O MÉTODO DE REDUÇÃO AO ABSURDO NO LIVRO I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, João Paulo Carneiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Galvão, Mateus de Souza, Santos, Leilane Araujo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/61
Resumo: Historicamente o método de redução ao absurdo, também conhecido como mecanismo indireto de demonstração ou negação, aparece na matemática como uma das ferramentas de grande poder para o desenvolvimento e fortalecimento desta ciência. Mesmo sem ter sua origem bem definida e em meio às críticas, de escritores da antiguidade até a atualidade, a técnica de redução ao absurdo foi e ainda permanece sendo aplicada no trabalho de diversos matemáticos e, principalmente na obra de inestimável valor para a matemática de todos os tempos, o Elementos de Euclides. Esta valorosa obra, composta por treze volumes, destinada principalmente ao estudo de geometria elementar, exerceu e continua a exercer vasta influência no conhecimento científico e apresenta pela primeira vez o método revolucionário na história da matemática, que é o método dedutivo e axiomático, responsável por caracterizar a matemática até mesmo nos dias de hoje. E é sobre esta obra que nos inclinaremos à procura das proposições do livro I nas quais Euclides aplica o método indireto de demonstração, com o intuito de descrever algumas delas, em linguagem atual, e identificar as demais. Caracterizando assim o objetivo deste trabalho, que servirá de base posteriormente para o desenvolvimento de outro, que é o de catalogar as proposições nas quais Euclides emprega em sua obra o raciocínio indireto de demonstração, isto é, identificar relações entre as proposições que são marcadas por este método. Para alcançar os objetivos aqui mencionados, utilizou-se a pesquisa de caráter bibliográfico, em que foram consultados livros e artigos publicados que abordem o assunto em questão.
id UECE-4_e1ad76182b535ef082ea2263cc44a88e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/61
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O MÉTODO DE REDUÇÃO AO ABSURDO NO LIVRO I DO ELEMENTOS DE EUCLIDESdemonstração; redução ao absurdo; Elementos de Euclides; livro IHistoricamente o método de redução ao absurdo, também conhecido como mecanismo indireto de demonstração ou negação, aparece na matemática como uma das ferramentas de grande poder para o desenvolvimento e fortalecimento desta ciência. Mesmo sem ter sua origem bem definida e em meio às críticas, de escritores da antiguidade até a atualidade, a técnica de redução ao absurdo foi e ainda permanece sendo aplicada no trabalho de diversos matemáticos e, principalmente na obra de inestimável valor para a matemática de todos os tempos, o Elementos de Euclides. Esta valorosa obra, composta por treze volumes, destinada principalmente ao estudo de geometria elementar, exerceu e continua a exercer vasta influência no conhecimento científico e apresenta pela primeira vez o método revolucionário na história da matemática, que é o método dedutivo e axiomático, responsável por caracterizar a matemática até mesmo nos dias de hoje. E é sobre esta obra que nos inclinaremos à procura das proposições do livro I nas quais Euclides aplica o método indireto de demonstração, com o intuito de descrever algumas delas, em linguagem atual, e identificar as demais. Caracterizando assim o objetivo deste trabalho, que servirá de base posteriormente para o desenvolvimento de outro, que é o de catalogar as proposições nas quais Euclides emprega em sua obra o raciocínio indireto de demonstração, isto é, identificar relações entre as proposições que são marcadas por este método. Para alcançar os objetivos aqui mencionados, utilizou-se a pesquisa de caráter bibliográfico, em que foram consultados livros e artigos publicados que abordem o assunto em questão.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/6110.30938/bocehm.v3i7.61Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 31 - 402447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/61/19Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, João Paulo CarneiroGalvão, Mateus de SouzaSantos, Leilane Araujo dos2018-08-26T00:32:34Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/61Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:38.416481Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv O MÉTODO DE REDUÇÃO AO ABSURDO NO LIVRO I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES
title O MÉTODO DE REDUÇÃO AO ABSURDO NO LIVRO I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES
spellingShingle O MÉTODO DE REDUÇÃO AO ABSURDO NO LIVRO I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES
Barbosa, João Paulo Carneiro
demonstração; redução ao absurdo; Elementos de Euclides; livro I
title_short O MÉTODO DE REDUÇÃO AO ABSURDO NO LIVRO I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES
title_full O MÉTODO DE REDUÇÃO AO ABSURDO NO LIVRO I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES
title_fullStr O MÉTODO DE REDUÇÃO AO ABSURDO NO LIVRO I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES
title_full_unstemmed O MÉTODO DE REDUÇÃO AO ABSURDO NO LIVRO I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES
title_sort O MÉTODO DE REDUÇÃO AO ABSURDO NO LIVRO I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES
author Barbosa, João Paulo Carneiro
author_facet Barbosa, João Paulo Carneiro
Galvão, Mateus de Souza
Santos, Leilane Araujo dos
author_role author
author2 Galvão, Mateus de Souza
Santos, Leilane Araujo dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, João Paulo Carneiro
Galvão, Mateus de Souza
Santos, Leilane Araujo dos
dc.subject.por.fl_str_mv demonstração; redução ao absurdo; Elementos de Euclides; livro I
topic demonstração; redução ao absurdo; Elementos de Euclides; livro I
description Historicamente o método de redução ao absurdo, também conhecido como mecanismo indireto de demonstração ou negação, aparece na matemática como uma das ferramentas de grande poder para o desenvolvimento e fortalecimento desta ciência. Mesmo sem ter sua origem bem definida e em meio às críticas, de escritores da antiguidade até a atualidade, a técnica de redução ao absurdo foi e ainda permanece sendo aplicada no trabalho de diversos matemáticos e, principalmente na obra de inestimável valor para a matemática de todos os tempos, o Elementos de Euclides. Esta valorosa obra, composta por treze volumes, destinada principalmente ao estudo de geometria elementar, exerceu e continua a exercer vasta influência no conhecimento científico e apresenta pela primeira vez o método revolucionário na história da matemática, que é o método dedutivo e axiomático, responsável por caracterizar a matemática até mesmo nos dias de hoje. E é sobre esta obra que nos inclinaremos à procura das proposições do livro I nas quais Euclides aplica o método indireto de demonstração, com o intuito de descrever algumas delas, em linguagem atual, e identificar as demais. Caracterizando assim o objetivo deste trabalho, que servirá de base posteriormente para o desenvolvimento de outro, que é o de catalogar as proposições nas quais Euclides emprega em sua obra o raciocínio indireto de demonstração, isto é, identificar relações entre as proposições que são marcadas por este método. Para alcançar os objetivos aqui mencionados, utilizou-se a pesquisa de caráter bibliográfico, em que foram consultados livros e artigos publicados que abordem o assunto em questão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/61
10.30938/bocehm.v3i7.61
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/61
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v3i7.61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/61/19
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 31 - 40
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997154041856