com outras atividades de modo que promovam o desenvolvimento de outras habilidades aritméticas. Palavras-chave: Adição e Subtração; Ensino de Matemática; Educação Infantil.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/514410.30938/bocehm.v8i23.5144Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 30-492447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5144/4333Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLozada, Claudia de Oliveira Santos, Bruna Gama dosLima, Cryslãne de Araújo2021-06-17T18:44:41Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5144Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:50.466156Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil |
title |
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil |
spellingShingle |
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil Lozada, Claudia de Oliveira Adição e Subtração Ensino de Matemática Educação Infantil |
title_short |
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil |
title_full |
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil |
title_fullStr |
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil |
title_sort |
Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil |
author |
Lozada, Claudia de Oliveira |
author_facet |
Lozada, Claudia de Oliveira Santos, Bruna Gama dos Lima, Cryslãne de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Bruna Gama dos Lima, Cryslãne de Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lozada, Claudia de Oliveira Santos, Bruna Gama dos Lima, Cryslãne de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adição e Subtração Ensino de Matemática Educação Infantil |
topic |
Adição e Subtração Ensino de Matemática Educação Infantil |
description |
O desenvolvimento de noções aritméticas na Educação Infantil ocorre através do campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, por meio de atividades lúdicas, a criança vivenciará situações nas quais poderá compreender e construir o senso numérico mobilizando processos cognitivos essenciais como contagem e quantificação que auxiliarão posteriormente no entendimento das estruturas aditivas onde se inserem as operações aritméticas básicas, como adição e subtração. No entanto, é necessário que o professor utilize recursos variados para promover vivências matemáticas significativas que promovam a aprendizagem de noções aritméticas. Desta forma, este trabalho teve como foco a análise de vídeos de quatro canais do YouTube que abordam as operações de adição e subtração na Educação Infantil, tendo como principais pontos de análise, a didática, o layout e a existência de personagens. Para tanto, realizamos uma breve pesquisa bibliográfica para entender melhor o que a BNCC e os teóricos que estudam os processos cognitivos de assimilação de conceitos matemáticos como Vergnaud (1990), Piaget (1975) e Kamii (2012) falam a respeito do ensino das operações de adição e subtração na Educação Infantil e identificar se os vídeos auxiliam na mobilização desses processos. Os vídeos analisados se mostraram atrativos pelas animações coloridas e motivadoras através das variadas situações-problema e histórias que servem para desenvolver o processo de contagem, ordenação, comparação, quantificação, entretanto, percebemos também que as operações de adição e subtração não trouxeram situações-problema desafiadoras e estavam fortemente ligadas à fixação repetitiva e exposição dos algoritmos, relacionando o numeral às quantidades. Mesmo com este tipo de ênfase presente, os vídeos analisados constituem um material potencialmente significativo para o ensino de adição e subtração na Educação Infantil e seu uso requer o planejamento da aula, combinando-os com outras atividades de modo que promovam o desenvolvimento de outras habilidades aritméticas. Palavras-chave: Adição e Subtração; Ensino de Matemática; Educação Infantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5144 10.30938/bocehm.v8i23.5144 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5144 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.5144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5144/4333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 30-49 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998367244288 |