VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/66 |
Resumo: | Na busca por um ensino mais contextualizado e fazendo uso da história da matemática encontramos na Balestilha um recurso metodológico para utilizar nas aulas de matemática. O nosso trabalho tem o objetivo de mostrar que é possível inserir nas aulas de matemática a construção de instrumentos históricos de medida, no nosso caso a Balestilha, para explorar conteúdos matemáticos. Essa experiência foi realizada com cinco alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, por meio de um curso com duração de 20h/a, ofertado pelo Laboratório de Matemática e Ensino localizado na UECE. Nenhuma delas conhecia a Balestilha e sua relação com a matemática. Cada aluna teve a oportunidade de construir a sua Balestilha, e realizar a aplicação para descobrir a altura de uma parede. Neste sentido, visamos contribuir para uma melhor aprendizagem do aluno/conteúdo/professor por meio de um recurso metodológico ainda pouco conhecido e utilizado em sala de aula, como a Balestilha. |
id |
UECE-4_86235ae278385d4a8f91a6105c5b312f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/66 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHAHistória da Matemática; Balestilha; Conceitos matemáticosNa busca por um ensino mais contextualizado e fazendo uso da história da matemática encontramos na Balestilha um recurso metodológico para utilizar nas aulas de matemática. O nosso trabalho tem o objetivo de mostrar que é possível inserir nas aulas de matemática a construção de instrumentos históricos de medida, no nosso caso a Balestilha, para explorar conteúdos matemáticos. Essa experiência foi realizada com cinco alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, por meio de um curso com duração de 20h/a, ofertado pelo Laboratório de Matemática e Ensino localizado na UECE. Nenhuma delas conhecia a Balestilha e sua relação com a matemática. Cada aluna teve a oportunidade de construir a sua Balestilha, e realizar a aplicação para descobrir a altura de uma parede. Neste sentido, visamos contribuir para uma melhor aprendizagem do aluno/conteúdo/professor por meio de um recurso metodológico ainda pouco conhecido e utilizado em sala de aula, como a Balestilha.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/6610.30938/bocehm.v3i7.66Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 54 - 652447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/66/21Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Antonia Naiara de SousaPereira, Ana Carolina Costa2020-08-14T00:09:07Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/66Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:38.624825Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA |
title |
VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA |
spellingShingle |
VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA Batista, Antonia Naiara de Sousa História da Matemática; Balestilha; Conceitos matemáticos |
title_short |
VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA |
title_full |
VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA |
title_fullStr |
VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA |
title_full_unstemmed |
VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA |
title_sort |
VAMOS APRENDER TRIGONOMETRIA? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A BALESTILHA |
author |
Batista, Antonia Naiara de Sousa |
author_facet |
Batista, Antonia Naiara de Sousa Pereira, Ana Carolina Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Carolina Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Antonia Naiara de Sousa Pereira, Ana Carolina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática; Balestilha; Conceitos matemáticos |
topic |
História da Matemática; Balestilha; Conceitos matemáticos |
description |
Na busca por um ensino mais contextualizado e fazendo uso da história da matemática encontramos na Balestilha um recurso metodológico para utilizar nas aulas de matemática. O nosso trabalho tem o objetivo de mostrar que é possível inserir nas aulas de matemática a construção de instrumentos históricos de medida, no nosso caso a Balestilha, para explorar conteúdos matemáticos. Essa experiência foi realizada com cinco alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, por meio de um curso com duração de 20h/a, ofertado pelo Laboratório de Matemática e Ensino localizado na UECE. Nenhuma delas conhecia a Balestilha e sua relação com a matemática. Cada aluna teve a oportunidade de construir a sua Balestilha, e realizar a aplicação para descobrir a altura de uma parede. Neste sentido, visamos contribuir para uma melhor aprendizagem do aluno/conteúdo/professor por meio de um recurso metodológico ainda pouco conhecido e utilizado em sala de aula, como a Balestilha. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/66 10.30938/bocehm.v3i7.66 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/66 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v3i7.66 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/66/21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 54 - 65 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997158236161 |