APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Poliana Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado, Victor Pereira, Lopes, Thiago Beirigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1426
Resumo: Com base na experiência docente e discente dos autores nas aulas de Cálculo Diferencial e estudos realizados por outros pesquisadores, percebeu-se que o ensino de matemática nos cursos superiores carece de uma eminente reestruturação de seus métodos e metodologias para as práticas pedagógicas. Surge, então, a questão norteadora dessa pesquisa: O estudo com material concreto manipulável pode auxiliar no aprendizado de derivadas? Frente a essa questão, a pesquisa realizada teve o objetivo de analisar se o estudo de otimização de áreas e volumes com a confecção de material concreto manipulável auxilia na compreensão do conceito e da aplicação desse conteúdo. Visto que a otimização é um dos conteúdos estudados dentro do Cálculo Diferencial. Para cumprir tal objetivo, foi realizado um minicurso durante a I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa. Para a realização do minicurso foram utilizadas apostilas e projetor de imagem para exploração das atividades planejadas. As atividades foram subsidiadas de modo a aguçar a criatividade dos participantes com a utilização de materiais manipuláveis. Por fim, considera-se que o objetivo estabelecido por essa investigação foi atingido, pois as atividades desenvolvidas com a utilização de materiais concretos manipuláveis possibilitaram aos estudantes maior interação entre teoria e prática devido conseguirem, por meio da confecção e manuseio desses materiais, construir conceitos sobre otimização e analisá-los.
id UECE-4_7dd4daf4ec776d1b34b16e53430e36b4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1426
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEISMatemáticaEnsinoMateriais concretos manipuláveisMáximos e mínimosOtimizaçãoCom base na experiência docente e discente dos autores nas aulas de Cálculo Diferencial e estudos realizados por outros pesquisadores, percebeu-se que o ensino de matemática nos cursos superiores carece de uma eminente reestruturação de seus métodos e metodologias para as práticas pedagógicas. Surge, então, a questão norteadora dessa pesquisa: O estudo com material concreto manipulável pode auxiliar no aprendizado de derivadas? Frente a essa questão, a pesquisa realizada teve o objetivo de analisar se o estudo de otimização de áreas e volumes com a confecção de material concreto manipulável auxilia na compreensão do conceito e da aplicação desse conteúdo. Visto que a otimização é um dos conteúdos estudados dentro do Cálculo Diferencial. Para cumprir tal objetivo, foi realizado um minicurso durante a I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa. Para a realização do minicurso foram utilizadas apostilas e projetor de imagem para exploração das atividades planejadas. As atividades foram subsidiadas de modo a aguçar a criatividade dos participantes com a utilização de materiais manipuláveis. Por fim, considera-se que o objetivo estabelecido por essa investigação foi atingido, pois as atividades desenvolvidas com a utilização de materiais concretos manipuláveis possibilitaram aos estudantes maior interação entre teoria e prática devido conseguirem, por meio da confecção e manuseio desses materiais, construir conceitos sobre otimização e analisá-los.EdUECE2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/142610.30938/bocehm.v6i17.1426Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 17 (2019): Boletim Cearense de Educação e Hist´oria da Matemática; 34 - 552447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1426/1464Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Poliana PereiraMachado, Victor PereiraLopes, Thiago Beirigo2020-09-15T13:33:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1426Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:41.438803Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEIS
title APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEIS
spellingShingle APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEIS
Lopes, Poliana Pereira
Matemática
Ensino
Materiais concretos manipuláveis
Máximos e mínimos
Otimização
title_short APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEIS
title_full APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEIS
title_fullStr APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEIS
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEIS
title_sort APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEIS
author Lopes, Poliana Pereira
author_facet Lopes, Poliana Pereira
Machado, Victor Pereira
Lopes, Thiago Beirigo
author_role author
author2 Machado, Victor Pereira
Lopes, Thiago Beirigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Poliana Pereira
Machado, Victor Pereira
Lopes, Thiago Beirigo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Materiais concretos manipuláveis
Máximos e mínimos
Otimização
topic Matemática
Ensino
Materiais concretos manipuláveis
Máximos e mínimos
Otimização
description Com base na experiência docente e discente dos autores nas aulas de Cálculo Diferencial e estudos realizados por outros pesquisadores, percebeu-se que o ensino de matemática nos cursos superiores carece de uma eminente reestruturação de seus métodos e metodologias para as práticas pedagógicas. Surge, então, a questão norteadora dessa pesquisa: O estudo com material concreto manipulável pode auxiliar no aprendizado de derivadas? Frente a essa questão, a pesquisa realizada teve o objetivo de analisar se o estudo de otimização de áreas e volumes com a confecção de material concreto manipulável auxilia na compreensão do conceito e da aplicação desse conteúdo. Visto que a otimização é um dos conteúdos estudados dentro do Cálculo Diferencial. Para cumprir tal objetivo, foi realizado um minicurso durante a I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa. Para a realização do minicurso foram utilizadas apostilas e projetor de imagem para exploração das atividades planejadas. As atividades foram subsidiadas de modo a aguçar a criatividade dos participantes com a utilização de materiais manipuláveis. Por fim, considera-se que o objetivo estabelecido por essa investigação foi atingido, pois as atividades desenvolvidas com a utilização de materiais concretos manipuláveis possibilitaram aos estudantes maior interação entre teoria e prática devido conseguirem, por meio da confecção e manuseio desses materiais, construir conceitos sobre otimização e analisá-los.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1426
10.30938/bocehm.v6i17.1426
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1426
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v6i17.1426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1426/1464
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 17 (2019): Boletim Cearense de Educação e Hist´oria da Matemática; 34 - 55
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997582909441