ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se parte dos resultados de uma investigação realizada com apoio do CNPq, com professores de Matemática em formação inicial e continuada, desenvolvida por uma equipe de docentes de duas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. A subpesquisa aqui apresentada teve como objetivo avaliar o conhecimento matemático para o ensino de sequências numéricas por parte de mestrandas e doutorandas em Ensino de Matemática. Aplicou-se um teste que fazia menção a respostas de licenciados a uma questão sobre sequências numéricas e esperava-se que as participantes justificassem suas opiniões sobre as respostas dadas e apresentassem estratégias adequadas para auxiliar os alunos a compreender o conteúdo envolvido. Conclui-se que as mestrandas e doutorandas participantes não têm, de maneira geral, conhecimento do conteúdo de sequências, confundindo determinação de convergência de uma sequência com cálculos de limites em um ponto; além disso, as respondentes não souberam indicar estratégias adequadas para superar as dificuldades relacionadas ao cálculo do limite de uma sequência. Sugerem-se novas investigações para o aprofundamento da análise do conhecimento matemático para o ensino. |
id |
UECE-4_6bf69c0e6986df4d0651f2f905daa30d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/24 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICASequências numéricas; Professores de Matemática; Conhecimento matemático para o ensino.Neste artigo, apresenta-se parte dos resultados de uma investigação realizada com apoio do CNPq, com professores de Matemática em formação inicial e continuada, desenvolvida por uma equipe de docentes de duas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. A subpesquisa aqui apresentada teve como objetivo avaliar o conhecimento matemático para o ensino de sequências numéricas por parte de mestrandas e doutorandas em Ensino de Matemática. Aplicou-se um teste que fazia menção a respostas de licenciados a uma questão sobre sequências numéricas e esperava-se que as participantes justificassem suas opiniões sobre as respostas dadas e apresentassem estratégias adequadas para auxiliar os alunos a compreender o conteúdo envolvido. Conclui-se que as mestrandas e doutorandas participantes não têm, de maneira geral, conhecimento do conteúdo de sequências, confundindo determinação de convergência de uma sequência com cálculos de limites em um ponto; além disso, as respondentes não souberam indicar estratégias adequadas para superar as dificuldades relacionadas ao cálculo do limite de uma sequência. Sugerem-se novas investigações para o aprofundamento da análise do conhecimento matemático para o ensino.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2410.30938/bocehm.v4i12.24Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 12 (2017): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 41-512447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24/66Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCury, Helena NoronhaLima, Isolda Gianni deSauer, Laurete Zanol2018-08-26T00:32:33Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/24Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:36.756214Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title |
ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA Cury, Helena Noronha Sequências numéricas; Professores de Matemática; Conhecimento matemático para o ensino. |
title_short |
ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_full |
ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_sort |
ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
author |
Cury, Helena Noronha |
author_facet |
Cury, Helena Noronha Lima, Isolda Gianni de Sauer, Laurete Zanol |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Isolda Gianni de Sauer, Laurete Zanol |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cury, Helena Noronha Lima, Isolda Gianni de Sauer, Laurete Zanol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequências numéricas; Professores de Matemática; Conhecimento matemático para o ensino. |
topic |
Sequências numéricas; Professores de Matemática; Conhecimento matemático para o ensino. |
description |
Neste artigo, apresenta-se parte dos resultados de uma investigação realizada com apoio do CNPq, com professores de Matemática em formação inicial e continuada, desenvolvida por uma equipe de docentes de duas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. A subpesquisa aqui apresentada teve como objetivo avaliar o conhecimento matemático para o ensino de sequências numéricas por parte de mestrandas e doutorandas em Ensino de Matemática. Aplicou-se um teste que fazia menção a respostas de licenciados a uma questão sobre sequências numéricas e esperava-se que as participantes justificassem suas opiniões sobre as respostas dadas e apresentassem estratégias adequadas para auxiliar os alunos a compreender o conteúdo envolvido. Conclui-se que as mestrandas e doutorandas participantes não têm, de maneira geral, conhecimento do conteúdo de sequências, confundindo determinação de convergência de uma sequência com cálculos de limites em um ponto; além disso, as respondentes não souberam indicar estratégias adequadas para superar as dificuldades relacionadas ao cálculo do limite de uma sequência. Sugerem-se novas investigações para o aprofundamento da análise do conhecimento matemático para o ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24 10.30938/bocehm.v4i12.24 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v4i12.24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24/66 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 12 (2017): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 41-51 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997103710208 |