ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/46 |
Resumo: | Os jogos de azar sempre estiveram presentes na vida do homem, sendo inclusive um dos principais motivadores dos primeiros estudos em probabilidade. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo detalhar o projeto Ensinando probabilidade explorando as loterias, desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio do colégio estadual Dom José Tupinambá da Frota. O projeto foi desenvolvido como forma de melhorar o desempenho dos alunos nas aulas de matemática a partir de uma situação do cotidiano. Para tanto, foi escolhido trabalhar com os jogos de azar, especificamente a mega-sena, visto a popularidade desse jogo na cultura brasileira. O contato direto dos alunos com algo pertencente a sua realidade despertou o interesse destes para o conteúdo estudado, alcançando os objetivos do projeto. O maior interesse dos alunos estava voltado para a justiça ou a injustiça das apostas, dúvida que surgiu quando foi exposta a tabela de preços para comparação dos valores cobrados por cada dezena apostada. Também foi mostrado como são feitas as apostas e a distribuição dos prêmios. No decorrer da oficina, foi trabalhada a habilidade de interpretação de questões pelos alunos e a resolução de problemas que envolvem este conteúdo, como a chance de ganhar na loteria de acordo com a aposta e a comparação do aumento do valor e das chances de ganhar. |
id |
UECE-4_432ffb4d759954d18161ace66dfdc83b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/46 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIASEnsino de ProbabilidadeEducaçãoJogosOs jogos de azar sempre estiveram presentes na vida do homem, sendo inclusive um dos principais motivadores dos primeiros estudos em probabilidade. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo detalhar o projeto Ensinando probabilidade explorando as loterias, desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio do colégio estadual Dom José Tupinambá da Frota. O projeto foi desenvolvido como forma de melhorar o desempenho dos alunos nas aulas de matemática a partir de uma situação do cotidiano. Para tanto, foi escolhido trabalhar com os jogos de azar, especificamente a mega-sena, visto a popularidade desse jogo na cultura brasileira. O contato direto dos alunos com algo pertencente a sua realidade despertou o interesse destes para o conteúdo estudado, alcançando os objetivos do projeto. O maior interesse dos alunos estava voltado para a justiça ou a injustiça das apostas, dúvida que surgiu quando foi exposta a tabela de preços para comparação dos valores cobrados por cada dezena apostada. Também foi mostrado como são feitas as apostas e a distribuição dos prêmios. No decorrer da oficina, foi trabalhada a habilidade de interpretação de questões pelos alunos e a resolução de problemas que envolvem este conteúdo, como a chance de ganhar na loteria de acordo com a aposta e a comparação do aumento do valor e das chances de ganhar.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4610.30938/bocehm.v4i10.46Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 10 (2017): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 36-472447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/46/50Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Iara Brito eSilva, Carina Brunehilde Pinto da2018-08-26T00:34:31Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/46Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:37.722827Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIAS |
title |
ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIAS |
spellingShingle |
ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIAS Silva, Maria Iara Brito e Ensino de Probabilidade Educação Jogos |
title_short |
ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIAS |
title_full |
ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIAS |
title_fullStr |
ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIAS |
title_full_unstemmed |
ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIAS |
title_sort |
ENSINANDO PROBABILIDADE EXPLORANDO AS LOTERIAS |
author |
Silva, Maria Iara Brito e |
author_facet |
Silva, Maria Iara Brito e Silva, Carina Brunehilde Pinto da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carina Brunehilde Pinto da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Iara Brito e Silva, Carina Brunehilde Pinto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Probabilidade Educação Jogos |
topic |
Ensino de Probabilidade Educação Jogos |
description |
Os jogos de azar sempre estiveram presentes na vida do homem, sendo inclusive um dos principais motivadores dos primeiros estudos em probabilidade. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo detalhar o projeto Ensinando probabilidade explorando as loterias, desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio do colégio estadual Dom José Tupinambá da Frota. O projeto foi desenvolvido como forma de melhorar o desempenho dos alunos nas aulas de matemática a partir de uma situação do cotidiano. Para tanto, foi escolhido trabalhar com os jogos de azar, especificamente a mega-sena, visto a popularidade desse jogo na cultura brasileira. O contato direto dos alunos com algo pertencente a sua realidade despertou o interesse destes para o conteúdo estudado, alcançando os objetivos do projeto. O maior interesse dos alunos estava voltado para a justiça ou a injustiça das apostas, dúvida que surgiu quando foi exposta a tabela de preços para comparação dos valores cobrados por cada dezena apostada. Também foi mostrado como são feitas as apostas e a distribuição dos prêmios. No decorrer da oficina, foi trabalhada a habilidade de interpretação de questões pelos alunos e a resolução de problemas que envolvem este conteúdo, como a chance de ganhar na loteria de acordo com a aposta e a comparação do aumento do valor e das chances de ganhar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/46 10.30938/bocehm.v4i10.46 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/46 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v4i10.46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/46/50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 10 (2017): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 36-47 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997132021760 |