DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trivizoli, Lucieli Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/22
Resumo: Neste artigo, oferecemos algumas sugestões para atividades a partir das ideias desenvolvidas por Arquimedes (287–212 a.C.), atividades com raízes na história da Matemática que podem proporcionar uma ligação entre a Matemática de hoje com problemas e matemáticos do passado. Essas atividades envolvem informações sobre Arquimedes e o cálculo do valor aproximado de π estão baseadas nas propostas indicadas por Jim Ebert et al., no livro Historical modules for the teaching and learning of mathematics, organizado por Victor J. Katz e Karen Dee Michalowicz (2004). A importância dessas atividades não é de possibilitar o cálculo aproximado de π em si, é de, por meio desse cálculo, possibilitar discussões acerca da importância histórica de Arquimedes, da importância do reconhecimento de certos padrões, das relações que se pode fazer com geometria e trigonometria, entre outras.
id UECE-4_de07518a41a7a0591875df0c65db532b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/22
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDESAtividades; Informações Históricas; História da Matemática; Arquimedes.Neste artigo, oferecemos algumas sugestões para atividades a partir das ideias desenvolvidas por Arquimedes (287–212 a.C.), atividades com raízes na história da Matemática que podem proporcionar uma ligação entre a Matemática de hoje com problemas e matemáticos do passado. Essas atividades envolvem informações sobre Arquimedes e o cálculo do valor aproximado de π estão baseadas nas propostas indicadas por Jim Ebert et al., no livro Historical modules for the teaching and learning of mathematics, organizado por Victor J. Katz e Karen Dee Michalowicz (2004). A importância dessas atividades não é de possibilitar o cálculo aproximado de π em si, é de, por meio desse cálculo, possibilitar discussões acerca da importância histórica de Arquimedes, da importância do reconhecimento de certos padrões, das relações que se pode fazer com geometria e trigonometria, entre outras.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2210.30938/bocehm.v4i12.22Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 12 (2017): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 6-132447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/22/63Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTrivizoli, Lucieli Maria2018-08-26T00:32:34Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/22Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:36.633951Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES
title DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES
spellingShingle DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES
Trivizoli, Lucieli Maria
Atividades; Informações Históricas; História da Matemática; Arquimedes.
title_short DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES
title_full DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES
title_fullStr DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES
title_full_unstemmed DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES
title_sort DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES
author Trivizoli, Lucieli Maria
author_facet Trivizoli, Lucieli Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trivizoli, Lucieli Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades; Informações Históricas; História da Matemática; Arquimedes.
topic Atividades; Informações Históricas; História da Matemática; Arquimedes.
description Neste artigo, oferecemos algumas sugestões para atividades a partir das ideias desenvolvidas por Arquimedes (287–212 a.C.), atividades com raízes na história da Matemática que podem proporcionar uma ligação entre a Matemática de hoje com problemas e matemáticos do passado. Essas atividades envolvem informações sobre Arquimedes e o cálculo do valor aproximado de π estão baseadas nas propostas indicadas por Jim Ebert et al., no livro Historical modules for the teaching and learning of mathematics, organizado por Victor J. Katz e Karen Dee Michalowicz (2004). A importância dessas atividades não é de possibilitar o cálculo aproximado de π em si, é de, por meio desse cálculo, possibilitar discussões acerca da importância histórica de Arquimedes, da importância do reconhecimento de certos padrões, das relações que se pode fazer com geometria e trigonometria, entre outras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/22
10.30938/bocehm.v4i12.22
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/22
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v4i12.22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/22/63
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 12 (2017): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 6-13
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997100564480