HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/17 |
Resumo: | Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a história da matemática que envolve a representação dos números na forma decimal. Para o entendimento da evolução dos números fracionários para os decimais, o texto procura discutir brevemente alguns aspectos encontrados sobre essa história, tendo como ponto de partida civilizações da idade antiga e suas formas de representar e entender as frações. Conceito que dá origem aos números quebrados, que hoje chamamos de decimais. Dessa forma essa abordagem limita-se a uma parte da história encontrada em Silva (1997) e demonstrações encontradas em Ifrah (1997) e Aires (2012). Assim, segundo as fontes pesquisadas, apresento um caminho percorrido pelos números decimais, partindo das frações e explicando como os matemáticos chegaram à representação dos números na forma decimal, desta forma abordando nomes, épocas e fatores que contribuíram para essa última representação. |
id |
UECE-4_a7a44104d27c8b60c6940702bc77035c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/17 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMALHistória da Matemática; Frações; Números decimais.Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a história da matemática que envolve a representação dos números na forma decimal. Para o entendimento da evolução dos números fracionários para os decimais, o texto procura discutir brevemente alguns aspectos encontrados sobre essa história, tendo como ponto de partida civilizações da idade antiga e suas formas de representar e entender as frações. Conceito que dá origem aos números quebrados, que hoje chamamos de decimais. Dessa forma essa abordagem limita-se a uma parte da história encontrada em Silva (1997) e demonstrações encontradas em Ifrah (1997) e Aires (2012). Assim, segundo as fontes pesquisadas, apresento um caminho percorrido pelos números decimais, partindo das frações e explicando como os matemáticos chegaram à representação dos números na forma decimal, desta forma abordando nomes, épocas e fatores que contribuíram para essa última representação. EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1710.30938/bocehm.v5i13.17Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 13 (2018): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 06-152447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/17/35Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Ana Claudia Lemes de2018-08-27T13:54:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/17Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:36.378224Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL |
title |
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL |
spellingShingle |
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL Morais, Ana Claudia Lemes de História da Matemática; Frações; Números decimais. |
title_short |
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL |
title_full |
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL |
title_fullStr |
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL |
title_sort |
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL |
author |
Morais, Ana Claudia Lemes de |
author_facet |
Morais, Ana Claudia Lemes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Ana Claudia Lemes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática; Frações; Números decimais. |
topic |
História da Matemática; Frações; Números decimais. |
description |
Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a história da matemática que envolve a representação dos números na forma decimal. Para o entendimento da evolução dos números fracionários para os decimais, o texto procura discutir brevemente alguns aspectos encontrados sobre essa história, tendo como ponto de partida civilizações da idade antiga e suas formas de representar e entender as frações. Conceito que dá origem aos números quebrados, que hoje chamamos de decimais. Dessa forma essa abordagem limita-se a uma parte da história encontrada em Silva (1997) e demonstrações encontradas em Ifrah (1997) e Aires (2012). Assim, segundo as fontes pesquisadas, apresento um caminho percorrido pelos números decimais, partindo das frações e explicando como os matemáticos chegaram à representação dos números na forma decimal, desta forma abordando nomes, épocas e fatores que contribuíram para essa última representação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/17 10.30938/bocehm.v5i13.17 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/17 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v5i13.17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/17/35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 13 (2018): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 06-15 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997080641536 |