UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/77 |
Resumo: | A Unidade Básica de Problematização – UBP, que é um flash de memória discursiva, descreve uma prática sociocultural num campo da atividade humana e, por algum motivo, é eleito como um objeto de problematização disciplinar. A UBP faz parte do quadro de metodologias ativas, e por meio de atividades de investigação proporciona o desenvolvimento do aluno com uma aprendizagem ativa, oferecendo a ele uma autonomia no aprendizado na construção do seu conhecimento em sala de aula. Nesse processo, o professor está inserido e se compromete com o aprendizado do aluno, estimulando e permitindo a discussão entre os mesmos, conduzindo-os apenas se necessário, ao passo que os alunos examinam e refletem sobre a historicidade e cultura matemática propostas, realizando assim o exercício do pensar. Nesse artigo além de realizarmos um estudo sobre a inserção das práticas matemáticas históricas no ensino, apresentaremos também uma proposta de UBP no intuito de proporcionar um recurso com futura aplicação em sala de aula. Dessa forma, essa pesquisa proporciona aos professores outra possibilidade metodológica que pode ser aplicada em qualquer nível de ensino, trazendo uma melhoria na aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática. |
id |
UECE-4_619692d2e431e7857ec281eebc53fe07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/77 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICAHistória da Matemática; Educação matemática; Práticas matemáticas históricas; Unidade Básica de Problematização - UBP.A Unidade Básica de Problematização – UBP, que é um flash de memória discursiva, descreve uma prática sociocultural num campo da atividade humana e, por algum motivo, é eleito como um objeto de problematização disciplinar. A UBP faz parte do quadro de metodologias ativas, e por meio de atividades de investigação proporciona o desenvolvimento do aluno com uma aprendizagem ativa, oferecendo a ele uma autonomia no aprendizado na construção do seu conhecimento em sala de aula. Nesse processo, o professor está inserido e se compromete com o aprendizado do aluno, estimulando e permitindo a discussão entre os mesmos, conduzindo-os apenas se necessário, ao passo que os alunos examinam e refletem sobre a historicidade e cultura matemática propostas, realizando assim o exercício do pensar. Nesse artigo além de realizarmos um estudo sobre a inserção das práticas matemáticas históricas no ensino, apresentaremos também uma proposta de UBP no intuito de proporcionar um recurso com futura aplicação em sala de aula. Dessa forma, essa pesquisa proporciona aos professores outra possibilidade metodológica que pode ser aplicada em qualquer nível de ensino, trazendo uma melhoria na aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7710.30938/bocehm.v3i8.77Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 8 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 60 - 712447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/77/30Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Marina OliveiraPereira, Ana Carolina Costa2018-08-26T00:34:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/77Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:39.148826Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title |
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICA Tavares, Marina Oliveira História da Matemática; Educação matemática; Práticas matemáticas históricas; Unidade Básica de Problematização - UBP. |
title_short |
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full |
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_sort |
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
author |
Tavares, Marina Oliveira |
author_facet |
Tavares, Marina Oliveira Pereira, Ana Carolina Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Carolina Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Marina Oliveira Pereira, Ana Carolina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática; Educação matemática; Práticas matemáticas históricas; Unidade Básica de Problematização - UBP. |
topic |
História da Matemática; Educação matemática; Práticas matemáticas históricas; Unidade Básica de Problematização - UBP. |
description |
A Unidade Básica de Problematização – UBP, que é um flash de memória discursiva, descreve uma prática sociocultural num campo da atividade humana e, por algum motivo, é eleito como um objeto de problematização disciplinar. A UBP faz parte do quadro de metodologias ativas, e por meio de atividades de investigação proporciona o desenvolvimento do aluno com uma aprendizagem ativa, oferecendo a ele uma autonomia no aprendizado na construção do seu conhecimento em sala de aula. Nesse processo, o professor está inserido e se compromete com o aprendizado do aluno, estimulando e permitindo a discussão entre os mesmos, conduzindo-os apenas se necessário, ao passo que os alunos examinam e refletem sobre a historicidade e cultura matemática propostas, realizando assim o exercício do pensar. Nesse artigo além de realizarmos um estudo sobre a inserção das práticas matemáticas históricas no ensino, apresentaremos também uma proposta de UBP no intuito de proporcionar um recurso com futura aplicação em sala de aula. Dessa forma, essa pesquisa proporciona aos professores outra possibilidade metodológica que pode ser aplicada em qualquer nível de ensino, trazendo uma melhoria na aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/77 10.30938/bocehm.v3i8.77 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/77 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v3i8.77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/77/30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 8 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 60 - 71 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997172916224 |