VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Antonia Naiara de Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/66
Resumo: Na busca por um ensino mais contextualizado e fazendo uso da história da matemática encontramos na Balestilha um recurso metodológico para utilizar nas aulas de matemática. O nosso trabalho tem o objetivo de mostrar que é possível inserir nas aulas de matemática a construção de instrumentos históricos de medida, no nosso caso a Balestilha, para explorar conteúdos matemáticos. Essa experiência foi realizada com cinco alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, por meio de um curso com duração de 20h/a, ofertado pelo Laboratório de Matemática e Ensino localizado na UECE. Nenhuma delas conhecia a Balestilha e sua relação com a matemática. Cada aluna teve a oportunidade de construir a sua Balestilha, e realizar a aplicação para descobrir a altura de uma parede. Neste sentido, visamos contribuir para uma melhor aprendizagem do aluno/conteúdo/professor por meio de um recurso metodológico ainda pouco conhecido e utilizado em sala de aula, como a Balestilha.
id UECE-4_86235ae278385d4a8f91a6105c5b312f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/66
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHAHistória da Matemática; Balestilha; Conceitos matemáticosNa busca por um ensino mais contextualizado e fazendo uso da história da matemática encontramos na Balestilha um recurso metodológico para utilizar nas aulas de matemática. O nosso trabalho tem o objetivo de mostrar que é possível inserir nas aulas de matemática a construção de instrumentos históricos de medida, no nosso caso a Balestilha, para explorar conteúdos matemáticos. Essa experiência foi realizada com cinco alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, por meio de um curso com duração de 20h/a, ofertado pelo Laboratório de Matemática e Ensino localizado na UECE. Nenhuma delas conhecia a Balestilha e sua relação com a matemática. Cada aluna teve a oportunidade de construir a sua Balestilha, e realizar a aplicação para descobrir a altura de uma parede. Neste sentido, visamos contribuir para uma melhor aprendizagem do aluno/conteúdo/professor por meio de um recurso metodológico ainda pouco conhecido e utilizado em sala de aula, como a Balestilha.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/6610.30938/bocehm.v3i7.66Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 54 - 652447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/66/21Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Antonia Naiara de SousaPereira, Ana Carolina Costa2020-08-14T00:09:07Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/66Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:38.624825Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA
title VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA
spellingShingle VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA
Batista, Antonia Naiara de Sousa
História da Matemática; Balestilha; Conceitos matemáticos
title_short VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA
title_full VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA
title_fullStr VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA
title_full_unstemmed VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA
title_sort VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA
author Batista, Antonia Naiara de Sousa
author_facet Batista, Antonia Naiara de Sousa
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Antonia Naiara de Sousa
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática; Balestilha; Conceitos matemáticos
topic História da Matemática; Balestilha; Conceitos matemáticos
description Na busca por um ensino mais contextualizado e fazendo uso da história da matemática encontramos na Balestilha um recurso metodológico para utilizar nas aulas de matemática. O nosso trabalho tem o objetivo de mostrar que é possível inserir nas aulas de matemática a construção de instrumentos históricos de medida, no nosso caso a Balestilha, para explorar conteúdos matemáticos. Essa experiência foi realizada com cinco alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, por meio de um curso com duração de 20h/a, ofertado pelo Laboratório de Matemática e Ensino localizado na UECE. Nenhuma delas conhecia a Balestilha e sua relação com a matemática. Cada aluna teve a oportunidade de construir a sua Balestilha, e realizar a aplicação para descobrir a altura de uma parede. Neste sentido, visamos contribuir para uma melhor aprendizagem do aluno/conteúdo/professor por meio de um recurso metodológico ainda pouco conhecido e utilizado em sala de aula, como a Balestilha.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/66
10.30938/bocehm.v3i7.66
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/66
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v3i7.66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/66/21
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 54 - 65
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997158236161