JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierre, Liliane dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/39
Resumo: Descrever parte da trajetória de vida profissional do professor PhD John Andrew Fossa é uma forma de homenageá-lo e de deixar registrada a importância de seus estudos para consolidação da pesquisa em Educação Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como a sua contribuição na formação de mestres e doutores, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e o do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), ambos da UFRN. Para o registro de parte dessa história, lançamos mão de fontes escritas, entre elas, os documentos institucionais do PPGED e do PPGECNM e de fontes orais, que por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), nos permitiram reconstituir os fatos passados, cruzando-os com as informações advindas das fontes escritas, compreendendo a trajetória desse renomado professor à luz da História Cultural, que, entre outros aspectos, se interessa pelas atividades humanas e pelas relações entre o passado e o presente, uma vez que a realidade é cultural ou socialmente constituída (BURKE, 2011). Vale dizer que esse trabalho faz parte de um estudo de mestrado no qual realizamos uma descrição historiográfica, no período de 1994 a 2015, acerca dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes no PPGED e no PPGECNM.  Por fim, nossa metodologia de pesquisa, junto a análise das fontes, nos permitiu concluir que: (1) a linha de pesquisa Educação Matemática no PPGED da UFRN foi inserida oficialmente em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo professor PhD John Andrew Fossa; (2) a implantação e consolidação do PPGECNM na parte de ensino de Matemática aconteceu também em função dessas e de novas pesquisas que apontam quando da contratação, pelo Departamento de Matemática da UFRN, de mais duas professoras que pesquisavam em Educação Matemática: Dra. Bernadete Barbosa Morey e Dra. Arlete de Jesus Brito; (3) alguns egressos do PPGED e do PPGECNM, orientandos dos professores citados, não só dão continuidade às pesquisas em Educação Matemática na UFRN, como são docentes dessa, mostrando-nos o quão foi significativo ter o professor John Andrew Fossa como precursor das pesquisas em Educação Matemática no Estado do Rio Grande do Norte.
id UECE-4_d3430fb8099dd0bca3043504bda4d5fe
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/39
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICOJohn Andrew Fossa; Educação; Matemática; Pós-Graduação; Pesquisa.Descrever parte da trajetória de vida profissional do professor PhD John Andrew Fossa é uma forma de homenageá-lo e de deixar registrada a importância de seus estudos para consolidação da pesquisa em Educação Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como a sua contribuição na formação de mestres e doutores, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e o do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), ambos da UFRN. Para o registro de parte dessa história, lançamos mão de fontes escritas, entre elas, os documentos institucionais do PPGED e do PPGECNM e de fontes orais, que por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), nos permitiram reconstituir os fatos passados, cruzando-os com as informações advindas das fontes escritas, compreendendo a trajetória desse renomado professor à luz da História Cultural, que, entre outros aspectos, se interessa pelas atividades humanas e pelas relações entre o passado e o presente, uma vez que a realidade é cultural ou socialmente constituída (BURKE, 2011). Vale dizer que esse trabalho faz parte de um estudo de mestrado no qual realizamos uma descrição historiográfica, no período de 1994 a 2015, acerca dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes no PPGED e no PPGECNM.  Por fim, nossa metodologia de pesquisa, junto a análise das fontes, nos permitiu concluir que: (1) a linha de pesquisa Educação Matemática no PPGED da UFRN foi inserida oficialmente em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo professor PhD John Andrew Fossa; (2) a implantação e consolidação do PPGECNM na parte de ensino de Matemática aconteceu também em função dessas e de novas pesquisas que apontam quando da contratação, pelo Departamento de Matemática da UFRN, de mais duas professoras que pesquisavam em Educação Matemática: Dra. Bernadete Barbosa Morey e Dra. Arlete de Jesus Brito; (3) alguns egressos do PPGED e do PPGECNM, orientandos dos professores citados, não só dão continuidade às pesquisas em Educação Matemática na UFRN, como são docentes dessa, mostrando-nos o quão foi significativo ter o professor John Andrew Fossa como precursor das pesquisas em Educação Matemática no Estado do Rio Grande do Norte.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3910.30938/bocehm.v4i11.39Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 11 (2017): Número Especial - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 35-502447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/39/56Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGutierre, Liliane dos SantosCardoso, Wguineuma Pereira Avelino2018-08-26T00:34:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/39Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:37.322474Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO
title JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO
spellingShingle JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO
Gutierre, Liliane dos Santos
John Andrew Fossa; Educação; Matemática; Pós-Graduação; Pesquisa.
title_short JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO
title_full JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO
title_fullStr JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO
title_full_unstemmed JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO
title_sort JOHN ANDREW FOSSA: EDUCADOR MATEMÁTICO
author Gutierre, Liliane dos Santos
author_facet Gutierre, Liliane dos Santos
Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino
author_role author
author2 Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino
dc.subject.por.fl_str_mv John Andrew Fossa; Educação; Matemática; Pós-Graduação; Pesquisa.
topic John Andrew Fossa; Educação; Matemática; Pós-Graduação; Pesquisa.
description Descrever parte da trajetória de vida profissional do professor PhD John Andrew Fossa é uma forma de homenageá-lo e de deixar registrada a importância de seus estudos para consolidação da pesquisa em Educação Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como a sua contribuição na formação de mestres e doutores, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e o do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), ambos da UFRN. Para o registro de parte dessa história, lançamos mão de fontes escritas, entre elas, os documentos institucionais do PPGED e do PPGECNM e de fontes orais, que por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), nos permitiram reconstituir os fatos passados, cruzando-os com as informações advindas das fontes escritas, compreendendo a trajetória desse renomado professor à luz da História Cultural, que, entre outros aspectos, se interessa pelas atividades humanas e pelas relações entre o passado e o presente, uma vez que a realidade é cultural ou socialmente constituída (BURKE, 2011). Vale dizer que esse trabalho faz parte de um estudo de mestrado no qual realizamos uma descrição historiográfica, no período de 1994 a 2015, acerca dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes no PPGED e no PPGECNM.  Por fim, nossa metodologia de pesquisa, junto a análise das fontes, nos permitiu concluir que: (1) a linha de pesquisa Educação Matemática no PPGED da UFRN foi inserida oficialmente em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo professor PhD John Andrew Fossa; (2) a implantação e consolidação do PPGECNM na parte de ensino de Matemática aconteceu também em função dessas e de novas pesquisas que apontam quando da contratação, pelo Departamento de Matemática da UFRN, de mais duas professoras que pesquisavam em Educação Matemática: Dra. Bernadete Barbosa Morey e Dra. Arlete de Jesus Brito; (3) alguns egressos do PPGED e do PPGECNM, orientandos dos professores citados, não só dão continuidade às pesquisas em Educação Matemática na UFRN, como são docentes dessa, mostrando-nos o quão foi significativo ter o professor John Andrew Fossa como precursor das pesquisas em Educação Matemática no Estado do Rio Grande do Norte.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/39
10.30938/bocehm.v4i11.39
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/39
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v4i11.39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/39/56
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 11 (2017): Número Especial - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 35-50
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997119438848