ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/229 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa, ainda em andamento, que consiste em fazer um estudo da obra Arithmetica Infinitorum de John Wallis (1616-1703), publicada em 1655, na qual analisamos a aplicação da abordagem utilizada pelo autor na perspectiva de fazer uma conexão com o ensino nos dias de hoje, além de investigar sua efetividade em sala de aula para a aprendizagem de conceitos relacionados ao Cálculo Diferencial e Integral, procurando em sua metodologia elementos que possam contribuir para uma forma de ensino do Cálculo baseado mais na descoberta do que no rigor característico dessa disciplina. Desta forma procuramos compreender a forma inovadora de Wallis tratar algumas questões relacionadas ao Cálculo Diferencial e Integral, investigar como é realizada a abordagem de alguns de seus conceitos e relacioná-los com o ensino atual. Esse trabalho se fundamenta essencialmente nos estudos realizados nos últimos anos por pesquisadores interessados na área da História da Matemática que defendem o uso da História da Matemática como recurso a ser incorporado na sala de aula além de levar em consideração o que sugerem alguns documentos oficiais brasileiros em relação ao ensino da Matemática (PCN, DCN, OCM, etc.). Os resultados apurados apontam que esta obra foi de grande influência nas descobertas posteriores sobre os principais conceitos do Cálculo Diferencial e Integral. No nosso caso específico, até então, verificamos apenas a presença de comentários a respeito da obra Arithmetica Infinitorum e de seu autor em dois livros clássicos de História da Matemática e também em um artigo específico sobre este tema. Ao analisar estas obras, percebemos certas características específicas deste autor que podem ser de grande utilidade ao estudar questões relativas ao ensino nos dias atuais. Espera-se que esta pesquisa possa facilitar a compreensão dos conceitos de Cálculo Diferencial e Integral e assim contribuir para o seu ensino e, consequentemente para a sua aprendizagem. |
id |
UECE-4_995e7a594a97b4fb91c9e07b0ab153c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/229 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRALJohn Wallis; Arithmetica Infinitorum; Cálculo Diferencial e Integral; História da Matemática.Este artigo apresenta uma pesquisa, ainda em andamento, que consiste em fazer um estudo da obra Arithmetica Infinitorum de John Wallis (1616-1703), publicada em 1655, na qual analisamos a aplicação da abordagem utilizada pelo autor na perspectiva de fazer uma conexão com o ensino nos dias de hoje, além de investigar sua efetividade em sala de aula para a aprendizagem de conceitos relacionados ao Cálculo Diferencial e Integral, procurando em sua metodologia elementos que possam contribuir para uma forma de ensino do Cálculo baseado mais na descoberta do que no rigor característico dessa disciplina. Desta forma procuramos compreender a forma inovadora de Wallis tratar algumas questões relacionadas ao Cálculo Diferencial e Integral, investigar como é realizada a abordagem de alguns de seus conceitos e relacioná-los com o ensino atual. Esse trabalho se fundamenta essencialmente nos estudos realizados nos últimos anos por pesquisadores interessados na área da História da Matemática que defendem o uso da História da Matemática como recurso a ser incorporado na sala de aula além de levar em consideração o que sugerem alguns documentos oficiais brasileiros em relação ao ensino da Matemática (PCN, DCN, OCM, etc.). Os resultados apurados apontam que esta obra foi de grande influência nas descobertas posteriores sobre os principais conceitos do Cálculo Diferencial e Integral. No nosso caso específico, até então, verificamos apenas a presença de comentários a respeito da obra Arithmetica Infinitorum e de seu autor em dois livros clássicos de História da Matemática e também em um artigo específico sobre este tema. Ao analisar estas obras, percebemos certas características específicas deste autor que podem ser de grande utilidade ao estudar questões relativas ao ensino nos dias atuais. Espera-se que esta pesquisa possa facilitar a compreensão dos conceitos de Cálculo Diferencial e Integral e assim contribuir para o seu ensino e, consequentemente para a sua aprendizagem.EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/22910.30938/bocehm.v5i14.229Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 181 - 1902447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/229/179Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessVidal, Francisco AurelianoCarvalho, Kíssia2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/229Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:39.617843Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
title |
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
spellingShingle |
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL Vidal, Francisco Aureliano John Wallis; Arithmetica Infinitorum; Cálculo Diferencial e Integral; História da Matemática. |
title_short |
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
title_full |
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
title_fullStr |
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
title_full_unstemmed |
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
title_sort |
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
author |
Vidal, Francisco Aureliano |
author_facet |
Vidal, Francisco Aureliano Carvalho, Kíssia |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Kíssia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Francisco Aureliano Carvalho, Kíssia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
John Wallis; Arithmetica Infinitorum; Cálculo Diferencial e Integral; História da Matemática. |
topic |
John Wallis; Arithmetica Infinitorum; Cálculo Diferencial e Integral; História da Matemática. |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa, ainda em andamento, que consiste em fazer um estudo da obra Arithmetica Infinitorum de John Wallis (1616-1703), publicada em 1655, na qual analisamos a aplicação da abordagem utilizada pelo autor na perspectiva de fazer uma conexão com o ensino nos dias de hoje, além de investigar sua efetividade em sala de aula para a aprendizagem de conceitos relacionados ao Cálculo Diferencial e Integral, procurando em sua metodologia elementos que possam contribuir para uma forma de ensino do Cálculo baseado mais na descoberta do que no rigor característico dessa disciplina. Desta forma procuramos compreender a forma inovadora de Wallis tratar algumas questões relacionadas ao Cálculo Diferencial e Integral, investigar como é realizada a abordagem de alguns de seus conceitos e relacioná-los com o ensino atual. Esse trabalho se fundamenta essencialmente nos estudos realizados nos últimos anos por pesquisadores interessados na área da História da Matemática que defendem o uso da História da Matemática como recurso a ser incorporado na sala de aula além de levar em consideração o que sugerem alguns documentos oficiais brasileiros em relação ao ensino da Matemática (PCN, DCN, OCM, etc.). Os resultados apurados apontam que esta obra foi de grande influência nas descobertas posteriores sobre os principais conceitos do Cálculo Diferencial e Integral. No nosso caso específico, até então, verificamos apenas a presença de comentários a respeito da obra Arithmetica Infinitorum e de seu autor em dois livros clássicos de História da Matemática e também em um artigo específico sobre este tema. Ao analisar estas obras, percebemos certas características específicas deste autor que podem ser de grande utilidade ao estudar questões relativas ao ensino nos dias atuais. Espera-se que esta pesquisa possa facilitar a compreensão dos conceitos de Cálculo Diferencial e Integral e assim contribuir para o seu ensino e, consequentemente para a sua aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/229 10.30938/bocehm.v5i14.229 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/229 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v5i14.229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/229/179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 181 - 190 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997487489024 |