Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4986 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de elaboração e resultados da aplicação da atividade “Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras”. Esta atividade foi desenvolvida no projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a finalidade de explorar conteúdos matemáticos e trabalhar habilidades usando a arte de dobrar papel por meio da construção de uma árvore e de estrelas de Natal, proporcionando aos estudantes momentos descontraídos e interessantes para aprender matemática e despertando nos professores o ensejo de desenvolver outras habilidades no modo como ensinar matemática. A atividade foi aplicada, por meio de uma live no Instagram, a 44 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de 9 escolas da rede pública e de 1 escola da rede particular de ensino de 2 estados do Brasil. As habilidades trabalhadas foram coordenação motora, concentração, memória e imaginação; os conteúdos matemáticos explorados foram propriedades de figuras geométricas como vértice, altura, lado e diagonais de polígonos convexos, noções básicas de geometria como ponto, interseção e segmento de reta. Além de alcançar a finalidade almejada, a atividade proporcionou o reaproveitamento de materiais e despertou o interesse dos professores em fazer trabalhos interdisciplinares, investindo em atividades com dobraduras nas aulas. Esperamos que este trabalho desperte nos professores de matemática a vontade de proporcionar aos seus estudantes novas formas de adquirir e aprofundar conhecimentos matemáticos, utilizando temas presentes no cotidiano deles e/ou materiais didáticos como a atividade aqui descrita. Palavras-chave: Matemática; Ensino de matemática; Natal; Dobraduras de papel. |
id |
UECE-4_62b41262cc2f9a3e9a3722bb0d5b74bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/4986 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobradurasMatemáticaEnsino de MatemáticaNatalDobraduras em papelO presente artigo tem como objetivo descrever o processo de elaboração e resultados da aplicação da atividade “Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras”. Esta atividade foi desenvolvida no projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a finalidade de explorar conteúdos matemáticos e trabalhar habilidades usando a arte de dobrar papel por meio da construção de uma árvore e de estrelas de Natal, proporcionando aos estudantes momentos descontraídos e interessantes para aprender matemática e despertando nos professores o ensejo de desenvolver outras habilidades no modo como ensinar matemática. A atividade foi aplicada, por meio de uma live no Instagram, a 44 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de 9 escolas da rede pública e de 1 escola da rede particular de ensino de 2 estados do Brasil. As habilidades trabalhadas foram coordenação motora, concentração, memória e imaginação; os conteúdos matemáticos explorados foram propriedades de figuras geométricas como vértice, altura, lado e diagonais de polígonos convexos, noções básicas de geometria como ponto, interseção e segmento de reta. Além de alcançar a finalidade almejada, a atividade proporcionou o reaproveitamento de materiais e despertou o interesse dos professores em fazer trabalhos interdisciplinares, investindo em atividades com dobraduras nas aulas. Esperamos que este trabalho desperte nos professores de matemática a vontade de proporcionar aos seus estudantes novas formas de adquirir e aprofundar conhecimentos matemáticos, utilizando temas presentes no cotidiano deles e/ou materiais didáticos como a atividade aqui descrita. Palavras-chave: Matemática; Ensino de matemática; Natal; Dobraduras de papel.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/498610.30938/bocehm.v8i23.4986Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 405-4222447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4986/4356Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Nickson Deyvis da SilvaSantos, Viviane de OliveiraSilva, José Monteiro Hilário da2021-06-17T18:44:59Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4986Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:47.740036Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras |
title |
Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras |
spellingShingle |
Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras Correia, Nickson Deyvis da Silva Matemática Ensino de Matemática Natal Dobraduras em papel |
title_short |
Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras |
title_full |
Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras |
title_fullStr |
Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras |
title_full_unstemmed |
Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras |
title_sort |
Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras |
author |
Correia, Nickson Deyvis da Silva |
author_facet |
Correia, Nickson Deyvis da Silva Santos, Viviane de Oliveira Silva, José Monteiro Hilário da |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Viviane de Oliveira Silva, José Monteiro Hilário da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Nickson Deyvis da Silva Santos, Viviane de Oliveira Silva, José Monteiro Hilário da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino de Matemática Natal Dobraduras em papel |
topic |
Matemática Ensino de Matemática Natal Dobraduras em papel |
description |
O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de elaboração e resultados da aplicação da atividade “Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras”. Esta atividade foi desenvolvida no projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a finalidade de explorar conteúdos matemáticos e trabalhar habilidades usando a arte de dobrar papel por meio da construção de uma árvore e de estrelas de Natal, proporcionando aos estudantes momentos descontraídos e interessantes para aprender matemática e despertando nos professores o ensejo de desenvolver outras habilidades no modo como ensinar matemática. A atividade foi aplicada, por meio de uma live no Instagram, a 44 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de 9 escolas da rede pública e de 1 escola da rede particular de ensino de 2 estados do Brasil. As habilidades trabalhadas foram coordenação motora, concentração, memória e imaginação; os conteúdos matemáticos explorados foram propriedades de figuras geométricas como vértice, altura, lado e diagonais de polígonos convexos, noções básicas de geometria como ponto, interseção e segmento de reta. Além de alcançar a finalidade almejada, a atividade proporcionou o reaproveitamento de materiais e despertou o interesse dos professores em fazer trabalhos interdisciplinares, investindo em atividades com dobraduras nas aulas. Esperamos que este trabalho desperte nos professores de matemática a vontade de proporcionar aos seus estudantes novas formas de adquirir e aprofundar conhecimentos matemáticos, utilizando temas presentes no cotidiano deles e/ou materiais didáticos como a atividade aqui descrita. Palavras-chave: Matemática; Ensino de matemática; Natal; Dobraduras de papel. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4986 10.30938/bocehm.v8i23.4986 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4986 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.4986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4986/4356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 405-422 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998107197440 |