Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasquini, Regina Célia Guapo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vitor, Nikolas Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9884
Resumo: Na sociedade de consumo atual, em que o marketing atua de forma agressiva junto aos avanços tecnológicos dos meios de comunicação, que avultam a complexidade dos serviços financeiros, a educação financeira passa a ser algo indispensável para que os indivíduos tenham qualidade de vida. Entretanto, a interdisciplinaridade desse tema exige, como condição para que se tenha um controle das finanças pessoais, tanto um conhecimento prático de conceitos econômicos, mas sobretudo, um conhecimento teórico, no que se refere a competências e habilidades necessárias nas transações financeiras que a vida exige. Nesse sentido, a Matemática assume um importante e necessário papel, dado a sua ampla aplicabilidade nesse campo. Aventando sobre esta necessidade e não suficiência, para que um indivíduo possa ser educado financeiramente, pretende-se nesse texto fazer uma breve discussão da importância da Matemática na educação financeira dos indivíduos, considerando uma experiência obtida em uma oficina realizada pelo projeto de extensão “Educação Financeira: Matemática, Economia e Cidadania” da Universidade Estadual de Londrina para um grupo de mulheres, participantes das atividades da Secretaria da Mulher da Prefeitura de Londrina. A experiência obtida provocou-nos várias reflexões a respeito deste tema demonstrando o quão importante é o seu tratamento nas diversas esferas da sociedade, essencialmente àqueles mais desprovidos de recursos financeiros.
id UECE-4_ffb0f18def4df22f0c87332da8619870
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/9884
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiênciaEducação financeiraMatemática FinanceiraconsumoNa sociedade de consumo atual, em que o marketing atua de forma agressiva junto aos avanços tecnológicos dos meios de comunicação, que avultam a complexidade dos serviços financeiros, a educação financeira passa a ser algo indispensável para que os indivíduos tenham qualidade de vida. Entretanto, a interdisciplinaridade desse tema exige, como condição para que se tenha um controle das finanças pessoais, tanto um conhecimento prático de conceitos econômicos, mas sobretudo, um conhecimento teórico, no que se refere a competências e habilidades necessárias nas transações financeiras que a vida exige. Nesse sentido, a Matemática assume um importante e necessário papel, dado a sua ampla aplicabilidade nesse campo. Aventando sobre esta necessidade e não suficiência, para que um indivíduo possa ser educado financeiramente, pretende-se nesse texto fazer uma breve discussão da importância da Matemática na educação financeira dos indivíduos, considerando uma experiência obtida em uma oficina realizada pelo projeto de extensão “Educação Financeira: Matemática, Economia e Cidadania” da Universidade Estadual de Londrina para um grupo de mulheres, participantes das atividades da Secretaria da Mulher da Prefeitura de Londrina. A experiência obtida provocou-nos várias reflexões a respeito deste tema demonstrando o quão importante é o seu tratamento nas diversas esferas da sociedade, essencialmente àqueles mais desprovidos de recursos financeiros.EdUECE2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/988410.30938/bocehm.v10i28.9884Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 28 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 1-182447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9884/8198Copyright (c) 2022 Regina Célia Guapo Pasquini, Nikolas Pereira Vitorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPasquini, Regina Célia GuapoVitor, Nikolas Pereira2023-01-01T03:31:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/9884Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:54.268013Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência
title Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência
spellingShingle Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência
Pasquini, Regina Célia Guapo
Educação financeira
Matemática Financeira
consumo
title_short Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência
title_full Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência
title_fullStr Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência
title_full_unstemmed Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência
title_sort Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência
author Pasquini, Regina Célia Guapo
author_facet Pasquini, Regina Célia Guapo
Vitor, Nikolas Pereira
author_role author
author2 Vitor, Nikolas Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasquini, Regina Célia Guapo
Vitor, Nikolas Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Matemática Financeira
consumo
topic Educação financeira
Matemática Financeira
consumo
description Na sociedade de consumo atual, em que o marketing atua de forma agressiva junto aos avanços tecnológicos dos meios de comunicação, que avultam a complexidade dos serviços financeiros, a educação financeira passa a ser algo indispensável para que os indivíduos tenham qualidade de vida. Entretanto, a interdisciplinaridade desse tema exige, como condição para que se tenha um controle das finanças pessoais, tanto um conhecimento prático de conceitos econômicos, mas sobretudo, um conhecimento teórico, no que se refere a competências e habilidades necessárias nas transações financeiras que a vida exige. Nesse sentido, a Matemática assume um importante e necessário papel, dado a sua ampla aplicabilidade nesse campo. Aventando sobre esta necessidade e não suficiência, para que um indivíduo possa ser educado financeiramente, pretende-se nesse texto fazer uma breve discussão da importância da Matemática na educação financeira dos indivíduos, considerando uma experiência obtida em uma oficina realizada pelo projeto de extensão “Educação Financeira: Matemática, Economia e Cidadania” da Universidade Estadual de Londrina para um grupo de mulheres, participantes das atividades da Secretaria da Mulher da Prefeitura de Londrina. A experiência obtida provocou-nos várias reflexões a respeito deste tema demonstrando o quão importante é o seu tratamento nas diversas esferas da sociedade, essencialmente àqueles mais desprovidos de recursos financeiros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9884
10.30938/bocehm.v10i28.9884
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9884
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v10i28.9884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9884/8198
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Regina Célia Guapo Pasquini, Nikolas Pereira Vitor
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Regina Célia Guapo Pasquini, Nikolas Pereira Vitor
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 28 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 1-18
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998523482112