JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/39 |
Resumo: | Descrever parte da trajetória de vida profissional do professor PhD John Andrew Fossa é uma forma de homenageá-lo e de deixar registrada a importância de seus estudos para consolidação da pesquisa em Educação Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como a sua contribuição na formação de mestres e doutores, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e o do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), ambos da UFRN. Para o registro de parte dessa história, lançamos mão de fontes escritas, entre elas, os documentos institucionais do PPGED e do PPGECNM e de fontes orais, que por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), nos permitiram reconstituir os fatos passados, cruzando-os com as informações advindas das fontes escritas, compreendendo a trajetória desse renomado professor à luz da História Cultural, que, entre outros aspectos, se interessa pelas atividades humanas e pelas relações entre o passado e o presente, uma vez que a realidade é cultural ou socialmente constituída (BURKE, 2011). Vale dizer que esse trabalho faz parte de um estudo de mestrado no qual realizamos uma descrição historiográfica, no período de 1994 a 2015, acerca dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes no PPGED e no PPGECNM. Por fim, nossa metodologia de pesquisa, junto a análise das fontes, nos permitiu concluir que: (1) a linha de pesquisa Educação Matemática no PPGED da UFRN foi inserida oficialmente em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo professor PhD John Andrew Fossa; (2) a implantação e consolidação do PPGECNM na parte de ensino de Matemática aconteceu também em função dessas e de novas pesquisas que apontam quando da contratação, pelo Departamento de Matemática da UFRN, de mais duas professoras que pesquisavam em Educação Matemática: Dra. Bernadete Barbosa Morey e Dra. Arlete de Jesus Brito; (3) alguns egressos do PPGED e do PPGECNM, orientandos dos professores citados, não só dão continuidade às pesquisas em Educação Matemática na UFRN, como são docentes dessa, mostrando-nos o quão foi significativo ter o professor John Andrew Fossa como precursor das pesquisas em Educação Matemática no Estado do Rio Grande do Norte. |
id |
UECE-4_d3430fb8099dd0bca3043504bda4d5fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/39 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICOJohn Andrew Fossa; Educação; Matemática; Pós-Graduação; Pesquisa.Descrever parte da trajetória de vida profissional do professor PhD John Andrew Fossa é uma forma de homenageá-lo e de deixar registrada a importância de seus estudos para consolidação da pesquisa em Educação Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como a sua contribuição na formação de mestres e doutores, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e o do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), ambos da UFRN. Para o registro de parte dessa história, lançamos mão de fontes escritas, entre elas, os documentos institucionais do PPGED e do PPGECNM e de fontes orais, que por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), nos permitiram reconstituir os fatos passados, cruzando-os com as informações advindas das fontes escritas, compreendendo a trajetória desse renomado professor à luz da História Cultural, que, entre outros aspectos, se interessa pelas atividades humanas e pelas relações entre o passado e o presente, uma vez que a realidade é cultural ou socialmente constituída (BURKE, 2011). Vale dizer que esse trabalho faz parte de um estudo de mestrado no qual realizamos uma descrição historiográfica, no período de 1994 a 2015, acerca dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes no PPGED e no PPGECNM. Por fim, nossa metodologia de pesquisa, junto a análise das fontes, nos permitiu concluir que: (1) a linha de pesquisa Educação Matemática no PPGED da UFRN foi inserida oficialmente em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo professor PhD John Andrew Fossa; (2) a implantação e consolidação do PPGECNM na parte de ensino de Matemática aconteceu também em função dessas e de novas pesquisas que apontam quando da contratação, pelo Departamento de Matemática da UFRN, de mais duas professoras que pesquisavam em Educação Matemática: Dra. Bernadete Barbosa Morey e Dra. Arlete de Jesus Brito; (3) alguns egressos do PPGED e do PPGECNM, orientandos dos professores citados, não só dão continuidade às pesquisas em Educação Matemática na UFRN, como são docentes dessa, mostrando-nos o quão foi significativo ter o professor John Andrew Fossa como precursor das pesquisas em Educação Matemática no Estado do Rio Grande do Norte.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3910.30938/bocehm.v4i11.39Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 11 (2017): Número Especial - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 35-502447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/39/56Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGutierre, Liliane dos SantosCardoso, Wguineuma Pereira Avelino2018-08-26T00:34:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/39Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:37.322474Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO |
title |
JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO |
spellingShingle |
JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO Gutierre, Liliane dos Santos John Andrew Fossa; Educação; Matemática; Pós-Graduação; Pesquisa. |
title_short |
JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO |
title_full |
JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO |
title_fullStr |
JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO |
title_full_unstemmed |
JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO |
title_sort |
JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO |
author |
Gutierre, Liliane dos Santos |
author_facet |
Gutierre, Liliane dos Santos Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gutierre, Liliane dos Santos Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
John Andrew Fossa; Educação; Matemática; Pós-Graduação; Pesquisa. |
topic |
John Andrew Fossa; Educação; Matemática; Pós-Graduação; Pesquisa. |
description |
Descrever parte da trajetória de vida profissional do professor PhD John Andrew Fossa é uma forma de homenageá-lo e de deixar registrada a importância de seus estudos para consolidação da pesquisa em Educação Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como a sua contribuição na formação de mestres e doutores, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e o do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), ambos da UFRN. Para o registro de parte dessa história, lançamos mão de fontes escritas, entre elas, os documentos institucionais do PPGED e do PPGECNM e de fontes orais, que por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), nos permitiram reconstituir os fatos passados, cruzando-os com as informações advindas das fontes escritas, compreendendo a trajetória desse renomado professor à luz da História Cultural, que, entre outros aspectos, se interessa pelas atividades humanas e pelas relações entre o passado e o presente, uma vez que a realidade é cultural ou socialmente constituída (BURKE, 2011). Vale dizer que esse trabalho faz parte de um estudo de mestrado no qual realizamos uma descrição historiográfica, no período de 1994 a 2015, acerca dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes no PPGED e no PPGECNM. Por fim, nossa metodologia de pesquisa, junto a análise das fontes, nos permitiu concluir que: (1) a linha de pesquisa Educação Matemática no PPGED da UFRN foi inserida oficialmente em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo professor PhD John Andrew Fossa; (2) a implantação e consolidação do PPGECNM na parte de ensino de Matemática aconteceu também em função dessas e de novas pesquisas que apontam quando da contratação, pelo Departamento de Matemática da UFRN, de mais duas professoras que pesquisavam em Educação Matemática: Dra. Bernadete Barbosa Morey e Dra. Arlete de Jesus Brito; (3) alguns egressos do PPGED e do PPGECNM, orientandos dos professores citados, não só dão continuidade às pesquisas em Educação Matemática na UFRN, como são docentes dessa, mostrando-nos o quão foi significativo ter o professor John Andrew Fossa como precursor das pesquisas em Educação Matemática no Estado do Rio Grande do Norte. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/39 10.30938/bocehm.v4i11.39 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/39 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v4i11.39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/39/56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 11 (2017): Número Especial - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 35-50 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997119438848 |