EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosalba Lopes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/41
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar experiências de uso de artefatos históricos em atividades de ensino como possibilidade de abordagem de conteúdos matemáticos, em sala de aula da Educação Básica. Trata-se de pesquisa bibliográfica realizada em livros, dissertação e outros textos que enfocaram a utilização da História da Matemática e Artefatos Históricos como recursos motivadores para desenvolver de temáticas relacionadas ao conhecimento matemático.  Como respaldo teórico, foram utilizadas as ideias de D’Ambrosio (1996), Funari (2003), Lorenzato (2006), Fossa (2006), Duarte (1989), Gutierre (2003) e Mendes (2005), que permitiram evidenciar o conceito de artefatos e os aspectos significativos da utilização de artefatos históricos no ensino da matemática. As experiências ressaltadas no texto, permitiram constatar que o uso de artefatos no ensino, possibilitaram a participação ativa do aluno na resolução das atividades propostas, a construção e manipulação de materiais concretos, além do desenvolvimento de habilidades de realização de pesquisas, leituras e registros que traduziram a compreensão do conteúdo estudado.
id UECE-4_fe97527e1fc847c2157aa3e8c77a1a40
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/41
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINOArtefatos HistóricosExperiência docente.Ensino de MatemáticaEste artigo tem como objetivo apresentar experiências de uso de artefatos históricos em atividades de ensino como possibilidade de abordagem de conteúdos matemáticos, em sala de aula da Educação Básica. Trata-se de pesquisa bibliográfica realizada em livros, dissertação e outros textos que enfocaram a utilização da História da Matemática e Artefatos Históricos como recursos motivadores para desenvolver de temáticas relacionadas ao conhecimento matemático.  Como respaldo teórico, foram utilizadas as ideias de D’Ambrosio (1996), Funari (2003), Lorenzato (2006), Fossa (2006), Duarte (1989), Gutierre (2003) e Mendes (2005), que permitiram evidenciar o conceito de artefatos e os aspectos significativos da utilização de artefatos históricos no ensino da matemática. As experiências ressaltadas no texto, permitiram constatar que o uso de artefatos no ensino, possibilitaram a participação ativa do aluno na resolução das atividades propostas, a construção e manipulação de materiais concretos, além do desenvolvimento de habilidades de realização de pesquisas, leituras e registros que traduziram a compreensão do conteúdo estudado.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4110.30938/bocehm.v4i11.41Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 11 (2017): Número Especial - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 71-802447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/41/61Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rosalba Lopes de2018-08-26T00:32:34Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/41Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:37.434632Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO
title EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO
spellingShingle EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO
Oliveira, Rosalba Lopes de
Artefatos Históricos
Experiência docente.
Ensino de Matemática
title_short EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO
title_full EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO
title_fullStr EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO
title_sort EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO
author Oliveira, Rosalba Lopes de
author_facet Oliveira, Rosalba Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosalba Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Artefatos Históricos
Experiência docente.
Ensino de Matemática
topic Artefatos Históricos
Experiência docente.
Ensino de Matemática
description Este artigo tem como objetivo apresentar experiências de uso de artefatos históricos em atividades de ensino como possibilidade de abordagem de conteúdos matemáticos, em sala de aula da Educação Básica. Trata-se de pesquisa bibliográfica realizada em livros, dissertação e outros textos que enfocaram a utilização da História da Matemática e Artefatos Históricos como recursos motivadores para desenvolver de temáticas relacionadas ao conhecimento matemático.  Como respaldo teórico, foram utilizadas as ideias de D’Ambrosio (1996), Funari (2003), Lorenzato (2006), Fossa (2006), Duarte (1989), Gutierre (2003) e Mendes (2005), que permitiram evidenciar o conceito de artefatos e os aspectos significativos da utilização de artefatos históricos no ensino da matemática. As experiências ressaltadas no texto, permitiram constatar que o uso de artefatos no ensino, possibilitaram a participação ativa do aluno na resolução das atividades propostas, a construção e manipulação de materiais concretos, além do desenvolvimento de habilidades de realização de pesquisas, leituras e registros que traduziram a compreensão do conteúdo estudado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/41
10.30938/bocehm.v4i11.41
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/41
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v4i11.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/41/61
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 11 (2017): Número Especial - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 71-80
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997123633152