A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcos Fabrício
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves, Chaquiam, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/242
Resumo: Este trabalho se enquadra no campo da História da Educação Matemática e apresenta uma visão sobre o livro Arithmetica Pratica (1908) de Manoel Evaristo Ferreira, tendo em vista responder aos seguintes questionamentos: Quais as diretrizes educacionais brasileiras no período da publicação do livro? Tais recomendações foram utilizadas pelo autor na elaboração do livro?  Há a presença do Método Intuitivo na obra? Tendo em vista esses questionamentos, foi estabelecido como objetivo geral desta pesquisa verificar a presença do Método Intuitivo baseado em Primeira Lição das Coisas de Calkis (1886), no livro Arithmetica Pratica (1908) de Manuel Evaristo Ferreira. Desde modo, realizamos pesquisas relacionadas às obras do século passado, na biblioteca da Sociedade Beneficente e Literária Cinco de Agosto e na Biblioteca Irene Favacho Soeiro, ambas localizadas no município de Vigia – PA, seguimos com pesquisas bibliográficas relacionadas ao contexto histórico do livro Arithmetica Pratica (1908) e posterior análise de documentos sobre o Método Intuitivo defendido por Calkis (1886). Vale ressaltar que não conseguimos, neste trabalho, traçar um perfil biográfico do autor em virtude da escassez de fontes sobre o mesmo. Após as devidas análises no livro Arithmetica Pratica (1908), podemos concluir que seu autor não contemplou o Método Intuitivo defendido por Calkins (1886) em sua elaboração, pois, mesmo utilizando alguns exemplos contextualizados com situações vivenciadas no comércio local, o autor não se enquadrou no que dizem os pressupostos do método na elaboração do livro, tendo em vista que o mesmo apresenta todos seus conceitos de forma pronta e acabada, através de exemplos em que o autor apresenta uma única solução.
id UECE-4_e7b5059e194e1496841b24e6db436e26
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/242
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRAHistória da Educação MatemáticaEnsino PrimárioLivro DidáticoMétodo IntuitivoEste trabalho se enquadra no campo da História da Educação Matemática e apresenta uma visão sobre o livro Arithmetica Pratica (1908) de Manoel Evaristo Ferreira, tendo em vista responder aos seguintes questionamentos: Quais as diretrizes educacionais brasileiras no período da publicação do livro? Tais recomendações foram utilizadas pelo autor na elaboração do livro?  Há a presença do Método Intuitivo na obra? Tendo em vista esses questionamentos, foi estabelecido como objetivo geral desta pesquisa verificar a presença do Método Intuitivo baseado em Primeira Lição das Coisas de Calkis (1886), no livro Arithmetica Pratica (1908) de Manuel Evaristo Ferreira. Desde modo, realizamos pesquisas relacionadas às obras do século passado, na biblioteca da Sociedade Beneficente e Literária Cinco de Agosto e na Biblioteca Irene Favacho Soeiro, ambas localizadas no município de Vigia – PA, seguimos com pesquisas bibliográficas relacionadas ao contexto histórico do livro Arithmetica Pratica (1908) e posterior análise de documentos sobre o Método Intuitivo defendido por Calkis (1886). Vale ressaltar que não conseguimos, neste trabalho, traçar um perfil biográfico do autor em virtude da escassez de fontes sobre o mesmo. Após as devidas análises no livro Arithmetica Pratica (1908), podemos concluir que seu autor não contemplou o Método Intuitivo defendido por Calkins (1886) em sua elaboração, pois, mesmo utilizando alguns exemplos contextualizados com situações vivenciadas no comércio local, o autor não se enquadrou no que dizem os pressupostos do método na elaboração do livro, tendo em vista que o mesmo apresenta todos seus conceitos de forma pronta e acabada, através de exemplos em que o autor apresenta uma única solução.EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24210.30938/bocehm.v5i14.242Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 139 - 1532447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/242/176Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Marcos FabrícioRocha, Maria Lúcia Pessoa ChavesChaquiam, MiguelRocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/242Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.127173Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
title A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
spellingShingle A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
Pereira, Marcos Fabrício
História da Educação Matemática
Ensino Primário
Livro Didático
Método Intuitivo
title_short A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
title_full A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
title_fullStr A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
title_full_unstemmed A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
title_sort A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
author Pereira, Marcos Fabrício
author_facet Pereira, Marcos Fabrício
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
Chaquiam, Miguel
author_role author
author2 Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
Chaquiam, Miguel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcos Fabrício
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
Chaquiam, Miguel
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Ensino Primário
Livro Didático
Método Intuitivo
topic História da Educação Matemática
Ensino Primário
Livro Didático
Método Intuitivo
description Este trabalho se enquadra no campo da História da Educação Matemática e apresenta uma visão sobre o livro Arithmetica Pratica (1908) de Manoel Evaristo Ferreira, tendo em vista responder aos seguintes questionamentos: Quais as diretrizes educacionais brasileiras no período da publicação do livro? Tais recomendações foram utilizadas pelo autor na elaboração do livro?  Há a presença do Método Intuitivo na obra? Tendo em vista esses questionamentos, foi estabelecido como objetivo geral desta pesquisa verificar a presença do Método Intuitivo baseado em Primeira Lição das Coisas de Calkis (1886), no livro Arithmetica Pratica (1908) de Manuel Evaristo Ferreira. Desde modo, realizamos pesquisas relacionadas às obras do século passado, na biblioteca da Sociedade Beneficente e Literária Cinco de Agosto e na Biblioteca Irene Favacho Soeiro, ambas localizadas no município de Vigia – PA, seguimos com pesquisas bibliográficas relacionadas ao contexto histórico do livro Arithmetica Pratica (1908) e posterior análise de documentos sobre o Método Intuitivo defendido por Calkis (1886). Vale ressaltar que não conseguimos, neste trabalho, traçar um perfil biográfico do autor em virtude da escassez de fontes sobre o mesmo. Após as devidas análises no livro Arithmetica Pratica (1908), podemos concluir que seu autor não contemplou o Método Intuitivo defendido por Calkins (1886) em sua elaboração, pois, mesmo utilizando alguns exemplos contextualizados com situações vivenciadas no comércio local, o autor não se enquadrou no que dizem os pressupostos do método na elaboração do livro, tendo em vista que o mesmo apresenta todos seus conceitos de forma pronta e acabada, através de exemplos em que o autor apresenta uma única solução.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/242
10.30938/bocehm.v5i14.242
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/242
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v5i14.242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/242/176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 139 - 153
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997532577792