O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Fábio Vieira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sena Filho, Edvalter da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7111
Resumo: O presente trabalho apresenta práticas e abordagens metodológicas no ensino da Matemática que ampliam o engajamento e aquisição do conhecimento de conceitos matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 2º e 3º anos da escola EEEP Francisca Castro de Mesquita, localizada na cidade de Reriutaba, pertencente a região da Ibiapaba na zona norte do Ceará. Essas atividades visam aproximar os discentes da Matemática através de práticas e metodologias dinâmicas, possibilitando aos alunos uma maior interação com as ferramentas computacionais e objetos de aprendizagem ludo-pedagógicos. Os resultados sinalizaram que essas práticas favorecem a aquisição e o entendimento de conceitos matemáticos através do raciocínio visual, contribuindo para uma aprendizagem significativa. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem caráter descritivo por considerar essencial o ambiente escolar como fonte de dados. Esperamos com essa investigação discutir a importância da participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O objetivo desse estudo é discutir a utilização de atividades ludo-pedagógicas (jogos) no ensino da matemática a partir uma experiência nas séries do Ensino Médio da educação básica. Este artigo é fruto da Especialização em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará, ofertada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) e com o apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (FUNCAP).
id UECE-4_2dd59760da2426dfffd8abfbd96035f3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7111
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0Ensino de Matem´aticaPráticas Ludo-pedagógicasPráticas Pedagógicas InterativasO presente trabalho apresenta práticas e abordagens metodológicas no ensino da Matemática que ampliam o engajamento e aquisição do conhecimento de conceitos matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 2º e 3º anos da escola EEEP Francisca Castro de Mesquita, localizada na cidade de Reriutaba, pertencente a região da Ibiapaba na zona norte do Ceará. Essas atividades visam aproximar os discentes da Matemática através de práticas e metodologias dinâmicas, possibilitando aos alunos uma maior interação com as ferramentas computacionais e objetos de aprendizagem ludo-pedagógicos. Os resultados sinalizaram que essas práticas favorecem a aquisição e o entendimento de conceitos matemáticos através do raciocínio visual, contribuindo para uma aprendizagem significativa. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem caráter descritivo por considerar essencial o ambiente escolar como fonte de dados. Esperamos com essa investigação discutir a importância da participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O objetivo desse estudo é discutir a utilização de atividades ludo-pedagógicas (jogos) no ensino da matemática a partir uma experiência nas séries do Ensino Médio da educação básica. Este artigo é fruto da Especialização em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará, ofertada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) e com o apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (FUNCAP).EdUECE2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/711110.30938/bocehm.v9i25.7111Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 25 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 35-492447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7111/6506Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess Oliveira, José Fábio Vieira deSena Filho, Edvalter da Silva2022-03-23T12:22:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7111Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:51.302444Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0
title O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0
spellingShingle O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0
Oliveira, José Fábio Vieira de
Ensino de Matem´atica
Práticas Ludo-pedagógicas
Práticas Pedagógicas Interativas
title_short O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0
title_full O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0
title_fullStr O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0
title_full_unstemmed O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0
title_sort O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0
author Oliveira, José Fábio Vieira de
author_facet Oliveira, José Fábio Vieira de
Sena Filho, Edvalter da Silva
author_role author
author2 Sena Filho, Edvalter da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Fábio Vieira de
Sena Filho, Edvalter da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matem´atica
Práticas Ludo-pedagógicas
Práticas Pedagógicas Interativas
topic Ensino de Matem´atica
Práticas Ludo-pedagógicas
Práticas Pedagógicas Interativas
description O presente trabalho apresenta práticas e abordagens metodológicas no ensino da Matemática que ampliam o engajamento e aquisição do conhecimento de conceitos matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 2º e 3º anos da escola EEEP Francisca Castro de Mesquita, localizada na cidade de Reriutaba, pertencente a região da Ibiapaba na zona norte do Ceará. Essas atividades visam aproximar os discentes da Matemática através de práticas e metodologias dinâmicas, possibilitando aos alunos uma maior interação com as ferramentas computacionais e objetos de aprendizagem ludo-pedagógicos. Os resultados sinalizaram que essas práticas favorecem a aquisição e o entendimento de conceitos matemáticos através do raciocínio visual, contribuindo para uma aprendizagem significativa. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem caráter descritivo por considerar essencial o ambiente escolar como fonte de dados. Esperamos com essa investigação discutir a importância da participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O objetivo desse estudo é discutir a utilização de atividades ludo-pedagógicas (jogos) no ensino da matemática a partir uma experiência nas séries do Ensino Médio da educação básica. Este artigo é fruto da Especialização em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará, ofertada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) e com o apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (FUNCAP).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7111
10.30938/bocehm.v9i25.7111
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7111
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i25.7111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7111/6506
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 25 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 35-49
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998397652992