Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dullius, Maria Madalena, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10584
Resumo: Esta revisão de literatura faz parte de uma tese de doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas, ainda em andamento, que tem o intuito de investigar o desenvolvimento de propostas de ensino de Limites e Derivadas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e da Teoria das Situações Didáticas (TSD). O ensino de Cálculo Diferencial e Integral tem sido discutido pela comunidade científica sobretudo devido aos elevados índices de retenção e de evasão que historicamente acompanham aquele conteúdo programático, fato que justifica o desenvolvimento deste artigo. Nisso, foram localizados 19 artigos científicos inseridos no Catálogo de Periódicos da CAPES, e nas plataformas Google Acadêmico e SciELO Brasil durante o período 2012 – 2022. Tem-se como questão de pesquisa: Como as propostas didáticas utilizaram a TAS ou a TSD, ou ambas, no ensino de Limites e Derivadas? Para apoiar a análise de dados, foram definidas as seguintes questões auxiliares: Quais vertentes teóricas e objetos matemáticos foram trabalhados seguindo os pressupostos da TAS ou da TSD? Que público fez parte dessas investigações? Quais os resultados alcançados após o desenvolvimento das pesquisas? Os resultados encontrados sugerem atividades exitosas com uso de diferentes instrumentos metodológicos, sem ou com uso de recursos tecnológicos digitais, contemplando os pressupostos teóricos da TAS ou da TSD, de modo que poucos artigos lidaram explicitamente com a TAS, enquanto que o restante se utilizou dos pressupostos teóricos da TSD, mas sem desenvolver efetivamente suas fases dialéticas. No entanto, não foi localizado, até o presente momento, algum trabalho que tenha sido desenvolvido com a interação TAS/TSD no ensino de Limites e Derivadas.
id UECE-4_c35349c2d02e19d5d8c73758220c5d88
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/10584
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticasEnsino de CálculoEnsino de Limites e DerivadasAprendizagem SignificativaSituações DidáticasEsta revisão de literatura faz parte de uma tese de doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas, ainda em andamento, que tem o intuito de investigar o desenvolvimento de propostas de ensino de Limites e Derivadas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e da Teoria das Situações Didáticas (TSD). O ensino de Cálculo Diferencial e Integral tem sido discutido pela comunidade científica sobretudo devido aos elevados índices de retenção e de evasão que historicamente acompanham aquele conteúdo programático, fato que justifica o desenvolvimento deste artigo. Nisso, foram localizados 19 artigos científicos inseridos no Catálogo de Periódicos da CAPES, e nas plataformas Google Acadêmico e SciELO Brasil durante o período 2012 – 2022. Tem-se como questão de pesquisa: Como as propostas didáticas utilizaram a TAS ou a TSD, ou ambas, no ensino de Limites e Derivadas? Para apoiar a análise de dados, foram definidas as seguintes questões auxiliares: Quais vertentes teóricas e objetos matemáticos foram trabalhados seguindo os pressupostos da TAS ou da TSD? Que público fez parte dessas investigações? Quais os resultados alcançados após o desenvolvimento das pesquisas? Os resultados encontrados sugerem atividades exitosas com uso de diferentes instrumentos metodológicos, sem ou com uso de recursos tecnológicos digitais, contemplando os pressupostos teóricos da TAS ou da TSD, de modo que poucos artigos lidaram explicitamente com a TAS, enquanto que o restante se utilizou dos pressupostos teóricos da TSD, mas sem desenvolver efetivamente suas fases dialéticas. No entanto, não foi localizado, até o presente momento, algum trabalho que tenha sido desenvolvido com a interação TAS/TSD no ensino de Limites e Derivadas.EdUECE2023-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1058410.30938/bocehm.v10i30.10584Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 30 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 01-232447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10584/10113Copyright (c) 2023 Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Maria Madalena Dullius, Marco Antonio Moreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Ferreira, Guttenberg Sergistótanes SantosDullius, Maria MadalenaMoreira, Marco Antonio2023-10-28T18:22:57Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/10584Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-10-28T18:22:57Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas
title Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas
spellingShingle Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas
Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos
Ensino de Cálculo
Ensino de Limites e Derivadas
Aprendizagem Significativa
Situações Didáticas
title_short Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas
title_full Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas
title_fullStr Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas
title_full_unstemmed Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas
title_sort Ensino de limites e derivadas: um estudo bibliográfico à luz da aprendizagem significativa e de situações didáticas
author Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos
author_facet Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos
Dullius, Maria Madalena
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Dullius, Maria Madalena
Moreira, Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos
Dullius, Maria Madalena
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Cálculo
Ensino de Limites e Derivadas
Aprendizagem Significativa
Situações Didáticas
topic Ensino de Cálculo
Ensino de Limites e Derivadas
Aprendizagem Significativa
Situações Didáticas
description Esta revisão de literatura faz parte de uma tese de doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas, ainda em andamento, que tem o intuito de investigar o desenvolvimento de propostas de ensino de Limites e Derivadas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e da Teoria das Situações Didáticas (TSD). O ensino de Cálculo Diferencial e Integral tem sido discutido pela comunidade científica sobretudo devido aos elevados índices de retenção e de evasão que historicamente acompanham aquele conteúdo programático, fato que justifica o desenvolvimento deste artigo. Nisso, foram localizados 19 artigos científicos inseridos no Catálogo de Periódicos da CAPES, e nas plataformas Google Acadêmico e SciELO Brasil durante o período 2012 – 2022. Tem-se como questão de pesquisa: Como as propostas didáticas utilizaram a TAS ou a TSD, ou ambas, no ensino de Limites e Derivadas? Para apoiar a análise de dados, foram definidas as seguintes questões auxiliares: Quais vertentes teóricas e objetos matemáticos foram trabalhados seguindo os pressupostos da TAS ou da TSD? Que público fez parte dessas investigações? Quais os resultados alcançados após o desenvolvimento das pesquisas? Os resultados encontrados sugerem atividades exitosas com uso de diferentes instrumentos metodológicos, sem ou com uso de recursos tecnológicos digitais, contemplando os pressupostos teóricos da TAS ou da TSD, de modo que poucos artigos lidaram explicitamente com a TAS, enquanto que o restante se utilizou dos pressupostos teóricos da TSD, mas sem desenvolver efetivamente suas fases dialéticas. No entanto, não foi localizado, até o presente momento, algum trabalho que tenha sido desenvolvido com a interação TAS/TSD no ensino de Limites e Derivadas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10584
10.30938/bocehm.v10i30.10584
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10584
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v10i30.10584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10584/10113
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 30 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 01-23
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997042892800