UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/244 |
Resumo: | Motivados por meio das reuniões do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), juntamente com as diversas participações em eventos que abordam História da Matemática e desenvolvimento das disciplinas de Pratica de Ensino I e II, nos propomos em elaborar um trabalho que pudesse auxiliar o professor da Educação Básica no ensino de Matemática utilizando a História da Matemática como recurso didático, tendo como base a pesquisa a bibliográfica, de cunho histórico. Ressaltamos que este trabalho é parte do nosso Trabalho de Conclusão de Curso intitulado História da Matemática: contribuições para o ensino de Funções, Equação Quadrática e Matrizes, trabalho cuja constituição foi baseada no diagrama metodológico de Chaquiam (2017), para propor um conjunto de textos envolvendo História da Matemática que possam ser utilizados em sala de aula da Educação Básica durante o processo de ensino de conteúdos matemáticos e, quanto ao recorte, escolhemos o conteúdo de matrizes que foi adaptado para compor este artigo. Sobre o texto evidenciamos Arthur Cayley como personagem principal, seus contemporâneos em ordem cronológica, seus traços biográficos, evolução do conteúdo de matrizes e concepções referentes a esse conteúdo e aos personagens escolhidos. Por fim, destacamos a justificativa que foi apresentada por Cayley, referente a multiplicação matricial e o por que ela se resume em adição de produtos, assim como, a álgebra desenvolvida para as matrizes. Além disso, outro ponto a ser ressaltado é a correlação entre os conteúdos de matrizes, sistemas de equações lineares e determinantes, visto que estes possuem diversas associações. É possível evidenciar no trabalho com um todo a integração entre história e matemática, com a demarcação em tempo e espaço por meio da apresentação fatos históricos ocorridos em torno do período de vida de um dos personagens que contribuíram para a evolução do conteúdo matemático, neste caso, de matrizes. |
id |
UECE-4_6a97a36f9118c3f86c6eee7d2105ed53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/244 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULAMatemática; História da Matemática; Ensino de Matemática; MatrizesMotivados por meio das reuniões do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), juntamente com as diversas participações em eventos que abordam História da Matemática e desenvolvimento das disciplinas de Pratica de Ensino I e II, nos propomos em elaborar um trabalho que pudesse auxiliar o professor da Educação Básica no ensino de Matemática utilizando a História da Matemática como recurso didático, tendo como base a pesquisa a bibliográfica, de cunho histórico. Ressaltamos que este trabalho é parte do nosso Trabalho de Conclusão de Curso intitulado História da Matemática: contribuições para o ensino de Funções, Equação Quadrática e Matrizes, trabalho cuja constituição foi baseada no diagrama metodológico de Chaquiam (2017), para propor um conjunto de textos envolvendo História da Matemática que possam ser utilizados em sala de aula da Educação Básica durante o processo de ensino de conteúdos matemáticos e, quanto ao recorte, escolhemos o conteúdo de matrizes que foi adaptado para compor este artigo. Sobre o texto evidenciamos Arthur Cayley como personagem principal, seus contemporâneos em ordem cronológica, seus traços biográficos, evolução do conteúdo de matrizes e concepções referentes a esse conteúdo e aos personagens escolhidos. Por fim, destacamos a justificativa que foi apresentada por Cayley, referente a multiplicação matricial e o por que ela se resume em adição de produtos, assim como, a álgebra desenvolvida para as matrizes. Além disso, outro ponto a ser ressaltado é a correlação entre os conteúdos de matrizes, sistemas de equações lineares e determinantes, visto que estes possuem diversas associações. É possível evidenciar no trabalho com um todo a integração entre história e matemática, com a demarcação em tempo e espaço por meio da apresentação fatos históricos ocorridos em torno do período de vida de um dos personagens que contribuíram para a evolução do conteúdo matemático, neste caso, de matrizes.EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24410.30938/bocehm.v5i14.244Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 51 - 632447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/244/168Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Lucas Antonio Mendes dePereira, Mayara Gabriella GrangeiroChaquiam, Miguel2018-11-25T20:57:12Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/244Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.243621Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA |
title |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA Lima, Lucas Antonio Mendes de Matemática; História da Matemática; Ensino de Matemática; Matrizes |
title_short |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA |
title_full |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA |
title_sort |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA |
author |
Lima, Lucas Antonio Mendes de |
author_facet |
Lima, Lucas Antonio Mendes de Pereira, Mayara Gabriella Grangeiro Chaquiam, Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Mayara Gabriella Grangeiro Chaquiam, Miguel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lucas Antonio Mendes de Pereira, Mayara Gabriella Grangeiro Chaquiam, Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática; História da Matemática; Ensino de Matemática; Matrizes |
topic |
Matemática; História da Matemática; Ensino de Matemática; Matrizes |
description |
Motivados por meio das reuniões do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), juntamente com as diversas participações em eventos que abordam História da Matemática e desenvolvimento das disciplinas de Pratica de Ensino I e II, nos propomos em elaborar um trabalho que pudesse auxiliar o professor da Educação Básica no ensino de Matemática utilizando a História da Matemática como recurso didático, tendo como base a pesquisa a bibliográfica, de cunho histórico. Ressaltamos que este trabalho é parte do nosso Trabalho de Conclusão de Curso intitulado História da Matemática: contribuições para o ensino de Funções, Equação Quadrática e Matrizes, trabalho cuja constituição foi baseada no diagrama metodológico de Chaquiam (2017), para propor um conjunto de textos envolvendo História da Matemática que possam ser utilizados em sala de aula da Educação Básica durante o processo de ensino de conteúdos matemáticos e, quanto ao recorte, escolhemos o conteúdo de matrizes que foi adaptado para compor este artigo. Sobre o texto evidenciamos Arthur Cayley como personagem principal, seus contemporâneos em ordem cronológica, seus traços biográficos, evolução do conteúdo de matrizes e concepções referentes a esse conteúdo e aos personagens escolhidos. Por fim, destacamos a justificativa que foi apresentada por Cayley, referente a multiplicação matricial e o por que ela se resume em adição de produtos, assim como, a álgebra desenvolvida para as matrizes. Além disso, outro ponto a ser ressaltado é a correlação entre os conteúdos de matrizes, sistemas de equações lineares e determinantes, visto que estes possuem diversas associações. É possível evidenciar no trabalho com um todo a integração entre história e matemática, com a demarcação em tempo e espaço por meio da apresentação fatos históricos ocorridos em torno do período de vida de um dos personagens que contribuíram para a evolução do conteúdo matemático, neste caso, de matrizes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/244 10.30938/bocehm.v5i14.244 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/244 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v5i14.244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/244/168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 51 - 63 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997535723520 |