Desvendando a Instrução Pública na Amazônia: O Instituto Paraense de Educandos e Artífices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/241 |
Resumo: | A partir de discussões, realizadas no Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA), sobre a Instrução Pública na Amazônia e da oportunidade de desenvolvimento de uma pesquisa pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre a História das Instituições da Amazônia; este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa sobre a história do Instituto Lauro Sodré, bem como sua estrutura física e funcional. Para tal, realizamos um estudo documental baseado nos Álbuns do Pará de 1889 e 1908, no livro publicado pelo Tribunal de Justiça do Estado retratando parte dos 145 anos do instituto e trabalhos acadêmicos que abordam o tema em pauta. Os resultados parciais mostraram que o Instituto Lauro Sodré abrigava meninos órfãos e pobres, os instruía com educação primária e aprendizagem de ofícios, e os materiais produzidos eram utilizados pelo próprio instituto e vendidos ao Estado, motivo que fez com que o Instituto ganhasse notoriedade no Brasil e no mundo. Desse modo, o Instituto, embora hoje tenha perdido seu caráter de ensino profissional, e funcione como escola de ensino regular, deixou como legado de que o Estado do Pará um dia foi referência mundial em educação. Ainda é um desafio localizar fontes que nos permitam identificar quais conteúdos eram ministrados no início do instituto, principalmente no que tange à matemática, bem como, documentos que nos permitam reconstruir traços biográficos dos professores que ensinaram as disciplinas de conteúdos matemáticos. |
id |
UECE-4_3c5f6a32a7dad6578980e6beb8724057 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/241 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia: O Instituto Paraense de Educandos e ArtíficesHistória da MatemáticaInstituições de Ensino na AmazôniaInstrução Pública ParaenseInstituto Paraense de Educandos e ArtíficesInstituto Lauro SodréA partir de discussões, realizadas no Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA), sobre a Instrução Pública na Amazônia e da oportunidade de desenvolvimento de uma pesquisa pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre a História das Instituições da Amazônia; este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa sobre a história do Instituto Lauro Sodré, bem como sua estrutura física e funcional. Para tal, realizamos um estudo documental baseado nos Álbuns do Pará de 1889 e 1908, no livro publicado pelo Tribunal de Justiça do Estado retratando parte dos 145 anos do instituto e trabalhos acadêmicos que abordam o tema em pauta. Os resultados parciais mostraram que o Instituto Lauro Sodré abrigava meninos órfãos e pobres, os instruía com educação primária e aprendizagem de ofícios, e os materiais produzidos eram utilizados pelo próprio instituto e vendidos ao Estado, motivo que fez com que o Instituto ganhasse notoriedade no Brasil e no mundo. Desse modo, o Instituto, embora hoje tenha perdido seu caráter de ensino profissional, e funcione como escola de ensino regular, deixou como legado de que o Estado do Pará um dia foi referência mundial em educação. Ainda é um desafio localizar fontes que nos permitam identificar quais conteúdos eram ministrados no início do instituto, principalmente no que tange à matemática, bem como, documentos que nos permitam reconstruir traços biográficos dos professores que ensinaram as disciplinas de conteúdos matemáticos.EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24110.30938/bocehm.v5i14.241Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 231 - 2422447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/241/185Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Renan Marcelo da CostaFortes, Adrean Brasilde Oliveira, Izabelle Cavalcante2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/241Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.076800Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia: O Instituto Paraense de Educandos e Artífices |
title |
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia: O Instituto Paraense de Educandos e Artífices |
spellingShingle |
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia: O Instituto Paraense de Educandos e Artífices Dias, Renan Marcelo da Costa História da Matemática Instituições de Ensino na Amazônia Instrução Pública Paraense Instituto Paraense de Educandos e Artífices Instituto Lauro Sodré |
title_short |
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia: O Instituto Paraense de Educandos e Artífices |
title_full |
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia: O Instituto Paraense de Educandos e Artífices |
title_fullStr |
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia: O Instituto Paraense de Educandos e Artífices |
title_full_unstemmed |
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia: O Instituto Paraense de Educandos e Artífices |
title_sort |
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia: O Instituto Paraense de Educandos e Artífices |
author |
Dias, Renan Marcelo da Costa |
author_facet |
Dias, Renan Marcelo da Costa Fortes, Adrean Brasil de Oliveira, Izabelle Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Fortes, Adrean Brasil de Oliveira, Izabelle Cavalcante |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Renan Marcelo da Costa Fortes, Adrean Brasil de Oliveira, Izabelle Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Instituições de Ensino na Amazônia Instrução Pública Paraense Instituto Paraense de Educandos e Artífices Instituto Lauro Sodré |
topic |
História da Matemática Instituições de Ensino na Amazônia Instrução Pública Paraense Instituto Paraense de Educandos e Artífices Instituto Lauro Sodré |
description |
A partir de discussões, realizadas no Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA), sobre a Instrução Pública na Amazônia e da oportunidade de desenvolvimento de uma pesquisa pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre a História das Instituições da Amazônia; este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa sobre a história do Instituto Lauro Sodré, bem como sua estrutura física e funcional. Para tal, realizamos um estudo documental baseado nos Álbuns do Pará de 1889 e 1908, no livro publicado pelo Tribunal de Justiça do Estado retratando parte dos 145 anos do instituto e trabalhos acadêmicos que abordam o tema em pauta. Os resultados parciais mostraram que o Instituto Lauro Sodré abrigava meninos órfãos e pobres, os instruía com educação primária e aprendizagem de ofícios, e os materiais produzidos eram utilizados pelo próprio instituto e vendidos ao Estado, motivo que fez com que o Instituto ganhasse notoriedade no Brasil e no mundo. Desse modo, o Instituto, embora hoje tenha perdido seu caráter de ensino profissional, e funcione como escola de ensino regular, deixou como legado de que o Estado do Pará um dia foi referência mundial em educação. Ainda é um desafio localizar fontes que nos permitam identificar quais conteúdos eram ministrados no início do instituto, principalmente no que tange à matemática, bem como, documentos que nos permitam reconstruir traços biográficos dos professores que ensinaram as disciplinas de conteúdos matemáticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/241 10.30938/bocehm.v5i14.241 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/241 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v5i14.241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/241/185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 231 - 242 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997530480640 |