HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/68 |
Resumo: | Este artigo apresenta a História da Matemática como disciplina essencial na formação de professores. O objetivo é discutir como esta disciplina pode concorrer para essa formação, as contribuições que ela pode dar na construção e significação dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses professores. As seguintes questões motivaram esse estudo sobre o curso de graduação: Por que estudar História da Matemática? Qual a percepção dos alunos acerca da importância de se estudar a História da Matemática? A metodologia de pesquisa empregada é uma pesquisa qualitativa, com amostra de respostas de alunos do 6º semestre da Universidade Paulista, que expressaram suas percepções sobre a vivência do estudo da disciplina no 1º semestre de 2015. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do valor didático da História da Matemática. A análise de conteúdo das respostas dos participantes indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, ao agregar conhecimentos sobre as teorias matemáticas e os grandes matemáticos, utilize a História também como um recurso didático. Indicam ainda que é fundamental ao futuro professor compreender a origem e a motivação para o desenvolvimento dos diversos conceitos matemáticos, para melhor atuação no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, o conhecimento que o professor tem do que vai ensinar influencia suas escolhas e suas formas de ensinar, em particular, incorporando o recurso didático da História da Matemática. |
id |
UECE-4_edecc62fbfd626158f9ec50a0976672b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/68 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOSEducação Matemática; História da Matemática; Formação de Professores.Este artigo apresenta a História da Matemática como disciplina essencial na formação de professores. O objetivo é discutir como esta disciplina pode concorrer para essa formação, as contribuições que ela pode dar na construção e significação dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses professores. As seguintes questões motivaram esse estudo sobre o curso de graduação: Por que estudar História da Matemática? Qual a percepção dos alunos acerca da importância de se estudar a História da Matemática? A metodologia de pesquisa empregada é uma pesquisa qualitativa, com amostra de respostas de alunos do 6º semestre da Universidade Paulista, que expressaram suas percepções sobre a vivência do estudo da disciplina no 1º semestre de 2015. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do valor didático da História da Matemática. A análise de conteúdo das respostas dos participantes indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, ao agregar conhecimentos sobre as teorias matemáticas e os grandes matemáticos, utilize a História também como um recurso didático. Indicam ainda que é fundamental ao futuro professor compreender a origem e a motivação para o desenvolvimento dos diversos conceitos matemáticos, para melhor atuação no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, o conhecimento que o professor tem do que vai ensinar influencia suas escolhas e suas formas de ensinar, em particular, incorporando o recurso didático da História da Matemática.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/6810.30938/bocehm.v3i7.68Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 77 - 862447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/68/23Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Emilio Celso deChiummo, Ana2018-08-26T00:34:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/68Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:38.754949Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS |
title |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS |
spellingShingle |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS Oliveira, Emilio Celso de Educação Matemática; História da Matemática; Formação de Professores. |
title_short |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_full |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_fullStr |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_sort |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS |
author |
Oliveira, Emilio Celso de |
author_facet |
Oliveira, Emilio Celso de Chiummo, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Chiummo, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Emilio Celso de Chiummo, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática; História da Matemática; Formação de Professores. |
topic |
Educação Matemática; História da Matemática; Formação de Professores. |
description |
Este artigo apresenta a História da Matemática como disciplina essencial na formação de professores. O objetivo é discutir como esta disciplina pode concorrer para essa formação, as contribuições que ela pode dar na construção e significação dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses professores. As seguintes questões motivaram esse estudo sobre o curso de graduação: Por que estudar História da Matemática? Qual a percepção dos alunos acerca da importância de se estudar a História da Matemática? A metodologia de pesquisa empregada é uma pesquisa qualitativa, com amostra de respostas de alunos do 6º semestre da Universidade Paulista, que expressaram suas percepções sobre a vivência do estudo da disciplina no 1º semestre de 2015. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do valor didático da História da Matemática. A análise de conteúdo das respostas dos participantes indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, ao agregar conhecimentos sobre as teorias matemáticas e os grandes matemáticos, utilize a História também como um recurso didático. Indicam ainda que é fundamental ao futuro professor compreender a origem e a motivação para o desenvolvimento dos diversos conceitos matemáticos, para melhor atuação no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, o conhecimento que o professor tem do que vai ensinar influencia suas escolhas e suas formas de ensinar, em particular, incorporando o recurso didático da História da Matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/68 10.30938/bocehm.v3i7.68 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/68 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v3i7.68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/68/23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 7 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 77 - 86 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997162430464 |