História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5120 |
Resumo: | Há, em diversos estudos produzidos por pesquisadores em Educação Matemática, muitos argumentos voltados à adoção da História da Matemática como recurso pedagógico e metodológico. Este artigo consiste em um desdobramento de uma pesquisa do Grupo de Estudo em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (GEMPAE), com o propósito de explicitar a história de Hipátia, a mais famosa e antiga matemática, astrônoma, filósofa e dirigente do Museu que abrigava a famosa Biblioteca de Alexandria. Para tanto, assume-se uma postura qualitativa para realização de um estudo bibliográfico, buscando pelo que dizem matemáticos e educadores matemáticos sobre a temática aqui discutida. Ao realizamos tal abordagem, concluímos e sugerimos a necessidade de inserir na sala de aula de matemática temáticas que também evidenciem e provoquem reflexões a respeito da presença e contribuição de mulheres ao longo da história até os dias atuais na Matemática. Palavras-chave: Ensino e História da Matemática; Hipátia de Alexandria; Educação Matemática. |
id |
UECE-4_4e2450b77c332d8067e0714e318f8144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5120 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemáticaEnsino e História da MatemáticaHipátia de AlexandriaEducação MatemáticaHá, em diversos estudos produzidos por pesquisadores em Educação Matemática, muitos argumentos voltados à adoção da História da Matemática como recurso pedagógico e metodológico. Este artigo consiste em um desdobramento de uma pesquisa do Grupo de Estudo em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (GEMPAE), com o propósito de explicitar a história de Hipátia, a mais famosa e antiga matemática, astrônoma, filósofa e dirigente do Museu que abrigava a famosa Biblioteca de Alexandria. Para tanto, assume-se uma postura qualitativa para realização de um estudo bibliográfico, buscando pelo que dizem matemáticos e educadores matemáticos sobre a temática aqui discutida. Ao realizamos tal abordagem, concluímos e sugerimos a necessidade de inserir na sala de aula de matemática temáticas que também evidenciem e provoquem reflexões a respeito da presença e contribuição de mulheres ao longo da história até os dias atuais na Matemática. Palavras-chave: Ensino e História da Matemática; Hipátia de Alexandria; Educação Matemática.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/512010.30938/bocehm.v8i23.5120Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 565-5782447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5120/4367Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Juscimar da SilvaPinheiro, José Milton Lopes2021-06-17T18:44:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5120Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:49.903717Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática |
title |
História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática |
spellingShingle |
História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática Araujo, Juscimar da Silva Ensino e História da Matemática Hipátia de Alexandria Educação Matemática |
title_short |
História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática |
title_full |
História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática |
title_fullStr |
História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática |
title_full_unstemmed |
História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática |
title_sort |
História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática |
author |
Araujo, Juscimar da Silva |
author_facet |
Araujo, Juscimar da Silva Pinheiro, José Milton Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, José Milton Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Juscimar da Silva Pinheiro, José Milton Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e História da Matemática Hipátia de Alexandria Educação Matemática |
topic |
Ensino e História da Matemática Hipátia de Alexandria Educação Matemática |
description |
Há, em diversos estudos produzidos por pesquisadores em Educação Matemática, muitos argumentos voltados à adoção da História da Matemática como recurso pedagógico e metodológico. Este artigo consiste em um desdobramento de uma pesquisa do Grupo de Estudo em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (GEMPAE), com o propósito de explicitar a história de Hipátia, a mais famosa e antiga matemática, astrônoma, filósofa e dirigente do Museu que abrigava a famosa Biblioteca de Alexandria. Para tanto, assume-se uma postura qualitativa para realização de um estudo bibliográfico, buscando pelo que dizem matemáticos e educadores matemáticos sobre a temática aqui discutida. Ao realizamos tal abordagem, concluímos e sugerimos a necessidade de inserir na sala de aula de matemática temáticas que também evidenciem e provoquem reflexões a respeito da presença e contribuição de mulheres ao longo da história até os dias atuais na Matemática. Palavras-chave: Ensino e História da Matemática; Hipátia de Alexandria; Educação Matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5120 10.30938/bocehm.v8i23.5120 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5120 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.5120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5120/4367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 565-578 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998178500608 |