História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Juscimar da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinheiro, José Milton Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5120
Resumo: Há, em diversos estudos produzidos por pesquisadores em Educação Matemática, muitos argumentos voltados à adoção da História da Matemática como recurso pedagógico e metodológico. Este artigo consiste em um desdobramento de uma pesquisa do Grupo de Estudo em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (GEMPAE), com o propósito de explicitar a história de Hipátia, a mais famosa e antiga matemática, astrônoma, filósofa e dirigente do Museu que abrigava a famosa Biblioteca de Alexandria. Para tanto, assume-se uma postura qualitativa para realização de um estudo bibliográfico, buscando pelo que dizem matemáticos e educadores matemáticos sobre a temática aqui discutida. Ao realizamos tal abordagem, concluímos e sugerimos a necessidade de inserir na sala de aula de matemática temáticas que também evidenciem e provoquem reflexões a respeito da presença e contribuição de mulheres ao longo da história até os dias atuais na Matemática. Palavras-chave: Ensino e História da Matemática; Hipátia de Alexandria; Educação Matemática.
id UECE-4_4e2450b77c332d8067e0714e318f8144
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5120
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemáticaEnsino e História da MatemáticaHipátia de AlexandriaEducação MatemáticaHá, em diversos estudos produzidos por pesquisadores em Educação Matemática, muitos argumentos voltados à adoção da História da Matemática como recurso pedagógico e metodológico. Este artigo consiste em um desdobramento de uma pesquisa do Grupo de Estudo em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (GEMPAE), com o propósito de explicitar a história de Hipátia, a mais famosa e antiga matemática, astrônoma, filósofa e dirigente do Museu que abrigava a famosa Biblioteca de Alexandria. Para tanto, assume-se uma postura qualitativa para realização de um estudo bibliográfico, buscando pelo que dizem matemáticos e educadores matemáticos sobre a temática aqui discutida. Ao realizamos tal abordagem, concluímos e sugerimos a necessidade de inserir na sala de aula de matemática temáticas que também evidenciem e provoquem reflexões a respeito da presença e contribuição de mulheres ao longo da história até os dias atuais na Matemática. Palavras-chave: Ensino e História da Matemática; Hipátia de Alexandria; Educação Matemática.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/512010.30938/bocehm.v8i23.5120Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 565-5782447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5120/4367Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Juscimar da SilvaPinheiro, José Milton Lopes2021-06-17T18:44:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5120Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:49.903717Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
title História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
spellingShingle História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
Araujo, Juscimar da Silva
Ensino e História da Matemática
Hipátia de Alexandria
Educação Matemática
title_short História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
title_full História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
title_fullStr História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
title_full_unstemmed História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
title_sort História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
author Araujo, Juscimar da Silva
author_facet Araujo, Juscimar da Silva
Pinheiro, José Milton Lopes
author_role author
author2 Pinheiro, José Milton Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Juscimar da Silva
Pinheiro, José Milton Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e História da Matemática
Hipátia de Alexandria
Educação Matemática
topic Ensino e História da Matemática
Hipátia de Alexandria
Educação Matemática
description Há, em diversos estudos produzidos por pesquisadores em Educação Matemática, muitos argumentos voltados à adoção da História da Matemática como recurso pedagógico e metodológico. Este artigo consiste em um desdobramento de uma pesquisa do Grupo de Estudo em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (GEMPAE), com o propósito de explicitar a história de Hipátia, a mais famosa e antiga matemática, astrônoma, filósofa e dirigente do Museu que abrigava a famosa Biblioteca de Alexandria. Para tanto, assume-se uma postura qualitativa para realização de um estudo bibliográfico, buscando pelo que dizem matemáticos e educadores matemáticos sobre a temática aqui discutida. Ao realizamos tal abordagem, concluímos e sugerimos a necessidade de inserir na sala de aula de matemática temáticas que também evidenciem e provoquem reflexões a respeito da presença e contribuição de mulheres ao longo da história até os dias atuais na Matemática. Palavras-chave: Ensino e História da Matemática; Hipátia de Alexandria; Educação Matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5120
10.30938/bocehm.v8i23.5120
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5120
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.5120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5120/4367
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 565-578
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998178500608