A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/242 |
Resumo: | Este trabalho se enquadra no campo da História da Educação Matemática e apresenta uma visão sobre o livro Arithmetica Pratica (1908) de Manoel Evaristo Ferreira, tendo em vista responder aos seguintes questionamentos: Quais as diretrizes educacionais brasileiras no período da publicação do livro? Tais recomendações foram utilizadas pelo autor na elaboração do livro? Há a presença do Método Intuitivo na obra? Tendo em vista esses questionamentos, foi estabelecido como objetivo geral desta pesquisa verificar a presença do Método Intuitivo baseado em Primeira Lição das Coisas de Calkis (1886), no livro Arithmetica Pratica (1908) de Manuel Evaristo Ferreira. Desde modo, realizamos pesquisas relacionadas às obras do século passado, na biblioteca da Sociedade Beneficente e Literária Cinco de Agosto e na Biblioteca Irene Favacho Soeiro, ambas localizadas no município de Vigia – PA, seguimos com pesquisas bibliográficas relacionadas ao contexto histórico do livro Arithmetica Pratica (1908) e posterior análise de documentos sobre o Método Intuitivo defendido por Calkis (1886). Vale ressaltar que não conseguimos, neste trabalho, traçar um perfil biográfico do autor em virtude da escassez de fontes sobre o mesmo. Após as devidas análises no livro Arithmetica Pratica (1908), podemos concluir que seu autor não contemplou o Método Intuitivo defendido por Calkins (1886) em sua elaboração, pois, mesmo utilizando alguns exemplos contextualizados com situações vivenciadas no comércio local, o autor não se enquadrou no que dizem os pressupostos do método na elaboração do livro, tendo em vista que o mesmo apresenta todos seus conceitos de forma pronta e acabada, através de exemplos em que o autor apresenta uma única solução. |
id |
UECE-4_e7b5059e194e1496841b24e6db436e26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/242 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRAHistória da Educação MatemáticaEnsino PrimárioLivro DidáticoMétodo IntuitivoEste trabalho se enquadra no campo da História da Educação Matemática e apresenta uma visão sobre o livro Arithmetica Pratica (1908) de Manoel Evaristo Ferreira, tendo em vista responder aos seguintes questionamentos: Quais as diretrizes educacionais brasileiras no período da publicação do livro? Tais recomendações foram utilizadas pelo autor na elaboração do livro? Há a presença do Método Intuitivo na obra? Tendo em vista esses questionamentos, foi estabelecido como objetivo geral desta pesquisa verificar a presença do Método Intuitivo baseado em Primeira Lição das Coisas de Calkis (1886), no livro Arithmetica Pratica (1908) de Manuel Evaristo Ferreira. Desde modo, realizamos pesquisas relacionadas às obras do século passado, na biblioteca da Sociedade Beneficente e Literária Cinco de Agosto e na Biblioteca Irene Favacho Soeiro, ambas localizadas no município de Vigia – PA, seguimos com pesquisas bibliográficas relacionadas ao contexto histórico do livro Arithmetica Pratica (1908) e posterior análise de documentos sobre o Método Intuitivo defendido por Calkis (1886). Vale ressaltar que não conseguimos, neste trabalho, traçar um perfil biográfico do autor em virtude da escassez de fontes sobre o mesmo. Após as devidas análises no livro Arithmetica Pratica (1908), podemos concluir que seu autor não contemplou o Método Intuitivo defendido por Calkins (1886) em sua elaboração, pois, mesmo utilizando alguns exemplos contextualizados com situações vivenciadas no comércio local, o autor não se enquadrou no que dizem os pressupostos do método na elaboração do livro, tendo em vista que o mesmo apresenta todos seus conceitos de forma pronta e acabada, através de exemplos em que o autor apresenta uma única solução.EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24210.30938/bocehm.v5i14.242Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 139 - 1532447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/242/176Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Marcos FabrícioRocha, Maria Lúcia Pessoa ChavesChaquiam, MiguelRocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/242Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.127173Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA |
title |
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA |
spellingShingle |
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA Pereira, Marcos Fabrício História da Educação Matemática Ensino Primário Livro Didático Método Intuitivo |
title_short |
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA |
title_full |
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA |
title_fullStr |
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA |
title_full_unstemmed |
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA |
title_sort |
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA |
author |
Pereira, Marcos Fabrício |
author_facet |
Pereira, Marcos Fabrício Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves Chaquiam, Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves Chaquiam, Miguel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcos Fabrício Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves Chaquiam, Miguel Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Ensino Primário Livro Didático Método Intuitivo |
topic |
História da Educação Matemática Ensino Primário Livro Didático Método Intuitivo |
description |
Este trabalho se enquadra no campo da História da Educação Matemática e apresenta uma visão sobre o livro Arithmetica Pratica (1908) de Manoel Evaristo Ferreira, tendo em vista responder aos seguintes questionamentos: Quais as diretrizes educacionais brasileiras no período da publicação do livro? Tais recomendações foram utilizadas pelo autor na elaboração do livro? Há a presença do Método Intuitivo na obra? Tendo em vista esses questionamentos, foi estabelecido como objetivo geral desta pesquisa verificar a presença do Método Intuitivo baseado em Primeira Lição das Coisas de Calkis (1886), no livro Arithmetica Pratica (1908) de Manuel Evaristo Ferreira. Desde modo, realizamos pesquisas relacionadas às obras do século passado, na biblioteca da Sociedade Beneficente e Literária Cinco de Agosto e na Biblioteca Irene Favacho Soeiro, ambas localizadas no município de Vigia – PA, seguimos com pesquisas bibliográficas relacionadas ao contexto histórico do livro Arithmetica Pratica (1908) e posterior análise de documentos sobre o Método Intuitivo defendido por Calkis (1886). Vale ressaltar que não conseguimos, neste trabalho, traçar um perfil biográfico do autor em virtude da escassez de fontes sobre o mesmo. Após as devidas análises no livro Arithmetica Pratica (1908), podemos concluir que seu autor não contemplou o Método Intuitivo defendido por Calkins (1886) em sua elaboração, pois, mesmo utilizando alguns exemplos contextualizados com situações vivenciadas no comércio local, o autor não se enquadrou no que dizem os pressupostos do método na elaboração do livro, tendo em vista que o mesmo apresenta todos seus conceitos de forma pronta e acabada, através de exemplos em que o autor apresenta uma única solução. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/242 10.30938/bocehm.v5i14.242 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/242 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v5i14.242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/242/176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 139 - 153 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997532577792 |