O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8004 |
Resumo: | As redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaços, podendo, também, ser utilizada como auxílio na educação. Tais tecnologias já existiam no ambiente educacional, contudo teve maior destaque no período pandêmico devido à adequação das escolas para o ensino remoto. Assim, este trabalho teve como objetivo discutir através da análise de conteúdo as abordagens identificadas nos vídeos mais relevantes no Youtube que abordavam a temática “História da Matemática”. Para isso optou-se por realizar um mapeamento das características dos vídeos disponíveis na referida plataforma sobre História da Matemática de maior relevância e analisar os discursos apresentados nestes. Assim, observou-se fatores como quantidade de visualizações, canais, data de publicação e transcrições dos vídeos. A partir do corpus textual foi identificado quatro classificações: “Biografia dos matemáticos”, à “utilização da matemática no passado e na contemporaneidade”, à “geometria e a trigonometria relacionadas à História da Matemática” e à “História da Matemática por meio de exemplos em sala de aula”, que emergiram das transcrições. Observou-se que os conteúdos relacionados a História da Matemática, apresentados pelos vídeos do Youtube, não destoam das abordagens, normalmente, utilizadas em sala de aula, quanto ao conteúdo. Contudo, é importante ressaltar que estes vídeos devem ser dispostos de forma suplementar, principalmente, quando utilizados pelos cursos de formação inicial. |
id |
UECE-4_d956f235a6e8e5ade1f509fe15513bf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8004 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeosAnálise de ConteúdoAmbientes não formaisRedes sociaisAs redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaços, podendo, também, ser utilizada como auxílio na educação. Tais tecnologias já existiam no ambiente educacional, contudo teve maior destaque no período pandêmico devido à adequação das escolas para o ensino remoto. Assim, este trabalho teve como objetivo discutir através da análise de conteúdo as abordagens identificadas nos vídeos mais relevantes no Youtube que abordavam a temática “História da Matemática”. Para isso optou-se por realizar um mapeamento das características dos vídeos disponíveis na referida plataforma sobre História da Matemática de maior relevância e analisar os discursos apresentados nestes. Assim, observou-se fatores como quantidade de visualizações, canais, data de publicação e transcrições dos vídeos. A partir do corpus textual foi identificado quatro classificações: “Biografia dos matemáticos”, à “utilização da matemática no passado e na contemporaneidade”, à “geometria e a trigonometria relacionadas à História da Matemática” e à “História da Matemática por meio de exemplos em sala de aula”, que emergiram das transcrições. Observou-se que os conteúdos relacionados a História da Matemática, apresentados pelos vídeos do Youtube, não destoam das abordagens, normalmente, utilizadas em sala de aula, quanto ao conteúdo. Contudo, é importante ressaltar que estes vídeos devem ser dispostos de forma suplementar, principalmente, quando utilizados pelos cursos de formação inicial.EdUECE2022-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/800410.30938/bocehm.v9i26.8004Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 47-612447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8004/6810Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Reullyanne Freitas de Sales, Francisco Alexandre de Lima2022-05-11T12:25:59Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8004Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:52.581973Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos |
title |
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos |
spellingShingle |
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos Aguiar, Reullyanne Freitas de Análise de Conteúdo Ambientes não formais Redes sociais |
title_short |
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos |
title_full |
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos |
title_fullStr |
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos |
title_full_unstemmed |
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos |
title_sort |
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos |
author |
Aguiar, Reullyanne Freitas de |
author_facet |
Aguiar, Reullyanne Freitas de Sales, Francisco Alexandre de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Francisco Alexandre de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Reullyanne Freitas de Sales, Francisco Alexandre de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de Conteúdo Ambientes não formais Redes sociais |
topic |
Análise de Conteúdo Ambientes não formais Redes sociais |
description |
As redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaços, podendo, também, ser utilizada como auxílio na educação. Tais tecnologias já existiam no ambiente educacional, contudo teve maior destaque no período pandêmico devido à adequação das escolas para o ensino remoto. Assim, este trabalho teve como objetivo discutir através da análise de conteúdo as abordagens identificadas nos vídeos mais relevantes no Youtube que abordavam a temática “História da Matemática”. Para isso optou-se por realizar um mapeamento das características dos vídeos disponíveis na referida plataforma sobre História da Matemática de maior relevância e analisar os discursos apresentados nestes. Assim, observou-se fatores como quantidade de visualizações, canais, data de publicação e transcrições dos vídeos. A partir do corpus textual foi identificado quatro classificações: “Biografia dos matemáticos”, à “utilização da matemática no passado e na contemporaneidade”, à “geometria e a trigonometria relacionadas à História da Matemática” e à “História da Matemática por meio de exemplos em sala de aula”, que emergiram das transcrições. Observou-se que os conteúdos relacionados a História da Matemática, apresentados pelos vídeos do Youtube, não destoam das abordagens, normalmente, utilizadas em sala de aula, quanto ao conteúdo. Contudo, é importante ressaltar que estes vídeos devem ser dispostos de forma suplementar, principalmente, quando utilizados pelos cursos de formação inicial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8004 10.30938/bocehm.v9i26.8004 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8004 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v9i26.8004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8004/6810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 47-61 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998418624512 |