Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8030 |
Resumo: | Com o propósito de contribuir com o uso de objetos de aprendizagem baseados em informações advindas da História da Matemática, neste trabalho se descreve a demonstração do teorema de Pitágoras realizada por Sócrates com o software GeoGebra. A fonte desta demonstração vem da coleção na obra intitulada The Pythagorean Proposition de autoria de Elisha Scott Loomis, publicada no ano de 1968 pela National Council of Teachers of Mathematics. O motivo de promover processos de ensino da matemática mediado pelo uso da História da Matemática e as Tecnologias Digitais vem de um cenário de pesquisa em três décadas, nas quais pouco se tem produzido nas interações destas duas tendências na Educação Matemática. Espera-se que este trabalho seja um apoio direto à prática pedagógica dos professores que lecionam Matemática na Educação Básica que tenham vontade de integrar Tecnologias Digitais nas suas aulas e seja de inspiração para a criação dos seus próprios materiais didáticos baseados em informações históricas da Matemática. |
id |
UECE-4_6663232f0c89549b4904a7643ef756ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8030 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmicaTeorema de PitágorasHistória da MatemáticaGeoGebraTecnologias DigitaisCom o propósito de contribuir com o uso de objetos de aprendizagem baseados em informações advindas da História da Matemática, neste trabalho se descreve a demonstração do teorema de Pitágoras realizada por Sócrates com o software GeoGebra. A fonte desta demonstração vem da coleção na obra intitulada The Pythagorean Proposition de autoria de Elisha Scott Loomis, publicada no ano de 1968 pela National Council of Teachers of Mathematics. O motivo de promover processos de ensino da matemática mediado pelo uso da História da Matemática e as Tecnologias Digitais vem de um cenário de pesquisa em três décadas, nas quais pouco se tem produzido nas interações destas duas tendências na Educação Matemática. Espera-se que este trabalho seja um apoio direto à prática pedagógica dos professores que lecionam Matemática na Educação Básica que tenham vontade de integrar Tecnologias Digitais nas suas aulas e seja de inspiração para a criação dos seus próprios materiais didáticos baseados em informações históricas da Matemática.EdUECE2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/803010.30938/bocehm.v9i26.8030Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 214-2262447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8030/6854Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSánchez, Ivonne C.Castillo, Luis Andrés2022-04-29T20:42:06Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8030Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:53.331179Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica |
title |
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica |
spellingShingle |
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica Sánchez, Ivonne C. Teorema de Pitágoras História da Matemática GeoGebra Tecnologias Digitais |
title_short |
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica |
title_full |
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica |
title_fullStr |
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica |
title_full_unstemmed |
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica |
title_sort |
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica |
author |
Sánchez, Ivonne C. |
author_facet |
Sánchez, Ivonne C. Castillo, Luis Andrés |
author_role |
author |
author2 |
Castillo, Luis Andrés |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sánchez, Ivonne C. Castillo, Luis Andrés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorema de Pitágoras História da Matemática GeoGebra Tecnologias Digitais |
topic |
Teorema de Pitágoras História da Matemática GeoGebra Tecnologias Digitais |
description |
Com o propósito de contribuir com o uso de objetos de aprendizagem baseados em informações advindas da História da Matemática, neste trabalho se descreve a demonstração do teorema de Pitágoras realizada por Sócrates com o software GeoGebra. A fonte desta demonstração vem da coleção na obra intitulada The Pythagorean Proposition de autoria de Elisha Scott Loomis, publicada no ano de 1968 pela National Council of Teachers of Mathematics. O motivo de promover processos de ensino da matemática mediado pelo uso da História da Matemática e as Tecnologias Digitais vem de um cenário de pesquisa em três décadas, nas quais pouco se tem produzido nas interações destas duas tendências na Educação Matemática. Espera-se que este trabalho seja um apoio direto à prática pedagógica dos professores que lecionam Matemática na Educação Básica que tenham vontade de integrar Tecnologias Digitais nas suas aulas e seja de inspiração para a criação dos seus próprios materiais didáticos baseados em informações históricas da Matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8030 10.30938/bocehm.v9i26.8030 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8030 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v9i26.8030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8030/6854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 214-226 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998493073408 |